Tecnologia para pequenos empreendedores: conheça as vantagens!

Papo IOUU

leitura de 4 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Há alguns anos, os métodos operacionais e de gestão nas empresas eram demorados. Hoje em dia, os procedimentos são rápidos, a fim de atender um público mais exigente. Nesse ponto, para vencer os desafios, a tecnologia para pequenos empreendedores tem impactado bastante nos resultados.

Se a sua empresa valoriza a capacitação de profissionais, certamente ganha muito em termos de conhecimento, pois uma equipe bem preparada consegue atuar com estratégia. Contudo, para agilizar o trabalho é necessário mais, e a tecnologia é o que há para alavancar o negócio. Veja como ela tem ajudado:

1. Organiza os processos

No ritmo que as coisas andam hoje, imagine ter que controlar tudo por meio de anotações manuais. Tal procedimento aumenta significativamente a margem de erro e, com dados imprecisos, a sua empresa perde e muito.

A automação nas micro e pequenas empresas tem facilitado e agilizado a rotina, pois organiza, padroniza e otimiza. O sistema coopera para que tudo esteja em seu devido lugar, não se perde tempo para localizar itens e o funcionamento dos setores é conectado.

Dessa maneira, é possível controlar com precisão, ampliar a continuidade e ainda proporcionar uma compreensão maior da cadeia de produção. Com o tempo potencializado, os pequenos empreendedores conseguem medir os resultados e estabelecer estratégias.

2. Acelera as etapas

O consumidor atual é mais impaciente. Quando você internaliza isso, passa a entender a urgência da implantação de sistemas colaborativos.

Se a expressão “tempo é dinheiro” fazia sentido antigamente, nos dias atuais ela só reforça a ideia de inovação, porque, com a tecnologia, os pequenos empreendedores ganham tempo, reduzem os custos e ainda faturam mais rápido. Pois ela agiliza, da contratação de serviços, à entrega de mercadoria.

3. Controla o pagamento de contas

O controle financeiro é o outro benefício que a tecnologia oferece aos pequenos empreendedores, porque alguns softwares, próprios para essa finalidade, permitem programar as contas a pagar. Essa simples atitude coloca você a par do fluxo de caixa e evita transtornos referentes aos atrasos.

O acompanhamento do movimento das contas é minucioso, pois apresenta todos os gastos realizados. Além disso, se preferir, essas e outras informações podem ser exportadas para softwares de planilhas, como o Excel, por exemplo.

4. Otimiza o estoque

A logística é algo fundamental para o andamento positivo das atividades em uma corporação. Nas micro e pequenas empresas, sobretudo as do segmento de e-commerce, a tecnologia de gestão de estoque torna-se imprescindível.

Gerenciar isso é um grande desafio para muitas companhias, mas muito dos prejuízos e lucros podem ser explicados a partir da administração desse setor.

Com os softwares, as etapas que envolvem o recebimento, a movimentação, bem como a expedição de mercadorias são devidamente monitoradas. A partir desse tipo de formalização, o pequenos empreendedores controlam, de forma eficiente, os níveis de estoque, suprem os itens de maior demanda e entregam dentro do prazo.

5. Melhora as vendas

Se antes o cartão de visitas bastava para estabelecer contato com os clientes, agora, esse recurso é praticamente obsoleto. As pessoas estão cada vez mais conectadas e, em consequência disso, muitas empresas têm investimento em sistemas operacionais inteligentes, aplicativos, internet.

Os pequenos empreendedores encontram na Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a oportunidade de se posicionarem no mercado on-line. Dessa forma, atingem um número maior de consumidores, levando até eles os seus produtos e serviços.

O CRM, por exemplo, tem sido a ferramenta essencial para essas empresas venderem mais, porque mantém os contatos no cadastro e isso possibilita a prospecção, o acompanhamento das etapas do funil de vendas, a verificação das atividades agendadas e a implementação de filtros nos relatórios.

Tecnologia para pequenos empreendedores: invista nessa ideia

Para avançar com profundidade e rapidez, os gestores de micro e pequenas empresas devem aproveitar os sistemas, softwares e os instrumentos de colaboração. Pois, eles proporcionam organização, agilidade e gestão eficiente. Ou seja, abrem caminhos e erguem pontes, inclusive, para os pequenos empreendedores.

Viu como é importante adotar a tecnologia para melhorar a gestão de sua empresa? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros temas. Aproveite para conhecer mais de nosso trabalho, receba nossa newsletter!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

leitura de 8 min

Melhores investimentos a curto prazo

Melhores investimentos a curto prazo Você é uma pe...

leitura de 7 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difí...

leitura de 4 min