Qual a importância da educação financeira para o desenvolvimento pessoal?

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

A importância da educação financeira é um tema que deveria receber mais atenção das pessoas. É justamente graças a ela que você adquire independência, organiza sua vida, define prioridades, cria objetivos e faz as coisas que tem vontade. Mas ter todo esse controle do próprio dinheiro não é uma tarefa fácil. É preciso se precaver dos imprevistos, planejar o futuro e cortar gastos em alguns momentos.

Como sabemos que você quer se desenvolver cada dia mais, separamos algumas dicas que vão ajudá-lo na educação financeira. Confira!

Tenha um relacionamento saudável com o dinheiro

Sabe aquela famosa frase que diz que o “dinheiro não traz felicidade”? Risque-a da sua vida!

O dinheiro não é bom ou ruim. É apenas um meio para se fazer algo. Sabendo cuidar das suas finanças, é completamente possível usar esse recurso para propiciar momentos maravilhosos para você e as pessoas que você gosta.

Defina metas e invista

A educação financeira está muito ligada ao planejamento. Quando você quer comprar algo, por exemplo, é importante que seja definido o momento em que essa compra será feita e quanto será poupado a cada mês.

Ter dinheiro reservado para um objetivo aumenta seu poder de barganha e abre opções mais favoráveis de compra. Ou seja, você economiza!

E, para fazer isso, não é muito difícil: escolha um investimento, coloque dinheiro nele mensalmente e faça a retirada quando atingir o montante desejado.

Tenha uma reserva de emergência

Por uma questão de segurança, é muito importante que você tenha sempre uma reserva de emergência. A ideia dessa reserva é que ela possa suportar seus gastos, caso algum imprevisto aconteça.

Os especialistas recomendam fazer essa reserva no Tesouro Direto, já que ele tem liquidez diária. Somado a isso, é importante ter nessa aplicação pelo menos 6 meses de salário. Essa é a segurança que você tem se, por acaso, for demitido, ficar incapaz de trabalhar por questões de saúde ou se sua empresa entrar em falência.

Não deixe seu dinheiro na poupança

Ainda hoje existem pessoas que acreditam que a poupança é um investimento e que é seguro deixar o dinheiro lá. Se você é uma dessas pessoas, aqui vai um aviso: esse pensamento é um erro!

O rendimento médio da poupança é inferior ao crescimento anual da inflação. Sabe o que isso significa? Que ao deixar o dinheiro parado em uma conta poupança, você está gradualmente perdendo seu poder de compra.

O ideal é buscar outros tipos de investimento e, principalmente, diversificar sua carteira. Tente começar com o peer-to-peer e o Tesouro Direto.

Anote tudo que gastar

Por fim, mas não menos importante, a boa educação financeira diz que precisamos ter controle sobre nossos gastos. Então não tenha preguiça: monte uma planilha e coloque ali cada centavo usado, do cafezinho ao pagamento do IPTU.

Isso pode até parecer uma tarefa chata — e é mesmo! —, mas rapidamente você se acostuma. E, como um prêmio por fazer a planilha de gastos, saberá exatamente quanto gasta, quanto investe e quanto precisa ser economizado ou cortado para atingir seus objetivos.

Viu só? Não é tão difícil assim cuidar do seu dinheiro. Além disso, quanto melhor gerenciar esse recurso, mais controle você terá da sua própria vida. É por isso que o desenvolvimento pessoal está tão intimamente ligado à educação financeira!

E, já que falamos sobre controle de gastos e como é chato fazer isso, que tal ver uma forma de fazê-lo sem ter tanto trabalho? Temos um artigo sobre os 5 melhores aplicativos para controle de gastos que vale a pena dar uma olhadinha!

Solicite um empréstimo em minutos

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog