Quais os principais riscos de investir em ações?

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Investir em ações pode ser muito atraente devido aos possíveis ganhos, não é mesmo? Contudo, os riscos de investir em ações podem fazer você perder dinheiro de uma hora para outra.

Muitas pessoas têm o desejo de investir em ações devido a sua alta possibilidade de lucro. Porém, não saber como e onde aplicar pode acabar rendendo dor de cabeça e prejuízo em vez de dinheiro.

Dessa maneira, existem alguns riscos e possíveis erros que devem ser atentamente analisados e considerados antes de decidir fazer uma aplicação.

Por isso, mostramos, neste post, alguns dos principais riscos para você analisar e ver se vale a pena investir ou não. Confira!

Risco de liquidez

Liquidez é a procura ou preferência de um ativo no mercado, ou seja, quanto maior for a liquidez mais fácil será a venda desse ativo.

Com isso, é muito comum que pequenas empresas percam essa liquidez devido, principalmente, à baixa demanda dos seus ativos. Sendo assim, a baixa procura faz com que os valores dessa carteira caiam consideravelmente.

Dessa maneira, um preço muito baixo pode trazer prejuízos, podendo piorar em casos de crise do mercado financeiro.

Risco de mercado

O risco de mercado se resume na perda de valor da carteira que é acometida por mudanças do mercado. Essas mudanças englobam diversos fatores, como crises econômicas, tragédias naturais, alteração no preço de matéria-prima, aumento da concorrência e mudanças e ações governamentais.

Com isso, o risco de mercado é mensurado pela diferença entre o funcionamento e resultados do investimento com as oscilações do Ibovespa, CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou pela instabilidade do valor do investimento.

Instabilidade econômica

A instabilidade econômica, tanto nacional quanto internacional, afeta diretamente na sua rentabilidade ou possível prejuízo.

Dessa forma, o risco de mercado influencia o crédito, uma vez que com dificuldades financeiras, o governo e ajustes de contas, ele poderá não cumprir com os devidos pagamentos, e isso lesa você como investidor.

Além disso, essa instabilidade impede a alta das ações, diminuindo a liquidez desse ativo. Viu como um risco pode acarretar outro?

Quebra de empresas

Outro risco que pode ocorrer ao investir em ações é a quebra de empresas. Caso uma empresa decrete falência, você, como investidor, perderá uma porcentagem parcial ou total do seu dinheiro.

Algumas empresas quebram por problemas na produção, perda de pessoas importantes para os negócios e mudanças na regulamentação de construções das unidades.

Se você não possui diversificação de aplicações, o prejuízo com esse risco das empresas pode ser muito grande, já que investimentos em ações não são cobertos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Portanto, é necessário fazer análise completa da empresa, se o produto disponibilizado por ela é sazonal ou perderá espaço em pouco tempo.

Como você pôde perceber, o mercado de ações possui muitos riscos devido a sua instabilidade, que pode ser diária. Por isso, investir em ações pode não ser a melhor opção considerando os grandes prejuízos que poderá ter.

Para ficar por dentro de mais dicas e assuntos como este, assine nossa newsletter e não perca nada!

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog