4 práticas de gestão financeira recomendadas para microempresários

Papo IOUU

leitura de 3 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Os empreendedores sabem que uma das tarefas mais difíceis para manter uma empresa em operação e garantir lucros é realizar uma boa gestão financeira. Cometer erros na gestão de contas — ou controlar erroneamente as finanças — prejudica bastante o negócio e o leva, muitas vezes, à falência.

Por isso, os microempresários precisam prestar bastante atenção aos mínimos detalhes do negócio e sempre ter em mente que o controle e gerenciamento financeiro da empresa são fundamentais para o seu crescimento e sucesso no mercado.

As mais importantes práticas de gestão financeira para microempresários

Para ajudar você, empresário, a alavancar seus lucros e evitar diversos problemas, elencamos 4 práticas de gestão financeira para microempresários. Confira!

1. Controle de caixa

Um dos principais pilares da gestão financeira de qualquer negócio é o controle do fluxo de caixa. Gerenciar o caixa nada mais é que controlar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa, ou seja: os proventos e as contas a pagar. Para que os microempresários consigam manter o crescimento do negócio e assegurar os lucros, é imprescindível que se conheça a situação na qual ele se encontra.

O controle do caixa monitorado continuamente é a melhor forma dos empreendedores se prepararem para as eventuais mudanças de demanda e de mercado, garantindo assim bons resultados em qualquer cenário.

2. Definição de custos fixos e variáveis

Uma prática muito importante de gestão financeira para microempresários é levantar e definir todos os custos fixos e variáveis do negócio. Para o sucesso de qualquer empreendimento é necessário que se conheça todos os gastos fixos e variáveis necessários para mantê-lo funcionando, como:

  • Aluguel;
  • Folha de pagamento;
  • Contas com fornecedores;
  • Despesas com água, energia, internet etc.

Somente através do pleno conhecimento de todos esses custos é possível planejar a empresa para os meses seguintes e prepará-la para momentos que exijam maior demanda.

3. Estudo do mercado

Para que um microempresário posicione o negócio no mercado é essencial que seja realizada uma pesquisa para se conhecer a concorrência, clientes em potencial e possíveis empresas parceiras ou fornecedoras. Não conhecer o cenário no qual a empresa está inserida é um grande erro, capaz de impedir o posicionamento correto do negócio no mercado.

Somente conhecendo o mercado é possível:

  • Definir os preços a serem praticados;
  • Escolher quais produtos ou serviços lançar;
  • Principalmente, posicionar a empresa de forma que os lucros sejam maximizados.

4. Separação das finanças pessoais e empresariais

Misturar as contas pessoais com as empresariais é provavelmente um dos erros mais comuns cometidos pelos microempresários. Não realizar a correta separação das contas leva ao desencontro de várias informações e dados do negócio, o que prejudica as contas e o fluxo de caixa.

Para evitar esse tipo de problemas, é aconselhável que os empreendedores jamais levem as contas pessoais para dentro da empresa. Elas devem ser tratadas à parte, para evitar qualquer possibilidade de erros. É importante lembrar que misturar as contas interfere no balanço do negócio e prejudica os lucros.

Gestão financeira em dia? Então é hora de crescer!

Como você percebeu, as finanças são fundamentais para proporcionar o crescimento de uma empresa, principalmente as menores. Com nossas dicas, esperamos que você possa ficar atento com essa questão importante e, dessa maneira, melhorar as finanças.

Siga a IOUU nas redes sociais e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio! Estamos presentes no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

leitura de 8 min

Melhores investimentos a curto prazo

Melhores investimentos a curto prazo Você é uma pe...

leitura de 7 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difí...

leitura de 4 min