4 passos para escolher empresa para empréstimo peer-to-peer

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

O empréstimo peer-to-peer lending (P2PL) é uma interessante modalidade para quem tem dinheiro sobrando e quer buscar boa rentabilidade em aplicações. Ele é diferente os comuns, trazendo mais vantagens para quem quer se aventurar, justamente por não necessitar do intermédio de instituições financeiras.

Mesmo sendo uma modalidade atrativa, os empréstimos peer-to-peer requerem muita atenção de quem vai optar por eles. Alguns detalhes básicos precisam ser observados para que a melhor alternativa seja aquela em que o dinheiro será aplicado. Isso é fundamental para a segurança do empréstimo.

O post a seguir vai ajudar a você na hora de decidir qual a aplicação mais adequada. Para isso, traremos 4 dicas fundamentais. Confira!

1. Observe a taxa de juros ao considerar um empréstimo peer-to-peer

Assim como em qualquer outra modalidade de empréstimo, na P2PL também há a incidência de juros. Sendo assim, é fundamental observar qual taxa está sendo praticada antes de aderir a alguma aplicação disponível.

Como comparação, cheque como estão os juros de outros empréstimos da mesma modalidade. Será possível observar qual é a taxa média. É importante que a aplicação escolhida não esteja muito acima, já que isso pode representar riscos. Verifique se é vantajosa em relação às possibilidades de rentabilidade.

2. Verifique como estão as finanças da empresa

Os empréstimos peer-to-peer são muito comuns para empresas que buscam capitalização, ou até mesmo aquelas que buscam financiamento por crowdfunding, a fim de iniciar suas atividades no mercado correspondente.

Portanto, é altamente recomendável verificar como andam as finanças da empresa. Verifique informações prévias sobre ela no mercado, além de checar se há algum tipo de ação jurídica contra ela. Além disso, é importante também estar atento a possíveis relatórios de balanços oferecidos. A propósito, se a mesma não disponibilizar esse tipo de documentos que atestem sua boa saúde financeira, é bom não arriscar.

3. Saiba quanto a empresa está buscando

Os valores buscados pelas empresas por meio do empréstimo peer-to-peer podem ser para diferentes finalidades. Há a possibilidade de ser um financiamento completo para fundar um negócio, ou simplesmente uma capitalização pontual para alguma atividade ou setor.

É importante entender que nesse tipo de aplicação o investidor está “emprestando” dinheiro para essa empresa, para assim mais tarde receber de volta com juros, gerando a rentabilidade.

Boas garantias desse lucro podem estar ligadas ao valor solicitado. Se for apenas uma capitalização pontual, são boas as chances de a empresa ser sólida, ou seja, menores os riscos do empréstimo.

4. Busque por informações claras

Investidores sempre têm dúvidas sobre suas aplicações. Isso é ainda mais forte quando se tem pouca experiência no mercado financeiro. Uma maneira simples de evitar esse tipo de problema é buscar o máximo de informações possíveis, especialmente no que diz respeito aos riscos do empréstimo.

Desse modo, é fundamental estar em contato com empresas que disponibilizem todos os dados necessários, com informações claras sobre riscos, taxas de juros, responsabilidades, prazos e o que mais for necessário. Além disso, é interessante que elas mantenham uma comunicação eficiente com os investidores.

Busque o empréstimo peer-to-peer ideal

Com essas dicas é possível buscar um empréstimo peer-to-peer de qualidade, com poucos riscos, ótimas rentabilidades e, principalmente, muita transparência por parte da empresa envolvida.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Que tal conhecer serviços que ligam empresas com investidores? Entre em contato para saber mais sobre como trabalhamos!

Seja um dos novos investidores da IOUU

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog