Entenda qual é a importância da retenção de clientes em um negócio

Papo IOUU

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Toda empresa tem preocupação em conquistar cada vez mais clientes, mas muitas se esquecem de se preocupar em mantê-los.

De acordo com a Think Jar, adquirir um novo cliente pode ser até 7 vezes mais caro do que manter um cliente já conquistado.

Neste post, vamos mostrar o quanto é importante ter ações voltadas para a retenção de clientes e como isso pode ser o grande diferencial para o crescimento da sua empresa. Acompanhe!

Entendendo a retenção de clientes

As empresas fazem um esforço imenso para atrair cada vez mais pessoas para suas bases de prospects e convertê-las em clientes. Porém, não é raro ouvir reclamações de abandono logo após a primeira compra.

É preciso manter a relação entre sua empresa e seu cliente saudável e agradável. Esperar que o cliente reclame para tomar atitudes pode gerar sérios efeitos negativos.

Benefícios da retenção de clientes

A retenção de clientes pode trazer inúmeros benefícios dos quais destacaremos os mais importantes e impactantes para as empresas.

Diminuição do custo de venda

Conforme dito no início deste artigo, conquistar um novo cliente é bem mais caro do que manter os que já se possui.

Decorrente disto, o custo para efetivar uma nova venda a um cliente antigo é bem mais baixo do que para conseguir a mesma venda para um cliente novo. Sendo assim, vender para um cliente antigo aumenta sua margem de lucro.

Aumento da fidelidade do cliente

Manter um cliente fiel a você ajuda a enfrentar a concorrência. Afinal, um cliente que está comprando de você, está deixando de comprar na concorrência.

Se você não dá a devida atenção a este cliente, ele pode procurar o seu concorrente e se tornar fiel a ele, e reconquistá-lo pode se tornar custoso, tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista de esforço.

Um cliente satisfeito gera novos clientes

Um cliente satisfeito faz propaganda positiva do seu negócio. O boca a boca ainda é uma das metodologias de divulgação mais eficientes que existem. As pessoas confiam muito mais em uma indicação de um amigo do que em uma propaganda que viram na TV.

Como reter seus clientes de forma eficaz

Agora que você já entendeu a importância de trabalhar a retenção de seus clientes, vamos abordar algumas práticas fáceis e bastante eficazes para encantá-los.

Mostre que você se importa com seu cliente

Logo após a compra, faça um contato agradecendo. Pergunte se o cliente gostou do produto ou serviço adquirido. Tenha sempre um canal de comunicação aberto para ouvi-lo e nunca deixe seu cliente sem resposta.

Seja por e-mail, pelo site ou nas redes sociais. Faça com que o cliente saiba que você está ouvindo e interagindo com ele.

Seja útil para seu cliente

Ofereça conteúdos relevantes para seu cliente, não somente com finalidade de vender para ele. Isso manterá a sua empresa na mente dele de forma positiva. Ele se lembrará de você como a empresa que fornece informações úteis, na qual ele pode confiar.

Peça a opinião do seu cliente sobre seus produtos ou serviços

Ao pedir a opinião de seus clientes ele se sentirão parte da empresa. O sentimento de pertencimento é uma arma poderosa na retenção de clientes.

Além disso, você terá informações valiosas para adequar seus produtos ou serviços para as reais necessidades dos seus clientes.

Se a sua empresa ainda não adota nenhuma das práticas citadas neste artigo, é melhor repensar a sua relação com seus clientes.

Seguindo todas essas dicas, seu negócio fará um excelente trabalho na retenção de clientes. Se gostou deste conteúdo, compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas aprendam mais sobre a retenção de clientes!

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