5 Podcasts sobre Economia que você precisa conhecer

Papo IOUU

10 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Ouvir a podcasts sobre economia está ficando cada vez mais comum, especialmente entre os mais jovens. Essa é uma prática, porém, que pode funcionar para todas as idades, se adaptando perfeitamente à vida corrida atual.

Para aproveitar dos benefícios, primeiro é preciso entender o que são os tais dos podcasts. Eles são como programas de rádio — em que você apenas ouve a voz do locutor — e apresentam uma temática para cada episódio.

Há diversos deles que são mundiais, estando ao seu acesso através de plataformas de streaming, sites e blogs. Entre os temas, podem variar de política a macroeconomia, de turismo a histórias pessoais, de investimentos a auxílio familiar.

Sabendo disso, é bom procurar sempre pelas melhores opções para ficar a par do mercado financeiro brasileiro. E é esse o foco aqui, apresentar a você os cinco melhores podcasts sobre economia do país! Preparado?

Os 5 melhores Podcasts sobre Economia

Com a expansão do uso da internet, as plataformas digitais têm participado cada vez mais da vida do brasileiro. Assim, é natural que surjam diversos podcasts sobre economia, turismo e tantos outros assuntos. Com tantas opções, é sempre bom focar nos principais para começar sua experiência.

  • NerdCash
podcasts sobre economia nerdcash


O site Jovem Nerd é um dos mais conhecidos entre adolescentes e jovens adultos da atualidade. Seu foco está em conteúdo geek e nerd, sempre falando sobre assuntos como HQs, jogos, séries e filmes.

O portal já consta com o NerdCast, uma programação de podcasts com toda a temática do site. Como as finanças fazem parte da vida de todos, independentemente de seus gostos, eles resolveram incluir também um podcast sobre economia.

Chamado de NerdCash, ele traz conteúdos bastante informativos e focados nesse mercado. Ainda assim, segue a comunicação do restante do portal, falando sempre de forma descontraída e informal.

Com isso, é uma ótima forma de ter contato com o mundo das finanças sem se entediar. Por conta disso, é um dos mais acessados pelas gerações Y, Z e Millenials. Lançado em dezembro de 2019, o programa já conta com 24 episódios, que tratam das eleições americanas à crise do petróleo.

É possível acessar o conteúdo através do site NerdCash e de plataformas de streaming como o Spotify.

Educando seu Bolso

educando seu bolso conteudo


O portal Educando seu Bolso se define, em seu próprio site, como um blog sobre finanças para quem não é do mercado. Dessa forma, pode-se dizer que o propósito é passar a informação de forma objetiva e rápida, sem muito “financês”.

Criado por profissionais do mercado financeiro, o portal ficou conhecido por seus artigos. Em geral, são notícias, dicas e explicações a respeito de investimentos, crédito e poupança.

Para agregar mais uma forma de contato com seu público, lançaram um dos mais antigos podcasts sobre economia do país. O primeiro episódio data de novembro de 2013, quando a plataforma nem era conhecida pelo grande público.

No total, já são mais de 300 episódios, que abordam temas como empréstimos, métodos de investimento e notícias do mercado. Os capítulos costumam durar entre 20 e 30 minutos.

É possível acompanhar a programação de podcasts do canal através de seu site e seu perfil no Spotify.

PoupeCast

podcasts sobre economia me poupe


Um dos mais conhecidos podcasts sobre economia do Brasil, o PoupeCast foi idealizado por Nathalia Arcuri. A jornalista é também a fundadora do Me Poupe, maior comunidade de finanças do mundo.

Hoje, essa é uma plataforma com diversos canais para você se informar sobre economia e investimentos. São mais de 5 milhões de inscritos no Youtube e 1,3 milhões de seguidores no Instagram.

Nathalia começou a gravar seus podcasts sobre economia em setembro de 2019. Hoje, já são mais de 100 episódios, que falam de tudo um pouco sobre o mercado e a rotina de um investidor.

Este é outro canal que foca bastante na informalidade na hora de passar a informação. Não espere por palavras difíceis e conceitos complicados. Aqui a comunicação é feita para que qualquer um entenda.

Esse, aliás, é um grande diferencial do canal, que faz com que Nathalia ganhe cada vez mais fama. Ela, inclusive, foi considerada a mulher mais influente da internet brasileira em 2017.  

Para acessar todos os episódios disponíveis, entre no site do Me Poupe ou em seu perfil no Spotify.

CBN Podcasts – Economia

conteudo finanças cbn


Diferente das opções citadas anteriormente, essa possui uma estrutura um pouco maior. Por conta disso, apresenta alguns diferenciais interessantes, especialmente para quem gosta analisar diversos tópicos.

Esse podcast sobre economia é um projeto da Rádio CBN, que pertence a Sistema Globo de Rádios. Dessa forma, conta com uma infinidade de jornalistas, repórteres e especialistas à disposição.

Com esse pensamento, criaram uma plataforma completa, que trata não somente desse assunto, mas tantos outros. Cada locutor possui seu próprio programa, com episódios variados dentro do tema.

Entre os principais nomes, é possível encontrar as opiniões de Miriam Leitão, Andrea Sadi, Natuza Nery, Guga Chacra, Carlos Alberto Sardemberg e Mario Sergio Cortella.

Para acessar todos os episódios, o ideal é acessar o site da CBN. Lá, aparecerão todos os podcasts disponíveis, bastando você acessar o de seu interesse.

Através do Spotify também é possível ouvir, mas você já deve saber a quem quer escutar na hora de buscar. Cada apresentador possui seu próprio podcast, sendo necessário acessar e seguir todos aqueles que lhe interessam.

PrimoCast

podcasts sobre economia primo rico primocast


Outro dos mais acessados podcasts sobre economia do Brasil é o PrimoCast, do site O Primo Rico. O portal é comandado por Thiago Nigro, referência no mercado de investimentos.

Thiago ficou conhecido por investir na bolsa de valores e, em seguida lançar seu livro. Do mil ao Milhão, sem tirar o cafezinho, foi a publicação nacional mais vendida em todo o país no ano de 2019.

Ele também possui um canal no Youtube, que hoje conta com quase 4 milhões de inscritos. São postados vídeos semanalmente, sempre com uma temática voltada a como investir seu dinheiro.

Com esse conhecimento, em janeiro de 2019 Thiago resolveu lançar o PrimoCast, seu podcast sobre economia. Desde então, mais de 80 episódios já foram publicados, cada um com duração entre 50 e 90 minutos.

Para acompanhar a programação do canal, é possível acessar os capítulos por meio do site do Primo Rico. Você também pode ouvir a tudo o que ocorre nesse mercado em seu perfil do Spotify, onde estão todos os episódios do PrimoCast.

Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que ocorre no mercado financeiro e de negócios!

Insira os podcasts sobre economia em sua vida!

Um dos motivos de os podcasts sobre economia e tantos outros assuntos estarem fazendo sucesso é sua praticidade. Como não é preciso fixar seus olhos em uma tela, você pode ouvi-los enquanto trabalha, dirige ou malha.

Dessa forma, é super possível se manter informado sobre finanças sem atrapalhar sua rotina. Sabendo disso, aproveite para inserir a maior quantidade possível de conteúdo em seu dia a dia!

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog