Livros sobre investimentos: 6 títulos para ler em 2020

Papo IOUU

13 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Procurar por livros sobre investimentos é o primeiro passo para quem deseja realmente entender sobre o assunto. Conseguir boas aplicações e ficar rico com elas, afinal, não é algo que ocorre de um dia para outro. É preciso muito trabalho, dedicação e, obviamente, estudo.

Assim, independente se você é leigo ou já possui conhecimento sobre o assunto, é sempre bom fazer uma leitura. De e-books grátis e em pdf que encontrará na internet até grandes obras de escritores renomados. Tudo é interessante para aumentar seu repertório de finanças.

Seja para investir na bolsa de valores ou para apostar na renda fixa, o correto entendimento de como funciona o mercado será útil. Muito mais do que ser inteligente, aqui o necessário é estar bem informado e a par dos segredos de grandes investidores.

Preparado para conhecer alguns dos livros sobre investimentos mais lidos de 2020? Então vamos lá!

Os principais livros sobre investimento para conhecer

Se você está focado em se jogar no mercado financeiro e fazer seu dinheiro trabalhar para você, é bom se informar. Para isso, nada melhor do que aprender com quem já está lá dentro e entende tudo do assunto. Assim, ler alguns dos principais livros sobre investimentos disponíveis atualmente é de grande valia. Entre as obras, destacam-se:

  • Iludidos pelo Acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida (Nassim Nicholas Taleb)
  • O Jeito Warren Buffett de Investir (Robert Hagstrom)
  • Fora da Curva: Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles (Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau)
  • Princípios (Ray Dalio)
  • Filosofias de Investimentos (Aswath Damodaran)
  • O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)

1. Iludidos pelo Acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida (Nassim Nicholas Taleb)

livros sobre investimentos iludidos pelo acaso
Tamanho
: 328 páginas
Editora: Objetiva
Idioma: Português
Avaliação: 4,7 estrelas

  • Nassim Nichlas Taleb é um escritor nascido no Líbano conhecido por ser um dos grandes estatísticos da atualidade. Possui doutorado pela Universidade de Paris e fez sua carreira em grandes bancos mundiais.

Hoje, além de escritor, também atua como professor da Universidade de Nova York e preside a empresa Empirica. Taleb é um megainvestidor, e ganhou boa parte de sua fortuna durante grandes crises globais.

Essa, inclusive, é sua linha de raciocínio mais famosa, a qual chama de cisne negro — acontecimentos inesperados com grandes consequências. A teoria deu origem a outro de seus renomados livros sobre investimentos: A Lógica do Cisne Negro.

Em Iludidos pelo Acaso, Nassim discorre sobre a forma como a sorte é encarada pelo mercado e pelas pessoas. Utiliza de exemplos do mercado financeiro para comprovar que nem sempre somente a habilidade é o suficiente.

Graça a seus insights, foi eleito o livro do ano em 2004 pelo Financial Times. A revista Fortune o descreve como uma das obras mais inteligentes de todos os tempos, enquanto o The New Yorker se refere a ele como “um livro excelente e intelectualmente estimulante”.

2. O Jeito Warren Buffett de Investir (Robert Hagstrom)

warren buffet livro

  • Tamanho: 296 páginas
    Editora: Benvirá
    Idioma: Português
    Avaliação: 4,8 estrelas

Warren Buffet é um dos maiores nomes — senão o maior — das finanças de todos os tempos. Nada mais justo, portanto, que um dos principais livros sobre investimentos seja a seu respeito.

Nascido no Nebraska, em 1930, Warren é presidente do conselho, diretor e executivo e maior acionista da Berkshire Hathaway. A empresa se iniciou em 1841 no mercado têxtil, mas, após adquirir ações suficientes, Buffet expandiu os negócios.

Hoje, contam com participação em gigantes mundiais de diversos setores. Exemplos são o jornal The Washington Post (18,2%), American Express (13,1%), Gillete (9,1%) e Coca-Cola (8,6%).

Com isso, as operações da companhia são respeitadas por estarem sempre crescendo, muito em parte à liderança de Warren. Graças a isso, ele aparece constantemente na lista dos homens mais ricos do mundo da revista Forbes, tendo encabeçado o ranking em 2008.

A obra O Jeito Warren Buffet de Investir foca nas técnicas do investidor para chegar ao nível em que está hoje. Foram vendidas mais 1 milhão de cópias do livro, tendo ficado por 21 semanas seguidas na lista de best-sellers do The New York Times.

3. Fora da Curva: Os segredos dos grandes investidores do Brasil e o que você pode aprender com eles (Florian Bartunek, Giuliana Napolitano e Pierre Moreau)

livros sobre investimentos fora da curva

  • Tamanho
    : 216 páginas
    Editora: Portfolio
    Idioma: Português
    Avaliação: 4,6 estrelas

Não somente de obras estrangeiras são feitos os livros sobre investimentos, muito pelo contrário. Fora da Curva é um ótimo exemplo da escrita nacional e, principalmente, das histórias que se pode encontrar no Brasil.

Para preencher as páginas, juntaram-se três reconhecidos profissionais do mercado. O investidor Florian Bartunek, o advogado Pierre Moreau e a editora-chefe da InfoMoney Giuliana Napolitano.

Juntos, os três entrevistaram e colheram histórias e ensinamentos de alguns dos principais nomes do mercado financeiro brasileiro. Muitos deles, inclusive, que geralmente se recusam a se expor. Entre eles, destacam-se:

  • André Jakurski, fundador da JGP e do BTG Pactual.
  • Antônio Bonchristiano, sócio da GP Investimentos, fundador do Submarino.com e ex-CEO da Americanas.com.
  • Luis Stuhlberger, fundador do hedge fund Fundo Verde
  • Guilherme Affonso Ferreira, sócio fundados da Teorema Capital e ex-conselheiro de Pão de Açúcar, Arezzo e Petrobrás

Através das experiências desses grandes nomes dos investimentos do Brasil, é possível aprender muito. Aproveite também para conhecer suas histórias e como chegaram ao nível que estão hoje.

4. Princípios (Ray Dalio)

principios ray dalio

  • Tamanho
    : 592 páginas
    Editora: Intrínseca
    Idioma: Português
    Avaliação: 4,8 estrelas

Uma estratégia bastante interessante para aprender sobre investimentos, como dito acima, é verificar cases de sucesso de outras pessoas. Que tal, então, conferir um pouco da vida e carreira do fundador do fundo mais lucrativo de todo o mundo?

Pois bem, esse é o caso de Ray Dalio e da Brightwater Associates, um hedge fund com mais de 140 bilhões de dólares sob gestão. No total, são cerca de 1.500 colaboradores ao redor do mundo para cuidar de tamanho montante.

Conhecido como o Steve Jobs dos investimentos, Ray fundou sua companhia após concluir seu MBA na Harvard Business School. Graças a isso, chegou a uma fortuna estimada em 18 bilhões de dólares segundo a revista Forbes.

No livro Princípios, Ray detalha um pouco de seus conceitos de vida, carreira e investimentos. Para isso utiliza-se de algumas regras a serem seguidas a fim de se chegar ao sucesso e realização.

Também são exemplificados na obra alguns dos princípios que o investidor utiliza em sua empresa. No total, são 277 recomendações que entrega em um manual para seus colaboradores.

Com isso, esse é um dos livros sobre investimentos mais reconhecidos mundialmente. Por conta dele, Ray foi eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2012 pela revista Time.

5. Filosofias de Investimentos (Aswath Damodaran)

livros sobre investimentos filosofia do investimento
  • Tamanho: 534 páginas
    Editora: QualityMark
    Idioma: Português
    Avaliação: Sem Avaliações

Muitas vezes, na hora de aprender procuramos por autores renomados e que se destacam em seu mercado. Bons exemplos são os livros sobre investimentos mencionados acima.

Essa estratégia está longe de estar errada, muito pelo contrário. Aprender através das histórias de outros é uma ótima forma de entender o conceito. O que ocorre é que, às vezes, é bom ter lições com quem realmente sabe ensinar.

Para isso, uma ótima opção é o livro Filosofias de Investimentos. A obra é escrita por Aswath Damodaran, conhecido professor de finanças da Universidade de Nova York. Ele também é tido como uma autoridade do mercado, sendo muito bem cotado como avaliador de capitais.

Para passar os conceitos, entretanto, ele utiliza de muitos exemplos da vida real, o que facilita ainda mais. Seu objetivo aqui, como o próprio título sugere, é explicar as filosofias de investimento aplicadas por alguns dos maiores nomes do setor.

Assim, discorre sobre conceitos como valor e crescimento de mercado, análises técnicas e timing de mercado. Tudo isso baseado em pessoas que conseguiram aplicar essas técnicas e obter sucesso em suas carreiras.

  • 6. O Investidor Inteligente (Benjamin Graham)
o investidor inteligente benjamim graham
  • Tamanho: 672 páginas
    Editora: HarperCollins
    Idioma: Português
    Avaliação: 4,8 estrelas

Benjamin Graham é um dos maiores nomes da história da economia, sendo, inclusive, um dos mestres de nomes como Warren Buffet. Nascido em 1894, foi um economista britânico e publicou o primeiro de seus livros sobre economia (Security Analysis) em 1934.

Não à toa, a obra O Investidor Inteligente é considerada por muitos a bíblia do mercado de investimentos. Nela, Benjamin explica algumas de suas visões a respeito do setor, bem como algumas avaliações novas estratégias.

A mais conhecida é a “buy and hold”, técnica que consiste em comprar ações de grandes companhias e continuar com elas por um bom tempo. Segundo o autor, essa é uma forma de lucrar em cima dessas empresas sem gastar com custos excessivos e impostos.

Se ainda tem dúvidas sobre a compra do livro, talvez seja interessante visualizar algumas das avaliações que recebeu. Depois disso, dificilmente ficará em cima do muro.

Um dos dez livros que todo investidor deveria ler.” ― Exame

Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse.” ― Fortune

 “De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito.” — Warren Buffett

  • Aprenda com esses livros sobre investimentos

Aprender é um processo complicado, especialmente em assuntos em que você não tem facilidade. Assim, apostar na leitura de grandes obras pode ser uma ótima forma de obter conhecimento.

Para isso, conhecer alguns dos principais livros sobre investimentos é o primeiro passo ideal para quem deseja começar a aplicar seu dinheiro. Se esse é seu caso, dê uma olhada nos títulos mencionados acima e comece seu processo de aprendizagem!

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog