Peer to Peer Lending no Brasil: O que é e como solicitar um empréstimo P2P

Papo IOUU

leitura de 5 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difícil expandir uma empresa, pois, com a diminuição d...

leitura de 4 min

O mercado de Peer to Peer Lending no Brasil está crescendo muito nos últimos anos. Mas, afinal, você conhece essa incrível modalidade financeira?

Ainda que muitas pessoas não conheçam o P2P, esse á uma ótima forma de levantar capital para sua empresa. Essa é uma estratégia muito inteligente, especialmente durante crises. Com taxas mais baixas, menos burocracia e contato inteiramente online, o processo será bem mais rápido e eficaz do que com um banco.

Por esses e outros motivos — que você verá mais abaixo — o Peer to Peer Lending no Brasil tem crescido tanto. Para poder entrar nesse mercado, é preciso ter informações para tomar as melhores decisões.

Por isso, a IOUU preparou um incrível infográfico com tudo que você precisa saber sobre o assunto. Ficou com alguma dúvida, não se preocupe! No fim do post estão as respostas para as principais perguntas sobre o P2P Lending.

peer to peer lending no brasil


Ainda tem dúvidas sobre o Peer to Peer Lending no Brasil? Confira algumas dúvidas comuns sobre o tema e suas respostas!

O que é uma fintech?

O termo fintech se refere a empresas de tecnologia que trabalham com o mercado financeiro. Da junção dos dois termos surgiu o nome — Financial + Technology = Fintech. Essas companhias são startups que tem como principal objetivo inovar e solucionar os problemas que os grandes bancos não conseguiram. Para isso, contam com estrutura mais enxuta, custos mais baixos e muito apoio da tecnologia.

O que é Peer to Peer Lending?

Traduzido diretamente do inglês, o Peer to Peer Lending seria um “empréstimo de ponta a ponta”. Dessa forma, este novo conceito traz uma negociação entre pessoas, sem a intermediação de um banco. Na prática, isso significa o empréstimo de montantes entre uma pessoa e outra, sem que uma instituição bancária necessite participar do processo.

O que é um empréstimo Peer to Peer Lending?

Seguindo a lógica do que foi dito acima, o empréstimo Peer to Peer Lending é, justamente, o produto desta solução. A IOUU é uma empresa que funciona, nessa situação, como um local seguro para essa negociação, evitando que alguma das partes saia prejudicada no acordo. O empréstimo P2P é a sua melhor opção.

Quem pode solicitar um empréstimo P2P Lending no Brasil?

Qualquer pessoa pode participar de um processo de empréstimo Peer to Peer Lending. Investidores podem entrar com seu dinheiro e emprestá-lo, enquanto empreendedores podem solicitar tal quantia. Como visto no infográfico, somente é necessário a apresentação de contrato social, balanço financeiro IRPF e extrato da empresa. Qualquer um com esses documentos em dia pode solicitar um empréstimo P2P.  

Quais as diferenças de um empréstimo P2P Lending e empréstimo em bancos tradicionais?

O processo de solicitação de um empréstimo Peer to Peer Lending é a vantagem por si só. Todo o caminho é muito mais rápido do que em bancos, sem toda a burocracia e feito 100% online. Além disso, as taxas encontradas no P2P são bem mais baixas que as que encontrará em uma agência bancária. Sem a necessidade da intermediação dos bancos, o lucro fica com você.

Qual o melhor momento para solicitar um empréstimo P2P Lending?

O momento correto para solicitar um empréstimo Peer to Peer Lending é quando você achar que necessita. Pode ser quando você quer crescer, mas necessita do apoio de alguém para isso. Também pode ocorrer quando a situação for ruim, e você precisar de ajuda para pagar as contas. O momento correto para solicitar um empréstimo P2P é quando você precisar.

Qual a taxa de juros e o prazo praticados no P2P Lending?

As taxas praticadas pela IOUU se iniciam em 1,3% ao mês, podendo chegar a 3,9% de acordo com a classificação. Esta porcentagem será dada após a análise do perfil da companhia e seus documentos. Os prazos de pagamento oferecidos pela IOUU podem chegar a 24 (Empréstimo Social) ou 36 (Empréstimo Coletivo e de Impacto) meses.

Fazer um empréstimo online é seguro?

Todos os dados fornecidos por você à Liza (nossa inteligência artificial) são confidenciais e de uso interno da IOUU. Todas as informações são criptografadas e protegidas pelos mais modernos algoritmos de segurança. Além disso, a processo adotado pela IOUU é transparente, muito bem avaliado e bem definido para todos que participam da negociação.

O que acontece caso atrase o pagamento?

Como qualquer outra movimentação financeira, existe a chance de você atrasar seu pagamento, e nós entendemos. O contato, nesse caso, será feito seguindo a lógica da régua de cobrança — ferramenta utilizada por empresas com clientes inadimplentes. O tipo de comunicação irá variar de acordo com o tempo de atraso e o perfil do consumidor.

Por que pedir um empréstimo P2P Lending pode ser bom para minha empresa?

O empréstimo P2P Lending é uma ótima alternativa para qualquer empreendedor. Como já visto, as vantagens são inúmeras, principalmente quando comparadas às dos bancos tradicionais. Além disso, essa é uma forma rápida e simples de conseguir injetar capital em sua companhia, ótima para momentos de crescimento ou crise.


Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Pessoa Politicamente Exposta: O que é e o que muda...

Um termo que tem ganhado cada vez mais relevância ...

leitura de 7 min

Como atrair clientes para seu negócio em 6 passos ...

Como atrair clientes é a pergunta número um feita ...

leitura de 9 min

Como calcular o décimo terceiro: Aprenda passo a p...

Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como...

leitura de 9 min