Você sabe o que é SELIC, IGPM, CDI e IPCA? Descubra tudo aqui!

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Investidores lidam diariamente com uma série de indicadores econômicos. Eles influenciam o rendimento de investimentos como a poupança, títulos de dívida e mesmo a valorização do Real em relação a moedas estrangeiras. Além disso, a variação de alguns indicadores auxilia na avaliação de fatores como o custo de vida e como o mercado enxerga as políticas macroeconômicas e monetárias do governo.

Entre os indicadores mais importantes, destacamos a SELIC, o IGP-M, o IPCA e o CDI. Se você quer saber o que é SELIC e como essa e outras taxas afetam os seus investimentos, veja o nosso post de hoje!

O que é SELIC

A taxa SELIC (sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é considerada a taxa básica de juros brasileira. Ela é utilizada no mercado financeiro para o financiamento de operações com duração diária e que são lastreadas em títulos da dívida pública federal.

Quem divulga o valor oficial da taxa SELIC é o COPOM (Comitê de Política Monetária), que se reúne oito vezes ao ano para definir esse indicador de acordo com uma série de fatores, como a política monetária vigente e o cenário econômico. Variações nesse índice afetam diretamente diferentes investimentos, uma vez que a LFT (também conhecida como Tesouro SELIC) e a caderneta de poupança são afetadas pelas oscilações da SELIC.

O que é IGP-M

Sigla para Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M é um indicador definido pela Fundação Getúlio Vargas, utilizado para avaliar as variações dos preços de matérias-primas praticadas na indústria e no setor agropecuário além de produtos intermediários, bens e serviços finais.

Por estar mais próximo do mercado, esse índice é capaz de obter uma visão mais precisa sobre o cenário econômico, especialmente quando comparado com o seu equivalente produzido pelo IBGE, o IPCA. Os valores do IGP-M são conhecidos como a “inflação do aluguel”, pois esse indicador é utilizado na maioria dos contratos de locação para calcular o valor dos reajustes de contratos de aluguel de imóveis.

O que é CDI

O Certificado de Depósito Interbancário, ou CDI, são títulos negociados entre bancos para captação de recursos no Mercado Interbancário. Ela é considerada uma referência para o valor do dinheiro na economia, sendo utilizada por muitos investidores como uma forma de avaliar a rentabilidade de investimentos.

A taxa CDI é calculada a partir da média dos juros praticados pelos Certificados de Depósitos Interbancários emitidos pelas instituições financeiras. Esses valores são obtidos a partir da Cetip, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados, local em que os títulos privados são negociados entre os bancos.

O que é IPCA

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo, ou apenas IPCA, é um indicador medido mensalmente pelo IBGE para avaliar a variação mensal de preços no comércio brasileiro. Ele é considerado o principal índice inflacionário do país.

O IPCA é feito a partir do preço de 465 itens. Ele reflete os custos de vida de famílias que ganham até 40 salários-mínimos e que vivam nas regiões metropolitanas de 11 capitais (Goiânia, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba, Belém, Distrito Federal, Recife e Fortaleza).

Seja um dos novos investidores da IOUU

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog