Marketplace de crédito: 5 razões para você conhecer agora mesmo!

Papo IOUU

leitura de 7 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difícil expandir uma empresa, pois, com a diminuição d...

leitura de 4 min

Precisar recorrer aos bancos para fazer uma solicitação de empréstimo para a sua empresa não é uma tarefa fácil, certo? São muitas exigências, burocracias e altos custos que desmotivam qualquer empresário, mas você já ouviu falar em marketplace de crédito? Pois bem, essa é uma alternativa muito interessante para você conseguir crédito para o seu negócio.

Sabemos que, na maioria das vezes, se o empreendedor recorre a um empréstimo, significa que ele precisa de ajuda para solucionar algum problema financeiro. Devido a isso, essas plataformas foram criadas com o objetivo de facilitar a vida do empreendedor, fornecendo a ele crédito rápido, seguro e sem burocracias.

Quer saber como o marketplace de crédito funciona? Então continue a leitura deste artigo até o final, pois mostraremos quais são as suas principais vantagens. Confira!

O que é o marketplace de crédito?

Você já deve ter ouvido falar nos marketplaces mais tradicionais, não é mesmo? Aqueles que vendem roupas, calçados, móveis e tudo o que você possa imaginar, certo? O marketplace de crédito funciona da mesma forma, mas, em vez de vender produtos, ele disponibiliza créditos para empreendedores que estão em busca de um empréstimo.

Por meio dele, o empreendedor consegue ter acesso ao seu crédito de maneira mais rápida e eficaz, garantindo a segurança financeira da sua empresa, pois ele não precisará passar por uma longa análise de crédito — a qual nos bancos tradicionais costuma levar dias para ser aprovada.

Dessa forma, você consegue solucionar seu problema de uma vez por todas, sem colocar em risco o bom desenvolvimento do seu negócio.

Para que ele serve e como funciona?

Em suma, o marketplace de crédito tem como objetivo conectar empresas que querem crescer com investidores que querem emprestar. Ao remover a complexidade de lidar com outros credores, as organizações podem acessar financiamento em menos de quinze dias e os investidores têm o potencial de ganhar melhores retornos emprestando a eles.

Para realizar o empréstimo, você precisa realizar o cadastro da sua empresa e, em seguida, fazer a solicitação de crédito. Em algumas plataformas, a aprovação é publicada no marketplace.

Feito isso, os investidores analisam a situação do seu negócio e decidem se vão ou não emprestar o dinheiro para você. Quando o valor atinge 100% da captação solicitada, o dinheiro é depositado na conta da empresa. Por fim, o empreendedor paga as parcelas mensais do empréstimo conforme os prazos e taxas acordados. Já o investidor, recebe seus pagamentos mensais de acordo com a rentabilidade combinada.

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Quais necessidades ele atende e quais são seus diferenciais?

Embora os marketplace de crédito ainda estejam ganhando força no Brasil, é importante entender o que eles oferecem e quais são seus diferenciais para não ficar na dependência dos bancos. As plataformas costumam oferecer as seguintes alternativas:

  • Crédito para micro, pequenas, médias e grandes empresas;
  • antecipação de recebíveis;
  • Crédito para factoring;
  • Excelentes oportunidades de investimentos;
  • Seguros, cartão de crédito e demais serviços financeiros.

Por quais razões você precisa conhecê-lo?

A seguir, listamos as principais razões pelas quais você precisa conhecer o marketplace de crédito. Nesse momento, optamos por usar como exemplo a plataforma da IOUU, a fim de deixar o mais claro possível como um marketplace pode beneficiar o seu negócio. Acompanhe!

1. Possibilita simulações

A simulação é importante para você entender o que será cobrado no momento do pagamento do empréstimo. Para realizá-la é muito simples: basta você encontrar o botão “fazer uma simulação” e escolher o tipo de concessão que gostaria de realizar, inserir o valor que deseja financiar, escolher a quantidade de parcelas e informar quanto a sua empresa faturou nos últimos 12 meses.

Feito isso, o simulador fornecerá o valor das parcelas e quais serão os percentuais das taxas efetivas e de juros.

2. Ajudam na escolha do crédito

Como o marketplace oferece a oportunidade ao empreendedor para simular o seu empréstimo, consequentemente, a plataforma facilita a tomada de decisão, fazendo com que a escolha do crédito seja feita de forma consciente, sem comprometer o orçamento da empresa.

Como você pode perceber, o objetivo do marketplace será sempre ajudar as empresas, não incitando o empreendedor a arcar com um compromisso que pode prejudicá-lo futuramente.

3. Taxas mais justas

Outro objetivo do marketplace de crédito é oferecer aos seus clientes custos mais baixos e ótimas oportunidades de alavancar os negócios. Pensando nisso, eles oferecem taxas mais justas quando comparadas aos dos bancos tradicionais, tornando as alternativas muito mais atrativas para quem precisa recorrer a um empréstimo.

Se ainda estiver em dúvida quanto a essa questão, faça uma comparação. Por meio dela, será possível perceber o quanto será benéfico para uma empresa solicitar empréstimo em um marketplace.

4. Acesso ao crédito facilitado

Conforme mencionamos, em um marketplace de crédito são os investidores que emprestam dinheiro para as empresas, para que elas possam melhorar o seu desenvolvimento. Sendo assim, a participação do banco não faz mais sentido, e por isso, o acesso ao crédito é facilitado, pois todo o processo burocrático é reduzido, proporcionando ao empreendedor uma maior comodidade na hora de realizar sua solicitação.

Uma vez que não é necessário que ele se dirija a uma instituição, basta acessar a plataforma para concluir o seu objetivo final.

5. Transparência

A transparência é uma característica indispensável em qualquer negociação, e é por esse motivo que o marketplace de crédito a prioriza, pois eles precisam conquistar a confiança de seus clientes para possibilitar a captação de recursos.

Nesse sentido, é sempre importante, ao acessar a plataforma, procurar por provas sociais, ou seja, depoimentos de clientes que já tiveram experiência com a ferramenta. Além disso, é preciso que os processos sejam claros, a fim de não dar chance para a pessoa ter duas interpretações das orientações.

Quais cuidados devem ser tomados?

O mais importante antes de escolher o marketplace de crédito é conhecer a reputação da empresa. Sendo assim, ela precisa ser transparente e sempre pensar na experiência do usuário, oferecendo a ele informações claras e objetivas, além de estar à disposição para sanar as dúvidas que, com certeza, surgirão durante o processo.

O marketplace de crédito tem revolucionado o mercado financeiro, não apenas pela tecnologia que é oferecida por ele, mas, também, por oferecer novas oportunidades aos seus clientes para que seja possível alavancar os negócios e melhorar a qualidade de vida.

Se é isso que você procura para o seu negócio, entre em contato conosco para saber mais sobre as funcionalidades da nossa plataforma.

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Pessoa Politicamente Exposta: O que é e o que muda...

Um termo que tem ganhado cada vez mais relevância ...

leitura de 7 min

Peer to Peer Lending no Brasil: O que é e como sol...

O mercado de Peer to Peer Lending no Brasil está c...

leitura de 5 min

Como atrair clientes para seu negócio em 6 passos ...

Como atrair clientes é a pergunta número um feita ...

leitura de 9 min