Investimentos com alto retorno: como escolher o ideal para você?

Papo IOUU

9 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Encontrar investimentos com alto retorno e baixo risco é o sonho de qualquer investidor. É interessante lembrar que a maioria das pessoas se preocupa apenas com o lado positivo da aplicação, ou seja, seu rendimento.

Contudo, também é preciso prestar atenção em seu lado negativo, afinal todo investimento tem riscos, regras e, em alguns casos, custos, tributos e outras taxas.

Não é possível encontrar uma opção que consiga reunir alto retorno, baixo risco e boa liquidez. Todas as opções apresentam pontos positivos e negativos, sendo necessário analisá-los para poder escolher a melhor alternativa.

Ficou interessado pelo assunto? Então continue a leitura deste artigo e saiba como escolher um investimento de alto retorno que seja ideal para você. Não deixe essa oportunidade passar!

Você sabe qual é o seu perfil de investidor?

Antes de começar a pesquisar por opções de investimento, é preciso ter ciência de qual é o seu perfil de investidor. Esse perfil nada mais é do que uma classificação de suas características financeiras, ou seja, o que você está apto a aceitar, como a sua tolerância ao risco.

A partir da definição do perfil de investidor, será possível direcionar seus investimentos. Essa será a única maneira de realizar as melhores escolhas no mercado, diminuindo as chances de perder dinheiro e, consequentemente, aumentando as chances de sucesso.

É válido ressaltar que existem três categorias: conservador, moderado e arrojado. Os conservadores são aqueles que têm algumas convicções, costumes e aversão ao risco financeiro, ou seja, ​estão habituados a economizar dinheiro.

Já os investidores moderados aceitam assumir um risco maior que os conservadores. As aplicações mais comuns são em renda fixa e variável, em uma porcentagem capaz de buscar a maior rentabilidade possível.

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Por fim, os arrojados são pessoas que têm investimentos de renda variável, como ações e fundos imobiliários. É preciso lembrar que os altos índices de rentabilidade estão ligados a altos riscos, ou seja, um investidor arrojado precisa de preparo técnico e tempo disponível para acompanhar o mercado financeiro.

Quais são as principais opções de investimentos com alto retorno?

Existem diversos tipos de investimentos disponíveis no mercado e entender como é o seu funcionamento é fundamental para escolher as opções que vão de encontro com seu perfil de investidor. Veja, a seguir, as principais alternativas do mercado:

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores representa um dos principais investimentos com alto retorno no mercado. Nos últimos anos, mesmo com o cenário econômico nacional, a Bolsa apresentou ótimos ganhos.

É válido afirmar que o Ibovespa é o índice mais importante do nosso mercado. As recentes pontuações foram responsáveis por encher os investidores de esperança. Inclusive, é esperado que a Bolsa ofereça excelentes oportunidades nesse ano, aumentando a lucratividade de um grande número de investidores. Em janeiro, por exemplo, houve uma das maiores altas dos últimos anos.

O investimento no mercado de ações está ligado a altos riscos, afinal quem nunca ouviu falar de um investidor que perdeu tudo da noite para o dia, não é mesmo? Sendo assim, cada movimentação deve ser pensada, evitando tomar atitudes por impulso ou no calor da emoção. Esse é um dos segredos do sucesso!

Fundos de Investimento Imobiliário (FII)

Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) também são investimentos com alto retorno. Muitas pessoas ainda acreditam que a melhor maneira de investir em imóveis é comprando um. No entanto, alguns especialistas apontam que a aplicação nesse tipo de título pode apresentar inúmeras vantagens.

A rentabilidade e a liquidez do FII apresentam alguns pontos que merecem consideração, como:

  • A taxa Selic a baixos patamares gera uma correção nos preços dos fundos;
  • O aumento da confiança dos consumidores aquece o mercado imobiliário;
  • O baixo preço do metro quadrado de imóveis está atraindo novos investidores.

Sendo assim, podemos afirmar que é interessante apostar no Fundo de Investimento Imobiliário como uma das opções de diversificação de sua carteira. Não deixe de levar essa opção em consideração.

Peer-to-peer lending

O Peer-to-peer lending (P2P) também é um dos investimentos com alto retorno. O P2P pode ser considerado uma nova modalidade de empréstimo, modificando os principais conceitos da economia compartilhada.

O Peer-to-peer nada mais é do que um investimento coletivo, permitindo que os interessados possam investir em pequenas e médias empresas que já tenham estabelecido um histórico operacional, fluxo de caixa e plano estratégico de crescimento.

Os valores emprestados podem variar de R$ 30 mil a R$ 1 milhão, com prazos de três meses a três anos. As empresas e os investidores estão optando por essa modalidade por conta das taxas de juros, que são consideravelmente menores.

Não podemos deixar de mencionar que várias pessoas podem oferecer determinadas quantias. Essas, quando somadas, representam o valor necessário solicitado pelas empresas.

Portanto, para o empreendedor, o P2P funciona como um empréstimo; para pessoas que estão oferecendo dinheiro, ele pode ser considerado uma forma de investimento.

É certo que existe o risco de as empresas não arcarem com seus compromissos. Contudo, contando com a empresa certa, será possível reduzir as chances de insucesso, principalmente por conta da escolha da empresa e pelas garantias de pagamento oferecidas.

Fundos multimercado

Um fundo multimercado é um tipo de investimento que busca mesclar diferentes aplicações em vários mercados, como renda fixa, câmbio, ações e outros. Como o próprio nome sugere, esse tipo de investimento reúne aportes de diferentes pessoas, que investirão seu dinheiro de acordo com uma política predeterminada.

É interessante destacar que os investidores sempre saberão como o seu dinheiro será investido. Pode-se dizer que essa é uma excelente opção para quem busca a diversificação em seus investimentos, garantindo menos riscos e maiores oportunidades de ganhos.

Derivativos

O mercado de derivativos também é um excelente tipo de investimento, principalmente para quem está iniciando suas aplicações. Dominar esse mercado será sinônimo de encontrar um mundo de oportunidades: você aprenderá a ganhar dinheiro na BM&F (Bolsa de Mercadoria e Fundos), por exemplo.

Para facilitar o entendimento, imagine que você compre um contrato futuro de dólar. Nessa operação, você não está comprando a moeda, mas sim o direito de sua oscilação, ou seja, conforme a variação da moeda, você poderá ganhar ou perder dinheiro.

Sendo assim, podemos afirmar que os derivativos são aplicações em que o valor varia de acordo com o comportamento do produto, apresentando um preço e um prazo estabelecido para uma data futura. As operações do mercado derivativo são conhecidas como: mercado a termo, mercado futuro e mercado de opções.

Certificados de Operações Estruturadas (COE)

O último dos investimentos com alto retorno que destacamos são os Certificados de Operações Estruturadas (COE). Esse investimento é conhecido por ser uma operação um pouco complexa, que utiliza derivativos aliados ao funcionamento da Bolsa.

Pode-se dizer que o COE é um tipo de investimento que permite a aplicação em qualquer ativo, sem correr o risco do montante perder valor. É possível investir na compra de commodities, em moeda estrangeira, na bolsa brasileira e até mesmo na bolsa americana.

É válido destacar que o COE é um dos investimentos mais versáteis da Bolsa de Valores. Logo, para apostar nessa alternativa, é preciso contar com especialistas no assunto. Obviamente, altas oportunidades de retorno estão atreladas a altas taxas de juros. Com ajuda profissional, será possível diminuir esse percentual. Pense nisso!

E falando em ajuda profissional, é importante destacar que o percentual de sorte do mercado financeiro é muito baixo. Em hipótese alguma conte com a sorte em seus investimentos.

O ideal é procurar por empresas de qualidade, que possam oferecer investimentos com alto retorno e que estejam de acordo com o seu perfil de investimento. Essa é a principal maneira de garantir o sucesso nesse tipo de aplicação.

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou dos investimentos com alto retorno que destacamos? Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com nossos consultores. Eles estão preparados para ajudar!

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog