Você conhece a importância do capital de giro para uma empresa?

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

O capital de giro é um ativo circulante que mantém a empresa em funcionamento. Sendo um ativo, significa que sua função não é arcar com despesas, mas aumentar o faturamento e evitar a falência.

Quando dizemos que esse recurso é um ativo flutuante, significa que ele é uma verba que o negócio pode disponibilizar em momentos específicos suprir insuficiências no recebimento mensal.

Agora que você já entende o conceito sobre esse recurso, que tal entender a importância dele para a sua empresa? Acompanhe o texto!

Uma empresa carece de segurança para funcionar

Sem recebimentos uma empresa não funciona. Assim, um negócio é totalmente dependente do dinheiro para pagar seus funcionários, bancar a produção e comprar a matéria-prima.

Existem duas situações muito clássicas, baseado nessa afirmativa, em que o capital de giro é aplicado. No caso de sazonalidades e no caso de vendas parceladas. Vamos entender?

Vendas parceladas

Ao vender de forma parcelada, existe uma distância muito grande entre a venda e o recebimento total do produto. Se a empresa depender unicamente da venda de um item para a produção de outro, e para o pagamento dos funcionários, ela entrará em colapso.

O capital de giro, nessa situação, funciona como um antecipador do recebimento. Dessa forma, a empresa pode continuar sua produção e, quando o cliente terminar de pagar suas parcelas, o dinheiro utilizado inicialmente ainda estará lá, intacto.

Sazonalidade

Alguns segmentos têm quedas abruptas de vendas em períodos específicos do ano. Mas, mesmo nesses momentos, a empresa permanece de portas abertas para atrair a clientela. Isso significa que as vendas mensais podem não ser suficientes para bancar os custos administrativos do local.

Assim, o capital de giro atua para segurar as pontas durante os meses de baixo fluxo de cliente, permitindo que o negócio se sustente até o momento em que os recebimentos retornam com força total.

O capital de giro pode se tornar um investimento

Provavelmente você já ouviu falar que empresas quando tentam crescer correm um grande risco de quebrar. Isso é uma realidade e pode acontecer com qualquer um que tentar investir em crescimento sem ter como sustentar isso.

Assim como no caso das vendas parceladas, uma movimentação de expansão tende a consumir um vasto capital e os recebimentos iniciais não cobrem os custos. Assim, será necessário contar com a ajuda do capital de giro até que a situação de custos e recebimentos esteja estabilizada.

A gestão do capital de giro é a base de uma empresa

Apesar de ouvirmos falar constantemente que o maior recurso de uma empresa são seus clientes, o dinheiro tem um papel fundamental dentro das organizações. Dessa forma, a gestão de capital é a parte mais básica para que um negócio funcione e sobreviva no mercado.

Sem a administração correta dos recursos financeiros, a discrepância entre gastos e recebimentos pode ser o suficiente para falir o empreendimento. É por esse motivo que cuidar do capital de giro é tão importante para que a empresa cresça e tenha sucesso no mercado.

Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância desse recurso, nós temos mais uma dica para você. Leia nosso artigo sobre o porque a falta de capital de giro pode falir uma empresa e tome as devidas precauções!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog