Quais são as fontes de recursos para pequenos negócios? Confira aqui!

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Precisa expandir e fazer melhorias na sua empresa, mas não tem dinheiro? Esse impasse é mais comum do que você imagina! Para resolver esse problema, você precisa buscar fontes de recursos para pequenos negócios.

Essas fontes são meios utilizados para captar recursos para o seu empreendimento, seja para iniciar as suas atividades ou para fazer melhorias. Elas podem ser empréstimos tradicionais ou coletivos, financiamentos e investimentos que são realizados pelos investidores-anjo.

Pensando nisso, reunimos as fontes de recursos que você pode procurar para melhorar o andamento do seu negócio. Confira!

Bens já existentes

O mais comum é procurar instituições financeiras para conseguir um empréstimo ou financiamento, não é mesmo? Mas aqui, vamos lhe mostrar que a solução pode estar mais perto do que imagina.

Uma das fontes de recursos para pequenos negócios que você pode usar são os bens que você já tem. Sabe aquela moto que não usa sempre? Ou o segundo carro da família? Há a opção de vendê-los e usar o dinheiro como fundo no seu empreendimento.

Em contrapartida, você pode adotar o uso do transporte público, por exemplo, pois é preciso ter em mente que é o momento de estabelecer prioridades e abrir mão de alguns confortos para visar um objetivo maior.

Empréstimos peer-to-peer como fontes de recursos para pequenos negócios

Também conhecido como P2P, essa modalidade de empréstimo coletivo surgiu como uma alternativa para que você não precise depender dos bancos e seus processos burocráticos.

Para isso, o peer-to-peer lendingfunciona basicamente unindo pessoas que precisam de investidores para os seus negócios a investidores interessados em alavancar projetos interessantes.

A negociação acontece por meio de uma plataforma em que um tomador de empréstimo se cadastra e preenche informações para garantir a segurança e para realizar a solicitação do investimento. Após isso, essa mesma plataforma faz uma análise da solicitação para aprovar ou rejeitar o seu projeto.

Se você conseguir o montante solicitado, o empréstimo é concretizado e nos próximos meses o tomador realiza o pagamento do acordo com os juros e taxas que foram estipulados.

O peer-to-peer tem taxas de juros consideravelmente menores do que as praticadas pelos bancos, é uma fonte de recurso menos burocrática e mais rápida, já que todo o processo é feito online.

Investidores anjo

Investidores anjos são empresários ou ex-empreendedores que já têm sucesso em suas empresas e decidiram usar seus recursos acumulados para apoiar novos empreendimentos. Sendo assim, um investimento anjo é feito por uma pessoa física que usa capital próprio para aplicar em negócios com alto potencial de crescimento.

Para isso, esses empresários costumam ter uma participação minoritária na sua empresa, mas não tem posição executiva na organização. Somente atuam como conselheiros ou mentores, daí o nome de investidores anjo.

Empréstimos tradicionais como recursos para pequenos negócios

São as fontes de recursos para pequenos negócios mais conhecidas. São aquelas em que você entra em contato com uma instituição financeira ou banco de sua preferência. Essa opção requer alguns cuidados no momento da contratação, pois podem ter taxas altas

Portanto, leia o contrato e somente aceite as condições caso possa arcar com o compromisso e não entrar na lista de inadimplentes. No entanto, é uma forma bem segura e que garante autonomia, já que o gerente do banco não lhe dará “conselhos” em relação ao crédito
solicitado.

Capital de risco

Dentre as fontes de recursos que podem ser utilizadas no seu negócio está o capital de risco. Nessa opção, os investidores aplicam recursos no seu empreendimento com o objetivo de conseguir uma participação societária.

Com esse investimento é esperado que a sua empresa cresça rápido para gerar retornos atrativos no futuro, mas é importante ressaltar que a sua empresa deixará de ser inteiramente sua, implicando na perda de autonomia.

Existem diferentes fontes de recursos para pequenas empresas. Sendo assim, é importante que você tenha um bom plano de negócios e veja as vantagens e desvantagens de cada uma.

Agora, deixe um comentário! Qual a sua maior dificuldade em captar recursos para o seu negócio?

Solicite um empréstimo em minutos

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog