Investir em peer-to-peer é seguro?

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Depende. Investir em peer-to-peer é seguro se você tiver a capacidade de diversificar seu capital. Desse modo, mesmo que aconteça uma inadimplência, será possível assegurar que as rentabilidades de outros investimentos compensem o capital perdido. Com isso, não recomendamos investimentos pontuais e com baixa frequência, ou de valores altos em apenas uma oportunidade.

Todas as pessoas possuem o desejo de sair do aluguel, comprar um novo carro, viajar com a família etc., porém, para realizar todas essas coisas, é necessário ter um bom dinheiro extra.

Você já deve ter pensado em realizar algum investimento, mas ainda não conseguiu decidir qual é o ideal para você. Pois bem, você já cogitou em investir em peer-to-peer?

O peer-to-peer possui vários benefícios, sendo ideal para quem hesita em procurar por bancos e não quer ter dor de cabeça com tarifas altas e mau atendimento.

No post de hoje, vamos mostrar a você o que é o empréstimo peer-to-peer e se esse tipo de investimento é seguro. Quer saber mais? Continue lendo e confira.

As plataformas peer-to-peer ligam pessoas que buscam empréstimos a investidores que estão buscando um retorno acima da média.

O peer-to-peer, ou P2P, é uma iniciativa inovadora para que você não precise depender de bancos. Ele é uma forma de fornecer empréstimos para as empresas, por meio de uma plataforma online.

Assim como você pode realizar empréstimos, também é possível investir no peer-to-peer, onde você emprestará o seu dinheiro para outras empresas e, em troca, receberá o valor referente a uma taxa de juros.

Investir em peer-to-peer é seguro?

Todo o investimento possui riscos e com o peer-to-peer não é diferente, principalmente em relação à inadimplência. Infelizmente, existe uma pequena porcentagem de empresas que, por algum motivo, não arcam com os seus compromissos, o que pode afetar você.

Portanto, é essencial tomar algumas medidas para minimizar os riscos e efetuar um investimento mais sábio e que faça seu capital evoluir com o tempo.

Como não correr riscos ao optar por esse tipo de investimento?

A solução para não correr riscos ao optar por esse tipo de investimento é estudar a empresa que você vai investir o seu dinheiro e diversificar o seu portfólio.

Para isso, procure saber qual é a porcentagem de inadimplência (default) da plataforma que você está realizando o investimento e diversifique.

O ideal é que nenhum investimento possa comprometer mais do 5% do seu portfólio, assim, por mais que haja inadimplência de alguma empresa, você terá outros investimentos que podem garantir uma taxa de retorno maior que o risco que você está correndo.

Quais são as vantagens de investir em peer-to-peer?

Por outro lado, investir em peer-to-peer traz muitas vantagens para o investidor, tais como:

  • Baixa burocracia: além do processo ser realizado 100% online, a análise de crédito também é mais rápida e menos burocrática;
  • Alto retorno da taxa de juros: apesar dos juros para quem realiza o empréstimo seja baixo, para os investidores a rentabilidade é alta, devido à ausência do spread bancário — que é a diferença dos valores que os bancos cobram quando concedem um empréstimo para uma empresa e o que os eles pagam aos investidores;
  • Maior rentabilidade: em média, a rentabilidade pode chegar a 180% do CDI, o que gira em torno de 26% ao ano (e esse valor é diretamente impactado pela economia do país, então ele pode ser ainda maior).

Investir em peer-to-peer realmente vale a pena, isso porque a sua taxa de retorno chega a ser maior que vários outros investimentos — como o Tesouro Direto e CDB, além da popular poupança, por exemplo.

Além disso, você pode investir de uma maneira diversificada, rápida, segura e o melhor de tudo: 100% online.

Gostou do nosso artigo? Então siga-nos no Twitter, Instagram e LinkedIn e curta a nossa fanpage no Facebook para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Investir em peer-to-peer é seguro

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog