O que avaliar na hora de contratar um escritório de contabilidade?

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Contratar um escritório de contabilidade é essencial, afinal, gerenciar uma empresa não é uma tarefa fácil, e cumprir regularmente com todas as obrigações demanda tempo e, claro, muito conhecimento.

Acontece que na hora de escolher o escritório certo para prestar o serviço e auxiliar com a organização contábil e financeira, inúmeras dúvidas aparecem. Isso é normal, já que o mercado está muito competitivo e existem várias opções disponíveis.

Porém, para fazer a escolha certa e não ter dores de cabeça, é preciso ficar atento a algumas situações e verificar detalhes importantes. No texto de hoje daremos algumas dicas para que você possa tomar a decisão com segurança. Confira abaixo.

Avalie recomendações

Uma forma importante de começar é verificar com pessoas que já contratam o escritório o que elas acharam dos serviços, da organização e do atendimento.

Recomendações são importantes porque mostram um pouco sobre a credibilidade da empresa perante terceiros.

Mas, olhe com atenção e analise bem as críticas e os elogios. Também pesquise informações nas redes sociais — com certeza os comentários poderão contribuir. Não deixe de conferir se o escritório está registrado no Conselho de Contabilidade.

Procure o Conselho Regional de Contabilidade e informe se o escritório que pretende contratar é registrado e está em dia com as obrigações. Aproveite para conversar sobre eventuais denúncias feitas por clientes etc.

Toda informação é válida e, com certeza, os profissionais sérios estarão com tudo em ordem e com as obrigações devidamente cumpridas.

Analise os serviços oferecidos e os valores dos honorários

Marque uma reunião com os responsáveis pelo escritório e converse sobre os serviços que estarão inclusos no contrato.

Verifique a frequência do acompanhamento, converse sobre planejamento tributário e obtenha informações sobre os honorários mensais e os honorários cobrados em caso de atividades além das previstas no contrato padrão.

Anote tudo para que possa se resguardar no futuro e também para que possa analisar a melhor proposta.

Lembre-se: olhar apenas o melhor preço pode não ser o ideal. Compare os serviços oferecidos, as formas de atendimento possíveis e analise, principalmente, se sentiu confiança no profissional durante a reunião.

Converse sobre a utilização de um sistema integrado

Hoje em dia, alguns escritórios utilizam sistemas integrados de contabilidade que facilitam o compartilhamento das informações e trazem mais segurança.

Isso é interessante porque você não terá que separar documentos para enviar mensalmente ao contador, já que ele terá acesso a tudo de forma automática, desde que utilize a senha eletrônica indicada pelo sistema.

Verifique se o escritório procurado já atende dessa forma ou se tem possibilidade de atender.

Verifique a especialização dos profissionais

Obtenha informações sobre os profissionais do escritório e tente saber o ramo de especialização de cada um deles. É importante verificar se já atuam no seu mercado e se conhecem as particularidades do seu tipo de negócio.

Já existem escritórios que se dedicam à chamada contabilidade de nicho e especializam apenas em um tipo de serviço, para um único tipo de atividade (comércio, indústria, bancos etc).

Se você tomar esses cuidados e analisar esses quesitos que mencionamos, a chance de fazer uma boa escolha ficará muito maior.

Lembre-se: ter o apoio de um bom escritório de contabilidade, com certeza, vai fazer a diferença e trazer benefícios para o seu negócio e para a sua gestão.

Esse texto te ajudou? Então assine nossa Newsletter e continue acompanhando as nossas publicações. 

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog