Feriados em 2020: Quais os seus impactos e como se precaver

Papo IOUU

9 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Você já deve estar sabendo que não vão faltar feriados em 2020. Ao todo, são 12 as datas comemorativas, das quais 1 cai no fim de semana, 9 na segunda, quarta ou sexta, e 2 na terça ou quinta — os prolongados.

Para os trabalhadores, está aí uma ótima oportunidade de descansar ou viajar, especialmente após um 2019 sem muitos feriados. Aos empreendedores, entretanto, esta é uma notícia não muito animadora.

Além de deixar de faturar, eles ainda devem cumprir com suas obrigações, já que os dias não são descontados. Essa situação acaba por deixar muitos de cabelo em pé, mas saiba que há jeitos de se precaver. Descubra abaixo algumas das maneiras de não deixar os feriados em 2020 te prejudicarem.

Quais são os feriados em 2020

  • 01/01 (quarta-feira) — Confraternização Universal
  • 25/02 (segunda-feira) — Carnaval
  • 10/04 (sexta-feira) — Paixão de Cristo
  • 21/02 (terça-feira) — Tiradentes
  • 01/05 (sexta-feira) — Dia do Trabalho
  • 11/06 (quinta-feira) — Corpus Christi
  • 07/09 (segunda-feira) — Independência do Brasil
  • 12/10 (segunda-feira) — Nossa Senhora Aparecida
  • 02/11 (segunda-feira) — Finados
  • 15/11 (domingo) — Proclamação da República
  • 20/11 (sexta-feira) — Dia da Consciência Negra
  • 25/12 (sexta-feira) — Natal

Quais os impactos dos feriados em 2020

feriados 2020 sao paulo


Segundo a FecomercioSP — Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo —, os números são alarmantes. De acordo com estudo divulgado no fim de novembro, o varejo brasileiro pode deixar de faturar, ao todo, R$11,8 bilhões.

Tudo isso se deve ao número de feriados e emendas esperados para o próximo ano — quase o dobro de 2019. Dessa forma, são menos dias para vender e, consequentemente, aumentar o faturamento.

Outro fator que conta neste número é a previsão de aumento da atividade produtiva para o próximo ano. Com um maior faturamento, a média diária de vendas subirá, representando um valor maior na conta dos dias não trabalhados.

Entre os setores do varejo que mais devem sofrer, segundo a FecomercioSP, estão alguns bastante importantes. Somente o setor de vestuário e calçados deve perder R$1,1 bi, enquanto o prejuízo dos supermercados pode alcançar R$3,2 bi.

Ainda assim, há quem possa lucrar com tais feriados em 2020. Atividades relacionadas ao turismo — como transporte, restaurantes e bares — tendem a faturar mais no próximo ano.

Como se precaver aos feriados em 2020

Você já sabe que a situação em 2020 será complicada por conta dos feriados. Assim, é possível entender o que irá ocorrer e, dessa forma, se precaver, diminuindo ao máximo suas perdas. Para isso, três são os pilares básicos de sua estratégia para o próximo ano.

1.    Planejamento

feriados 2020 rj


Sua primeira tarefa para se precaver contra os feriados em 2020 está em se planejar. Entenda o que vá ocorrer e, assim, trace uma estratégia que já considere esses dias sem faturamento.

Uma boa ideia, neste caso, é já colocar no planejamento essa falta de venda, distribuindo então a meta durante o resto do mês. Ou seja, em meses com mais feriados, o faturamento diário deve ser maior. Dessa forma, sua perda estará diluída ao longo do mês.

Outra opção está em se aproveitar dos feriados em 2020 para faturar mais. Sim, é possível inverter essa situação, deixando de perder para começar a ganhar durante esses períodos.

Para isso, é indicado criar um calendário dos feriados, e analisar quais itens podem ter mais saída durante eles. Veja bem, no Carnaval é possível vender mais roupas coloridas, o que pode aumentar consideravelmente as vendas de uma loja de vestuário.

Da mesma forma, aproveite o combo “feriado + viagem” e oferte itens que possam ser levados na mala. Aqui entram produtos como eletrônicos, livros, e até mesmo peças automotivas — lembre seu público sobre a revisão preventiva.

Com tal planejamento, você pode não conseguir reverter as perdas, mas pode ao menos diminuí-las.

2.    Comunicação

feriados prolongados 2020


De nada adianta fazer um ótimo planejamento, ter todas as melhores ideias, se seu público não for avisado. Pensando nisso, aproveite para investir em comunicação, especialmente durante o período pré-feriado.

Informe seus clientes se você estará ou não trabalhando, lembre-os das datas e horários específicos. Avise-os sobre as promoções, faça-os vir até você. Lembre-os dos benefícios de seus produtos, e como eles podem lhe auxiliar durante o feriado.

Resumindo, aproveite as tais datas comemorativas para lembrar seu consumidor que você existe. De fato, ele não poderá te visitar durante os feriados em 2020, mas pode ir no dia anterior, ou na semana seguinte. Por isso, mantenha uma comunicação constante com ele.

Para os que não podem investir muito, aproveite das facilidades das redes sociais. Poste, comunique, converse com seus clientes. As mídias foram ótimas invenções, que possuem diversos benefícios para os que sabem utiliza-las.

Assim, procure um profissional da área e comece o ano investindo em comunicação. Independente dos feriados em 2020, essa é uma atitude que alavancará e muito seu negócio.

3.    Relacionamento

calendario 2020 para imprimir


Outra tendência do varejo está na maior aproximação entre marca e consumidor. Muito além da comunicação, o termo utilizado aqui é “relacionamento”. É não somente falar, mas também ouvir e entende-lo.

Além de demonstrar uma preocupação às opiniões de seu cliente, isso também pode lhe dar ótimos feedbacks. Afinal de contas, quem melhor para passar uma opinião sobre seu produto do que as pessoas que o utilizam diariamente?

Sabendo disso, aproveite a virada de ano para investir no relacionamento com seus consumidores. Escute o que eles têm a falar, as necessidades que possuem e as dificuldades que enxergam.

Aproveite também para se colocar não somente como vendedor, mas como um parceiro de cada um deles. Diversas grandes marcas já começaram a atuar dessa forma, e os resultados se apresentam cada vez melhores.

Siga os passos desses gigantes do varejo e teste com sua clientela essa nova estratégia. Muito mais do que aumento nos lucros, você verá uma confiança muito maior de seus consumidores em você. E isso é bem mais difícil de conseguir.

Perca o medo dos feriados em 2020

Analisando tudo o que foi mostrado acima, é possível entender que, infelizmente, os feriados em 2020 trazem prejuízo ao varejo. Seja por conta da quantidade, pelos dias em que caem, ou mesmo pelo momento atual da economia.

Ainda assim, há maneiras de se preparar e, dessa forma, evitar um grande prejuízo. Se reúna com sua equipe e trace um planejamento, defina metas e acompanhe dia a dia. Isso, é claro, sempre considerando essas datas comemorativas.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog