Saiba quais são os riscos de investir em ações

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Constantemente escutamos que o mercado de ações é perigoso e difícil de lidar, mas você sabe os motivos por trás dessa afirmativa? Os riscos de investir em ações são realmente altos, mas não custa nada entendê-los para, então, decidir se vale ou não a pena investir, não é mesmo?

Por isso, montamos este artigo com os principais riscos. Acompanhe!

O que é o risco de investimento?

Todo investimento tem um risco inerente a ele. Alguns são mais perigosos, outros são mais fáceis de serem geridos. Os riscos dos investimentos giram em torno da previsibilidade e da variabilidade do retorno, ou seja, do quão fácil é de projetar a renda em cima do valor investido.

Variabilidade do retorno

Os riscos de variabilidade estão muito associados ao quanto você receberá pela sua aplicação. Diferente do tesouro direto ou do empréstimo peer-to-peer, que é possível saber exatamente quanto de rendimento você terá, as aplicações na bolsa de valores são imprevisíveis, podendo gerar lucros astronômicos ou prejuízos tão grandiosos quanto.

Previsibilidade

Além de variar constantemente, outro ponto negativo das aplicações na bolsa de valores é a baixa previsibilidade. O fato de uma ação ter crescido 3% ao mês nos últimos dois anos não garante que o mesmo continuará a acontecer, ou que ela não desvalorizará drasticamente em algum momento.

Quais os riscos de investir em ações?

Além dos riscos de investimento, a aplicação em ações apresenta uma série de outros problemas que só existem nessa modalidade. Vamos entendê-los?

Risco de liquidez

Diferente dos investimentos tradicionais nos quais você coloca dinheiro e depois de algum tempo tem o retorno do montante total acrescido dos juros, a liquidez do mercado de ações depende da venda de títulos.

Para recuperar seu investimento você precisa vender os títulos que estão em sua mão. Isso significa que se eles estiverem valorizados você lucrará, mas se houve queda no preço das ações, o prejuízo é uma certeza!

Risco de mercado

O preço das ações oscila constantemente por causa de uma gama de eventos como acidentes ambientais, lançamento de produtos da concorrência, falência de fornecedores importantes entre outros. Nenhum desses fatores é controlável pela empresa, ou seja, o preço das ações flutua a depender da “sorte” do mercado.

Imagine, por exemplo, o que aconteceu com as ações da Samarco quando a barragem rompeu em Mariana.

Risco de empresas

Como não podia ser diferente, o preço das ações é influenciado pela situação em que a empresa está. Quanto maior o crescimento e menor as dívidas, mais valorizados são os papéis da companhia. Então para investir em ações é preciso conhecer, muito bem, como anda o caixa da organização.

Risco de corretora

Os riscos relacionados a corretora são baixos, mas não inexistentes. Caso sua corretora venha a falir, nada acontece com as ações que você tem investidas, mas o saldo livre em conta pode ser confiscado pela instituição financeira, então é preciso cuidado para nunca deixar dinheiro parado em conta.

Como deu para ver, aplicar na bolsa de valores não é uma tarefa muito fácil. Para ter sucesso com esse tipo de investimento você precisará dedicar várias horas estudando sobre empresas e mercados, antes de fazer uma compra. Mesmo depois de tudo isso, ainda é necessário contar com a sorte. E é por isso que os riscos de investir em ações são considerados tão altos.

Agora que você já sabe os riscos de se investir em ações, que tal compartilhar este texto em suas redes sociais? Talvez você consiga ajudar um amigo indeciso que não sabe se deve ou não investir nesse mercado!

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog