5 formas fáceis e baratas de manter funcionários motivados

Papo IOUU

leitura de 3 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difícil expandir uma empresa, pois, com a diminuição d...

leitura de 4 min

Manter funcionários motivados é um grande caminho para produtividade e eficiência. Já os desmotivados acabam se tornando um grande problema para a empresa, pois não conseguem atingir suas metas e fazem apenas o necessário dentro da empresa.

Nessa situação, você precisa tomar algumas atitudes para conseguir reverter esse quadro. Quando o funcionário está motivado, ele “veste a camisa da empresa” e se importa com o bom desenvolvimento dela.

Neste artigo, mostraremos a você 5 formas fáceis e baratas de manter seus funcionários motivados e, consequentemente, comprometidos com o seu negócio. Continue a leitura e confira!

1. Implemente um programa de reconhecimento para manter funcionários motivados 

Realizar programas de reconhecimento ao colaborador, como o de “funcionário destaque do mês”, proporciona a ele um sentimento de felicidade e “missão cumprida”. Dessa forma, ele compreenderá o quanto é importante para a empresa, e mais, que existe mérito no desenvolvimento do seu trabalho.

Leve em consideração aspectos, como a produtividade, a organização, o cumprimento dos prazos, entre outros, e dedique um espaço dentro da empresa para dar destaque àquele funcionário que se saiu melhor no período.

2. Invista em premiações

Os prêmios não precisam ser notebooks, tablets, smartphones ou qualquer outro produto muito caro. Você pode premiar seus funcionários com vales-compra, horários flexíveis e até mesmo folgas. É muito importante que as ideias inovadoras sejam reconhecidas, e essas são formas baratas de deixá-los motivados.

Esse tipo de atitude vai encorajar seus colaboradores a criarem novos projetos, fazendo com que o faturamento da empresa aumente.

3. Acompanhe as atividades e forneça feedbacks constantes

O acompanhamento das atividades deve ser constante, assim como o feedback (retorno). Evite dar broncas em um funcionário na frente dos demais colaboradores, pois além de constrangê-lo, você vai desmotivá-lo ainda mais. Agora, os elogios podem e devem ser em público.

Já o feedback é importante para que o funcionário perceba onde está errando, ou então, que seu trabalho tem ajudado muito a empresa. Dessa forma, ele sentirá vontade de melhorar seu desempenho dia após dia, beneficiando, assim, o seu negócio.

4. Ofereça bônus financeiros

O bônus financeiro é um dos fatores motivacionais que mais trazem resultado. Mas não pense que isso vai trazer prejuízo para o seu negócio, muito pelo contrário. Afina, quando o colaborador ganha, a empresa também ganha.

O nome disso é investimento, ou seja, você vai investir no seu funcionário para poder colher bons frutos depois.

5. Comemore datas importantes

Datas especiais, como aniversário dos funcionários, dos chefes e da empresa, são grandes incentivos para tornar seus funcionários motivados. Todo mundo precisa de um tempinho para relaxar, esfriar a cabeça e deixar de lado os problemas profissionais.

A comemoração dessas datas faz com que a equipe fique mais unida e focada em resolver os desafios da empresa.

Manter funcionários motivados vale a pena para o negócio

Deixar os seus funcionários motivados não é uma tarefa difícil, muito menos dispendiosa, não é mesmo? Afinal, fazer com que seus colaboradores melhorem a produtividade é fundamental para a expansão do seu negócio. Por isso, invista neles, acredite que tudo o que você fizer por eles, eles também farão por você e sua empresa.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difí...

leitura de 4 min

Home office: 5 dicas para aproveitar as vantagens ...

Se perguntar sobre o que é home office está cada v...

leitura de 9 min

Feriados em 2020: Quais os seus impactos e como se...

Você já deve estar sabendo que não vão faltar feri...

leitura de 8 min