Minerar bitcoin: saiba tudo sobre o assunto!

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Sabia que é possível minerar bitcoin? Isso consiste na prática de analisar, verificar e explorar transações e processos feitos por meio da bitcoin para, assim, obter recompensas.

Bitcoin é uma moeda digital descentralizada, ou seja, não possui instituições financeiras detentoras de seus direitos. Com esse dinheiro virtual, é possível fazer investimentos sem a intermediação de bancos.

Com isso, surgem muitos questionamentos sobre o assunto. Principalmente se vale a pena e como fazer essa mineração. Por isso, reunimos neste post as principais informações sobre minerar bitcoin. Será que vale a pena? Acompanhe o artigo!

Como minerar bitcoin?

O primeiro passo para fazer a mineração de bitcoin é adquirir um software próprio para essa prática. Depois, é preciso que você tenha uma carteira (wallet) de bitcoins para armazenagem das suas moedas.

Ao minerar bitcoins, você encontrará duas opções: sozinho ou em conjunto. Se optar pela mineração individual, o trabalho será maior e mais perigoso, pois precisará adquirir novas moedas virtuais, o que é um processo competitivo. Em contrapartida, os rendimentos do processo são inteiramente seus.

Entretanto, se optar pela mineração coletiva, denominada “pool”, é necessário criar um “trabalhador”, que consiste em uma conta dentro da sua conta.

Com isso, basta digitar a credencial do trabalhador no seu software e começar a mineração.

É possível minerar na nuvem?

Sim, é possível! Esse processo pode até mesmo tornar a mineração mais fácil e simples, já que minerar bitcoins requer computadores poderosos. Dessa forma, minerar na nuvem não requer grandes avanços tecnológicos e instalação de programas.

Como funciona? Você deverá comprar uma quantidade de potência disponibilizada por empresas do ramo. Assim, receberá uma quantia de bitcoins da qual serão descontados valores de manutenção (gastos de energia, funcionários, etc). Após isso, você poderá transformar as moedas restantes em reais.

Afinal, vale a pena?

Atualmente, bitcoins têm ganhado bastante destaque e fama. Com isso, o valor dessa moeda tem aumentado consideravelmente, principalmente devido à alta procura.

Dessa forma, a concorrência também aumenta, não é mesmo? Assim, os rendimentos podem aparecer com mais dificuldade e muito trabalho.

Há alguns anos, quando a mineração estava no início, era muito comum ter bons lucros com a atividade. Porém, isso mudou devido exatamente a essa concorrência que mencionamos e ao preços da criptomoeda.

Além disso, não é um processo tão rápido e você precisará de um computador potente e específico para esse fim, tempo para dedicação e um bom montante para investir.

Quais são os possíveis retornos?

Ao colocar os prós e contras na balança, se você ainda tiver interesse em minerar bitcoin, qual poderia ser o seu retorno ao se arriscar nesse universo?

Assim como qualquer tipo de aplicação, minerar bitcoin requer tempo para você ter algum lucro. Dessa forma, com a mineração coletiva, você tem mais chances de ter algum rendimento, já que serão mais pessoas trabalhando pelo mesmo objetivo.

Ainda assim, você corre o risco de ter prejuízos com o alto gasto de energia dos computadores, que deverão ficar constantemente ligados, uma boa conexão de Internet e custos do hardware.

Entretanto, também há outras opções para ganhar dinheiro com bitcoin, como alugar a sua moeda.

Como pôde ser percebido, minerar bitcoin de forma caseira tem suas vantagens e desvantagens. Apesar de tudo ser feito por meio de computadores, sem a intermediação de bancos e instituições financeiras, esse processo pode render dores de cabeça se não for realizado de forma cautelosa.

Quer saber mais sobre o tema? Leia nosso post sobre como fazer um investimento online com segurança!

O peer-to-peer lending está entre os melhores investimentos com a queda da SELIC. Aproveite e cadastre-se agora!

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog