A diferença entre Retorno Sobre Investimento e Taxa Interna de Retorno

Papo IOUU

10 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Entender o conceito de retorno sobre investimento é importante para qualquer pessoa hoje em dia. Ainda assim, se você se interessa pelo mercado financeiro ou trabalha em uma grande empresa, preste atenção. As chances de você ter que utilizá-lo são bastante significativas.

O que acontece, entretanto, é que existem duas formas de calcular esse retorno, o que pode causar dúvida em alguns. Em geral, costuma-se utilizar do ROI (Retorno sobre Investimento) ou do TIR (Taxa Interna de Retorno).

Há várias formas de realizar esses cálculos — inclusive no Excel —, mas o importante entender suas lógicas. Para isso, nesse texto será explicada a diferença entre essas duas métricas para se calcular o retorno de qualquer investimento. Continue lendo para compreender melhor!

As métricas de Retorno sobre Investimento

Na hora de realizar qualquer investimento, o cálculo de seu retorno é a primeira coisa que empresas e investidores fazem. Através dessa métrica, é possível entender a viabilidade ou não do projeto e suas recompensar futuras. Para isso, entretanto, há duas formas bastante utilizadas, sendo elas o ROI e a TIR.

O que é ROI

Muito utilizado no momento, principalmente em departamentos de marketing e financeiro, o ROI é o Retorno sobre Investimento. Sua sigla, na verdade, vem do inglês, o Return on Investment.

Basicamente, é uma forma de se saber se determinado investimento terá retorno positivo ou negativo. Dessa forma, companhias de todo o mundo o utilizam para planejar seus próximos passos.

Por meio do ROI, é possível entender como certa aplicação irá se comportar, prevendo assim seus resultados. É com essa métrica, por exemplo, que executivos planejam metas para seus colaboradores.

Pode ser utilizado em inúmeras situações, e por isso sua vasta gama de defensores. Entre os mais comuns, estão os cálculos do departamento de marketing em cima dos investimentos em ações de comunicação. O setor financeiro também se utiliza do indicador para analisar possíveis aplicações de uma companhia.

Como calcular o ROI

calculo roi


O cálculo para se descobrir o Retorno sobre Investimento é bastante simples, não sendo necessário muitas contas. De forma simples, é preciso apenas ter em mãos o valor do investimento e o resultado que ele forneceu.

Para entender melhor, confira o exemplo abaixo:

A Empresa X investiu 20 mil reais em uma determinada ação de marketing. Tal campanha resultou em um faturamento de 200 mil reais. Com isso, fez o cálculo do ROI por meio da fórmula:

ROI = (Receita – Custo) / Custo
(200.000 – 20.000) / 20.000
180.000 / 20.000
ROI = 9

Para facilitar o entendimento do resultado, é possível multiplicar o valor final por 100 e torná-lo em porcentagem. Dessa forma, entende-se que o resultado foi de 900% de retorno sobre o investimento inicial.

Vantagens do ROI

retorno sobre investimento


A ampla utilização do ROI é um indicativo de sua eficácia na hora de analisar possíveis investimentos. Isso se dá, também, pela forma como a métrica se adapta a diversos mercados e setores. Com isso, é possível que vários departamentos de uma empresa utilizem do indicador para verificar seus esforços.

Outro ponto positivo da métrica é, como dito acima, na hora de planejar as metas para o próximo período. Através de resultados prévios e com a ajuda do ROI, se torna mais fácil determinar números que sejam realistas e possíveis de se alcançar.

Por fim, também é viável que investidores usem do indicador para analisar possíveis aplicações que pretendam fazer. Nesse caso, o valor será determinado pelas perspectivas de investimento e de resultados de tal injeção de capital.

O que é TIR

o que é tir


Assim como o ROI, o TIR tem como função analisar retorno sobre um investimento. Seu nome é uma sigla para Taxa Interna de Retorno, ou Internal Rate of Return (IRR) em inglês.

Na lógica, sua utilização é muito parecida com o item acima. Na prática, porém, seus resultados podem divergir bastante, especialmente por conta da adição de outras variáveis.

A variável em questão é o tempo, ou o período no qual o investimento estará gerando retorno. Para isso, seu objetivo principal é tornar o VPL – (Valor Presente Líquido) igual a zero.

Pode parecer complicado, mas sua lógica está ligada à viabilidade de um projeto de investimento. Através desses dados e da perspectiva de lucros do mesmo, a fórmula traz a valor presente o resultado, definindo ou não sua viabilidade no momento atual.

Como calcular a TIR

retorno sobre investimento


Se a explicação acima somente te deixou mais perdido, não se preocupe. Entender as taxas de retorno sobre investimento realmente é algo complicado. Ainda assim, se utilizar de exemplos é uma boa forma de sanar quaisquer dúvidas que possam existir.

Sabendo disso, imagine a seguinte situação na empresa em que trabalha, ou em uma grande companhia do mercado:

A Empresa X investiu 300 mil reais na expansão de sua fábrica. Entende-se que, com a nova estrutura, será possível faturar 80 mil reais extras pelos próximos 5 anos. A taxa mínima requerida é de 9% ao ano. Para determinar a viabilidade do projeto, decidiram utilizar o TIR por meio da fórmula:

Parece complicado, não é? Pois bem, é sim. Por conta disso, a conta somente pode ser feita por meio de uma calculadora financeira. Mas se você não tiver uma com você, há uma maneira mais fácil de se chegar ao resultado: Excel.

Abra uma planilha e digite o seguinte:

  • Investimento Inicial: – 300.000
    01: 80.000
    02: 80.000
    03: 80.000
    04: 80.000
    05: 80.000
    Fórmula Excel: =TIR()

Pronto, a própria planilha te informará que, nesse caso, a Taxa Interna de Retorno será de 10%. Com isso, entende-se que o projeto é viável, visto que o valor é superior à taxa mínima requerida.

Vantagens da TIR

vantagens tir


Uma das principais vantagens da TIR, pelo menos na visão dos executivos financeiros, é seu resultado ser uma porcentagem real, que leva em consideração a variável tempo. Esse valor, no caso, é a rentabilidade do projeto de acordo com os dados.

Sendo assim, não somente você já sabe se ele será viável ou não, mas também entenderá qual o resultado que trará para a empresa ao longo de um período.

Realizando a conta de cada um deles, é possível entender claramente qual apresenta os melhores resultados. Não se faz, necessário, portanto, realizar outra conta para chegar à determinada conclusão.

ROI, TIR e P2P

Na hora de fazer seu investimento, o retorno é algo extremamente necessário. Como explicado acima, esse valor também pode ser chamado de rentabilidade, e é nele que deve focar.

Para fazer aplicações de seu dinheiro, é interessante escolher por opções que apresentem uma rentabilidade maior. Isso significa que seu capital estará trabalhando por você, crescendo cada vez mais.

Para isso, uma ótima opção é apostar no Peer to Peer Lending, o famoso P2P. Essa é uma nova forma de aplicar seu dinheiro, em que ele é utilizado como um empréstimo para uma pequena ou média empresa.

Por ser uma modalidade nova, existem alguns paradigmas a serem enfrentados dadas às comparações usuais de renda fixa. Assim, a rentabilidade proposta do investimento peer-to-peer não é sobre o valor total investido, mas sim do valor que falta a receber, pela característica de recebimento parcelas mensais.

Com rendimento muito superior ao de opções comuns, como o Tesouro Direto e a Poupança, o P2P tem crescido muito e conquistando cada vez mais investidores.

Aplique o Retorno sobre Investimento em sua rotina

Com todo esse conhecimento de Retorno sobre Investimento (ROI) e Taxa Interna de Retorno (TIR), está na hora de utilizá-lo. Aplique-o em situações de sua vida cotidiana ou de sua empresa e verifique como irão te auxiliar.

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog