Melhores investimentos a curto prazo

Papo IOUU

leitura de 7 min

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado financeiro O ano foi 2009 quando no Brasil houve o último...

leitura de 8 min

Melhores investimentos a curto prazo

Você é uma pessoa que está em busca de retorno financeiro em menor prazo? Se esse é o seu caso, então você vai descobrir quais são as oportunidades que você não pode deixar de analisar esse ano.
Antes de você acessar os investimentos que separamos pensando em você. É importante analisar se você se enquadra em uma dessas alternativas:

1) Está em busca de experimentar investimentos para se aprofundar ainda mais na construção do seu patrimônio;
2) Ou possui um objetivo entre 1 e 2 anos que gostaria de alcançar, portanto investimento em menor horizonte é o mais indicado.

Bem, se você se enxerga em um desses dois cenários, então você já tem uma direção a seguir que é investimentos de curto prazo.

Contudo, se você está aqui mais por curiosidade também não tem problema, pois você vai dar um grande passo rumo a investir nesses investimentos selecionados.

Por que investimento a curto prazo?

por que investimentos a curto prazo

Imagine que você esteja em busca de aumentar seu dinheiro com o objetivo de menor tempo, talvez para construir sua reserva de emergência ou mesmo para poder comprar algo em questão de meses ou um pouco mais de 1 ano.

Você pode optar por investimentos que possam te dar liquidez diária ou mensal, ou seja, seus lucros na sua conta em pouco tempo.

Agora tudo depende do seu perfil e do estágio de investidor que se encontra nesse momento. Se você ainda está iniciando em investimentos, recomendo esta leitura de um texto nosso para investidor iniciante que vai te ajudar a ampliar sua visão.

Alerta: os detalhes importantes ao investir em curto prazo

O retorno financeiro tende a ser menor do que em aplicações a longo prazo, sendo assim para compensar um maior retorno em curto prazo pode ser que você precise de um volume de investimento maior. Isso tudo depende do seu objetivo!

Além disso, para quem deixa o dinheiro aplicado em renda fixa por menos de seis meses, a alíquota do imposto de renda é de 22,5%. Já quem o mantém investido por mais de dois anos tem alíquota menor, de 15%.

Curto prazo e diversificação

Existe uma característica muito importante que você deve considerar em toda estratégia de investimento: a diversificação.

Logo, por mais que esteja pesquisando, lendo e pensando a curto prazo, não deixe de optar por investimentos que têm retorno também em médio e longo prazo, já que é indicado que não concentre tudo em um mesmo lugar, assim protegendo seu capital e te dando mais alternativas de retorno financeiro.

A gangorra risco e retorno 

Você conhece como funciona uma gangorra? É um dos brinquedos mais tradicionais em parques dentro das cidades. Pense que são duas pontas com pesos diferentes que tentam se equilibrar.

Essa analogia é o que você pode usar na hora de escolher os investimentos, só que nas duas pontas seriam o Risco e o Retorno.

Dependendo do seu perfil de risco, você pode optar por investimentos com melhor retorno em curto prazo, no entanto, aceitando um risco maior.

Ou você pode ser a pessoa que prefere optar pela melhor segurança mesmo que receba um pouco menos.

Qual desses dois perfis tem mais a ver com você?

Nesse sentido você pode optar por investimentos em renda fixa que podem te dar mais segurança ou em renda variável que pode te trazer mais retorno. Para conhecer mais sobre, leia este texto que vai te mostrar a diferença entre essas duas classificações de investimento.

Agora vai fazer sentido

Para adentrar ainda mais sobre investimento a curto prazo não tem como deixar de lado as informações que você leu acima, pois investimento não é só uma tarefa de colocar dinheiro e esperar render. Senão você pode se dar mal.

Você pode optar por letras como investimento

São as já consagradas e bastante utilizadas LCI (Letras de crédito imobiliário) e LCA (Letras de crédito agropecuário). Tratam de investimentos emitidos por bancos a fim de gerar créditos, ou seja, por meio delas, o dinheiro é captado junto aos investidores para financiar a compra de imóveis e construções no setor e em empreendimentos agrícolas.

Você pode optar tanto por LCI quanto por LCA na sua carteira de investimentos. Existem opções que pagam acima de 90% do CDI em três meses, mesmo para aplicação de pequenas quantias. Além disso, elas têm a vantagem de serem garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos), dessa forma toda aplicação até o valor de R$ 250 mil por instituição financeira estará protegida de qualquer eventualidade, dando mais segurança para o investidor.

CDB é seu investimento em bancos

Os certificados de Depósito Bancário (CDB) servem para que os bancos captem recursos no mercado e emprestem aos seus clientes. Nesse caso você empresta seu dinheiro na compra de títulos de renda fixa e recebe de volta com juros.

É possível encontrar CDBs com rentabilidades superiores ao CDI, e alguns até mesmo com liquidez diária desde o primeiro dia de sua aplicação.

Nessa modalidade há a incidência regressiva de Imposto de Renda e IOF nos 30 primeiros dias de aplicação. Lembrando que os impostos são cobrados apenas sobre os rendimentos obtidos, e não sobre seu dinheiro investido.

Recomendamos que leia o que são CDBs para você que se interessou neste investimento.

A ótima opção de Fundos DI

Esse é um fundo que é bem utilizado também pois tem uma alta liquidez, seguindo uma variação diária do CDI.

O Fundo DI tem risco baixo, aloca recursos majoritariamente em títulos do Tesouro Nacional e pode ter resgates diários.Por isso, é uma boa opção para quem quer manter um fundo de reserva, para eventualidades, sem um prazo específico para retirada.

Contudo, existe uma antecipação do imposto de renda a cada seis meses.

Além deste fundo existem outras opções de investimento que você pode analisar no texto de Fundos Multimercados.

Empréstimo ao governo federal 

Conhecido como Tesouro Direto, está cada vez mais popular devido ao baixo valor mínimo para investimento, às taxas de juros oferecidas e à facilidade de compra e venda pela internet.

Você pode optar por duas opções: títulos prefixados, em que a taxa de juros é acordada no ato da aplicação, e os pós-fixados, cuja rentabilidade é conhecida no vencimento do título.
Para que o título tenha rendimento como foi acordado o investidor deve continuar com o título até o vencimento. Caso precise vender o título antes, poderá eventualmente receber menos do que a taxa combinada ou até perder algum dinheiro, conforme a modalidade de título escolhida.

O tesouro direto é fácil de compreender e aplicar, para melhorar seu entendimento temos o  conteúdo sobre como funciona investimentos no tesouro direto.

Invista em empresas e receba mensalmente

Invistir em empresas

Uma ótima opção que você deve considerar no seu portfólio de investimento a curto prazo é o investimento Peer-to-peer, onde você pode investir em empresas selecionadas, considerando critérios minuciosos. Você pode investir não apenas em uma como em diversas que podem te entregar rendimento mensal.

Logo, para você que quer começar neste mês, já nos próximos meses pode ter uma boa rentabilidade, inclusive superior aos investimentos listados acima. Sem dúvida não pode deixar de conferir como ter acesso a esse tipo de investimento.

Para saber mais desta modalidade e como investir leiaPeer-to-Peer Lending este conteúdo esclarecedor.
O único risco de investir em curto prazo é não considerar os caminhos que têm a ver com seu perfil e seus objetivos. Se você souber onde investir e prezar pela diversificação, o risco certamente vai ser menor.

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Investimentos para o futuro: confira tendências qu...

A roda da fortuna gira sem parar, e todos os dias ...

leitura de 6 min

A diferença entre Retorno Sobre Investimento e Tax...

Entender o conceito de retorno sobre investimento ...

leitura de 9 min

Livros sobre investimentos: 6 títulos para ler em ...

Procurar por livros sobre investimentos é o primei...

leitura de 12 min