Renda fixa ou variável: qual o melhor investimento?

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Na hora de começar a investir, todos nós temos uma série de dúvidas, ainda mais quando nunca se teve um contato direto com o mercado financeiro. E um dos questionamentos mais comuns é: onde iniciar as aplicações? Em renda fixa ou variável?

Enfim, no post de hoje, vamos explicar sobre cada uma das duas opções e mostrar quais são as principais diferenças entre elas. Continue a leitura e confira!

Renda fixa

Esse tipo de investimento é indicado para investidores com perfil conservador, sendo que já se conhece a remuneração ou a forma de cálculo para se chegar a ela. Assim, os ativos de renda fixa são títulos de dívida.

Ou seja: o investidor realizará um empréstimo a determinado emissor e, na data estabelecida na contratação, terá direito a receber o capital investido acrescido de juros. São considerados investimentos de renda fixa:

  • Títulos públicos;
  • Caderneta de poupança;
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Debêntures;
  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB);
  • Fundos DI;
  • Fundos de renda fixa.

Riscos

Mesmo que seja um tipo de investimento com poucos riscos, eles ainda existem. Há a possibilidade de o emissor não cumprir com sua parte acordada e acabar dando um calote na obrigação assumida.

Benefícios

A existência de riscos é bem menor do que em outras modalidades de investimentos. Além disso, alguns são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), as LCI, as LCA e a caderneta de poupança.

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Renda variável

Já para um perfil mais dinâmico, a opção de renda variável pode parecer mais adequada. Entretanto, sua remuneração ou forma de cálculo para descobri-la não é conhecida previamente, o que a torna mais arriscada.

As ações são as mais conhecidas — e um exemplo claro da variação constante dos valores pagos e recebidos por elas. Tudo isso é fruto de movimentações complexas do mercado financeiro. Enfim, são investimentos de renda variável:

  • Ações;
  • Câmbio;
  • Derivativos;
  • Fundos de ações;

Riscos

Diferentemente da renda fixa, em que os juros são menores (porém o retorno é quase certo), na renda variável, o investidor pode perder todo o seu capital rapidamente, resgatando um valor inferior ao investido no final de uma transação.

Benefícios

O retorno sobre os investimentos em bons negócios pode ser muito superior ao da renda fixa — e em um tempo muito menor. Isso acaba atraindo muito mais investidores.

Bônus: o Peer-to-Peer como alternativa

Uma nova modalidade de investimentos, surgida com a ascensão das fintechs, é o Peer-to-Peer. Trata-se de um empréstimo de pessoa para pessoa, por meio de uma plataforma tecnológica.

Esse tipo de investimento tem sido muito buscado por investidores moderados que querem que seu dinheiro renda mais, mas sem os riscos de uma renda variável.

Riscos

Os prováveis riscos desse tipo de investimento são controlados pelas plataformas online que prestam o serviço de intermediar o empréstimo. Portanto, a pessoa pode verificar todos eles junto à empresa.

Benefícios

Seu principal benefício é ofertar ótimas taxas de retorno em relação à renda fixa, com menos riscos do que na renda variável. Isso tudo por meio de uma interface simples das plataformas de intermediação. Seu retorno fica entre 15% e 42% ao ano, enquanto o da CDB, por exemplo, é de 13% ao ano.

E então? Entendeu as diferenças entre renda fixa ou variável? Assine nossa newsletter e fique por dentro de muito mais!

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog