Conheça as 4 Profissões em alta no mercado financeiro

Papo IOUU

11 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado financeiro

O ano foi 2009 quando no Brasil houve o último pregão viva voz. As bolsas mundiais, inclusive a brasileira, eram dominadas por pregões desgastantes, onde operadores utilizavam a comunicação por telefone para fazer compras e vendas de ações e títulos financeiros. O nível de esforço e estresse era muito alto no antigo formato. Isso tudo acontecia tão natural até que a revolução da internet e dos meios de comunicação mudaram todo o curso da história. Hoje milhares de pessoas só precisam de acesso a internet e a um computador, até mesmo o celular para estarem no mercado financeiro. 

Assim como houve a revolução em no formato de negociações no mercado, também as profissões se tornaram mais atrativas. Substituindo a rotina desgastante por trabalhos mais sofisticados, mais rentáveis e até mesmo remotos.

O maior registro de pesquisa pelo termo “mercado financeiro” no Google foi em março de 2020. Muitas pessoas passaram a conhecer mais sobre e entender como fazer parte.

Prato cheio para engenheiros, advogados e outros profissionais

Profissionais para o mercado financeiro

Em alguns portais de comunicação se fala da quantidade de engenheiros que estão migrando de suas áreas de formação para se tornarem profissionais de mercado financeiro. Isso se deve pela capacidade de resolução de problemas que o engenheiro é treinado na faculdade.

Da mesma forma, advogados também têm conhecido e seguido o mercado financeiro. Não é diferente para administradores, contadores e por aí vai.

Quem acha que somente economistas estariam interessados no mercado financeiro, está engado.

Até porque qualquer graduado ou profissional de uma outra área pode fazer parte do mundo financeiro, tanto de forma autônoma como fazendo parte de uma organização. Vamos ver detalhadamente isso a seguir.

O melhor momento da história

Ainda em 2018 o mercado financeiro começou a aumentar o número de investidores na bolsa de valores até que em 2020 chegou ao seu maior pico de evolução. No final de 2020 a bolsa já possuía mais de 3 milhões de pessoas cadastradas.

Além disso, as corretoras estão dando acesso ao mercado a pessoas que antes não sabiam como investir o seu dinheiro. Em 2020, a bolsa registrou quase 30 bilhões de movimentações em um único dia, que foi um registro histórico.

Para que você não perca nenhuma novidade do cenário econômico e do mercado de investimento no Brasil nós temos uma newsletter sempre atualizada. 

2 entre 15 profissões mais promissoras do mundo estão dentro do mercado financeiro

A pesquisa foi realizada pela rede social LinkedIn, conhecida por ter um cunho profissional, que mostra que dentre as 15 profissões mais promissoras em 2020, 2 delas fazem parte do mercado financeiro.

No 9º lugar do ranking está a carreira de Investidor(a) Day Trader. Com crescimento anual de 69%, segundo a pesquisa.

No 11º lugar na lista das profissões promissoras para 2020 está o(a) Consultor(a) de Investimentos. Com crescimento anual de 61%, segundo o linkedin.

Essa pesquisa foi feita antes mesmo da pandemia e apenas confirmou o que estava por vir. Muitas pessoas estão de olho não somente nestas duas profissões acima como em outras que você vai conhecer aqui.

Trader

Profissão de Trader

Trata-se de um profissional de mercado que atua na compra e venda de ativos financeiros em menor espaço de tempo, aproveitando a volatilidade de mercado, para alcançar seus lucros.

Pode ser tanto um trader autônomo quanto um que trabalhe na mesa de operações de bancos ou corretoras.

O trader não precisa de certificação para se tornar um profissional nesta área, mas precisa de muito estudo para entender a dinâmica do mercado e assim aproveitar para ter seus ganhos. No entanto, este profissional pode buscar certificações como a PQO – Programa de Qualificação Operacional B3.

Entretanto, para gerir uma carteira de investimentos, podendo executar operações daytrade dentro desta carteira, o profissional precisa também ser reconhecido como gestor pela Anbima por meio da certificação CGA.

Os ganhos de um trader autônomo depende do seu capital de operação e estratégia de investimento.

Talvez seja o profissional com menor barreira para iniciar. Você pode abrir uma conta em uma corretora rapidamente e ter acesso às operações. Mas cuidado, por ser simples pode dar uma impressão de fácil, só que não é.

Consultor(a) de investimentos

Profissão de consultor de investimentos

Este profissional trabalha na orientação de investidores na tomada de decisão de como aplicar os recursos deles, seguindo os perfis e objetivos de cada cliente.

O consultor de investimento precisa dominar as carteiras para direcionar as melhores estratégias àquele perfil.

O Planejador Financeiro é um profissional que se enquadra nesta função, onde trabalha na estruturação de estratégias financeiras com o objetivo de construir e manter carteiras de investimentos de seus clientes de acordo com o planejamento financeiro realizado.

Este profissional pode ser remunerado por consultoria que depende do porte do cliente. No Brasil existem mais de 5 mil profissionais certificados.

Para se tornar um planejador financeiro é necessário realizar a CFP® (Certified Financial Planner) que é uma certificação reconhecida internacionalmente que prepara para o exercício da atividade de planejador financeiro pessoal.

Agente Autônomo de investimento (AAI)

Profissão de Agente Autônomo de investimento

Existem profissionais que são vinculados a corretoras e precisam ter certificação para ajudar pessoas a tomarem as decisões mais adequadas na hora de investir o seu dinheiro, mostrando aos clientes o funcionamento de aplicações financeiras como ações, renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, CDB, previdência privada, opções de ação, etc.

Para isso, ele precisa ter registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Isso é necessário para atestar que o agente está capacitado para exercer a função.

Em 2020, o número de AAI ultrapassou a marca de 10 mil. Uma quantidade que nem chega perto do mercado americano que possui mais de 1,3 milhão desses profissionais, e com o mercado está em crescimento este número só tende a aumentar.

O AAI ganha uma comissão sobre a receita gerada pelo investimento distribuído. A remuneração costuma ser proporcional à dedicação e networking desse profissional.

Analista de sell-side

Profissão-de-Analista-de-sell-side

O analista é encarregado por produzir relatórios periódicos fundamentados em modelos e dados, sobre a atual situação de um setor, de uma empresa ou de um país, complementando com a recomendação de compra, venda ou neutra seguido de um preço alvo esperado.

Para se tornar analista precisa de certificação CNPI.

Normalmente este profissional tem vínculo a casa de análises, bancos e corretoras. O salário é variável, dependendo do nível de experiência.

Como se tornar um profissional no mercado?

Você já percebeu até aqui que existem diversas profissões de mercado financeiro, não somente essas, mas ainda outras que você pode conhecer mais se quiser se tornar um profissional.

Para mergulhar de cabeça no mercado financeiro, principalmente se você ainda tem pouco conhecimento, é muito importante conhecer a fundo mais do mercado financeiro. Por isso, você pode acessar uma lista com 10 sites de investimento que vão ampliar ainda mais sua visão.

Estude o mercado financeiro até se sentir seguro que ele é para você, até para entender qual profissão tem a ver com o seu perfil e objetivos, sendo assim você pode buscar ser um profissional autônomo como um trader e um agente autônomo de investimento que ganha em função de resultados; ou ser um profissional que tem um salário base como o planejador financeiro e analista sell-side.

Existe uma coisa em comum nessas profissões

Independente do caminho que você seguir, uma coisa é comum para todos esses profissionais: o investimento. Ou seja, você só vai a fundo daquilo que conhece e só saberá tomando risco e assumindo seu lado investidor.

Se você ainda está iniciando até mesmo em investimento, veja esse ponto de atenção que precisa ter antes de investir.
Conheça o mercado na prática através dos investimentos até o ponto que você mesmo possa ajudar outras pessoas a investirem.

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog