Home office: 5 dicas para aproveitar as vantagens de trabalhar em casa

Papo IOUU

leitura de 9 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Se perguntar sobre o que é home office está cada vez mais comum atualmente. Diversas empresas já investem nessa nova forma de trabalho, assim como inúmeras profissões não necessitam mais de um espaço físico. Porém, como tudo nesse mundo, essa mudança traz suas vantagens e desvantagens.

Ainda que muitos pensem que é uma experiência incrível, o home office necessita de regras para funcionar. Tanto o trabalhador quanto a família devem entender a nova situação, e assim encontrar um ponto comum.

De qualquer forma, a maneira mais fácil para entender o que é home office é vivendo esse novo cenário. Se você acredita que este é seu futuro, acompanhe abaixo 5 incríveis dicas para tornar essa a melhor experiência para você.

O que é home office

Ao se questionar sobre o que é home office, você está abrindo um novo mundo de possibilidades para sua vida. A tradução literal seria um “escritório em casa”, o que representa o trabalho dentro de sua própria residência. Nesse conceito, as vantagens são aproveitar melhor o tempo com a família e não se preocupar com trânsito. Ainda assim, nem tudo são flores nessa história, e ela apresenta sim suas desvantagens.

Home Office vs Trabalho Presencial

o que é home office


O trabalho presencial continua sendo, ainda, o mais comum para a maioria dos empregados e autônomos. Essa realidade, entretanto, está mudando, e cada vez mais será possível exercer suas atividades do conforto de casa.

A tecnologia é o fator que mais faz diferença nessa mudança, já que hoje é possível estar completamente conectado de quase qualquer lugar. Serviços de teleconferência, apresentações remotas e aplicativos de controle são algumas das ferramentas que mais auxiliam nessa transição.

Por conta disso, é esperada uma grande evolução na forma como se realiza o trabalho de maneira geral. Saem os grandes escritórios e centenas de pessoas juntas. Entra a tecnologia e a conexão por meios eletrônicos, cada um de sua casa.

Vantagens e desvantagens do home office

home office vantagens e desvantagens


O grande problema não é saber o que é home office, mas sim quais suas reais vantagens e desvantagens. Como dito acima, engana-se quem pensa que é um paraíso exercer sua atividade do conforto de casa.

Começando pelas vantagens, a mais óbvia está na flexibilidade de exercer sua função remotamente. O horário é mais cômodo, assim como o uniforme. O ganho de tempo com deslocamento é enorme, e sobra mais tempo para exercícios físicos e hobbies.

Passando para os pontos negativos de trabalhar de casa, depara-se com a divisão de um mesmo espaço com o resto da família. Você trabalha no escritório, seu parceiro está cozinhando logo atrás, e seus filhos brincando ao lado.

A todo momento existem interrupções, e manter o foco se torna cada mais difícil. Além disso, a junção de trabalho e casa resulta em uma estranha situação: é difícil se concentrar em suas atividades, e mais difícil ainda se desligar delas.

Dicas para aproveitar o home office

Ainda que tenha, sim, suas desvantagens, existem diversas maneiras de melhorar o seu trabalho em casa. Assim, abaixo você poderá encontrar cinco valiosas dicas para tornar seu home office mais tranquilo e proveitoso. Anote-as em algum lugar e tente segui-las à risca.

1. Defina um local de trabalho

o que é home office


Depois de entender o que é home office, está na hora de colocá-lo em prática. Para isso, a primeira tarefa é encontrar um bom espaço para você realizar suas atividades. Este deve ser um espaço que você se sinta bem, além de prover tudo que possa ser necessário.

Pensando nisso, esqueça esse negócio de trabalhar no sofá ou na cama. Além de ser desconfortável e poder trazer sérias problemas a sua coluna, estes são locais com mais possibilidades de distração.

Considere, portanto, sentar-se à mesa, de preferência em um ambiente fechado com uma porta — te dando, assim, liberdade e silêncio. Ao fazer o home office, lembre-se que quem está em um ambiente diferente é você, e não sua família. Logo, seus filhos estão brincando no lugar certo, o intruso é você.

2. Limite o horário de trabalho

rotina de trabalho remoto


Muitas pessoas acham que o home office não tem regras, mas a realidade deve ser um pouco diferente. Determinar um horário de trabalho é um princípio básico do trabalho remoto, já que te dará uma rotina.

Sabendo disso, é importante definir alguns momentos cruciais dentro de seu dia. Que horas você começará a trabalhar? Que horas terminará seu turno? Qual o momento e quanto tempo terá de almoço? Quantas pausas fará ao dia? Ao determinar esses pontos, você poderá focar melhor em seu trabalho.

Ainda no quesito horários, é bom destacar duas dessas questões. Primeiramente, as pausas são importantes para você, te dão um tempo para espairecer e curtir sua família. Não deixe de fazê-las!

Além disso, o horário de término do trabalho também é importante, e é preciso que você o siga. Quando chegar no momento definido, desligue tudo, deixe o celular de lado, saia do ambiente e vá descansar.

3. Organize suas ferramentas de trabalho

o que é home office


Em sua maioria, os profissionais que podem realizar o trabalho remoto utilizam apenas uma ferramenta essencial: o computador. Alguns, entretanto, precisam de um pouco mais para render, como caderno, caneta, celular, prancheta, calculadora e garrafa de água.

Independente de qual for o seu material, é preciso deixá-lo organizado e sempre à mão. Dessa forma, você gastará menos tempo procurando e mais tempo focado em suas tarefas.

Além disso, é preciso também contar com todas suas ferramentas online de home office. Pense nos programas e arquivos que precisa utilizar, verifique sempre se estão atualizados e rodando corretamente. Lembre-se que, por conta de um arquivo com problema você pode perder um dia inteiro de trabalho.

4. Lembre-se de se comunicar

trabalho em casa


Trabalhar em casa é ótimo e traz vários benefícios, mas é preciso tomar cuidado para não se tornar uma pessoa solitária. É comum ver profissionais que praticam o home office sofrendo com essa falta de contato humano.

Por conta disso, é extremamente importante que você continue a se comunicar com outras pessoas, seja presencialmente ou não. Faça videoconferências, veja com quem você está falando. Ligue, converse, se inteire da vida de seus colegas, assim como faria em um trabalho físico.

Além de bom para sua saúde mental, esse tipo de atitude te proporcionará um ambiente — virtual — de trabalho muito mais rico e saudável.

5. Mantenha o foco

o que é home office


Por fim, mas definitivamente não menos importante, é preciso tomar bastante cuidado para não perder o foco em seu trabalho. Como já explicado, o home office traz consigo muitas distrações, e é preciso evitá-las a todo o momento.

Para não cair na tentação, o primeiro passo já foi dito: ficar em um ambiente fechado. Com menos contato com outras pessoas e mais privacidade, fica bem mais fácil se concentrar em seu trabalho.

Outra dica valiosa é não deixar a televisão ligada enquanto se dedica as suas tarefas. Embora pareça inofensivo, este é um aparelho que distrai tanto quanto outra pessoa falando com você.

O que é e como fazer home office

Lido todo o texto, você já tem em suas mãos o conhecimento necessário para tirar de letra o trabalho remoto. Você já sabe o que é home office, seus diferenciais e, principalmente, as melhores formas de fazê-lo.

Está na hora então de colocar em prática essas dicas e ver se, de fato, você se adapta a esse estilo de trabalho. Pode ser complicado no começo, mas, após alguns dias, você desejará ter essa vida para sempre.

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

leitura de 8 min

Melhores investimentos a curto prazo

Melhores investimentos a curto prazo Você é uma pe...

leitura de 7 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difí...

leitura de 4 min