4 vantagens de fazer empréstimo para empresas pela internet

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

A internet trouxe muita praticidade para diversas áreas profissionais, e a financeira não podia ficar de fora dessa revolução. Fazer um empréstimo para empresas, por exemplo, é bem mais acessível atualmente, tanto na praticidade e vantagens que as empresas do ramo oferecem.

Você já deve ter visto em algum filme a cena de um cidadão sentado em frente ao gerente do banco, explicando as razões pelas quais quer fazer um empréstimo. O gerente ouve calado, com ar desconfiado.

Se o empréstimo é concedido, aí então que a burocracia começa de verdade. Contratos em papel, assinaturas reconhecidas em cartório, certidões negativas… Trabalhoso e demorado. Mas, graças à evolução da tecnologia, hoje existem outras alternativas bem mais ágeis.

Descubra no post de hoje como a tecnologia agilizou o processo de empréstimo para empresas pela internet.

Agilidade na aprovação

Em primeiro lugar, a verificação de risco de crédito começou a contar com uma série de bancos de dados e se tornou muito mais objetiva. Assim, aquela avaliação que levava dias e dias passou a ser feita em pouquíssimo tempo e com critérios mais bem estabelecidos e claros.

Além disso, a tecnologia também facilitou a vida de quem está pedindo o empréstimo. Assim surgiu a opção de fazer empréstimo online, pelo internet banking, eliminando boa parte da papelada.

Juros mais baixos

A taxa de juros cobrada pelos bancos, no entanto, não mudou tanto com a tecnologia e continuou, muitas vezes, proibitiva.

Estava claro que havia aí uma demanda para ser suprida. Pessoas físicas e empresas precisavam de crédito acessível por muitos motivos, como cobrir uma emergência ou ter capital de giro.E foi o avanço tecnológico que permitiu que novas empresas surgissem para atender essa necessidade.

Surgiram então as fintechs, empresas do segmento financeiro cujas operações se baseiam fortemente em tecnologia. Com custos menores e mais concorrência, as fintechs podem oferecer taxas, muitas vezes, mais baixas do que as dos grandes bancos.

Experiência melhorada para o usuário

As fintechs podem prestar diversos tipos de serviço financeiro, como cartão de crédito, gestão financeira para empresas, investimentos e empréstimos, entre outros. A diferença é que cada fintech foca em um serviço específico. Assim, desenvolve uma plataforma perfeitamente adequada.

Dá para entender a diferença quando a gente pensa num bankline que tem um zilhão de funcionalidades diferentes, né? Isso significa que os processos terão de ser padronizados e, consequentemente, serão menos ricos para cada funcionalidade.

Novas soluções de empréstimo para empresas

As fintechs trouxeram ainda mais uma novidade, que são os chamados empréstimos peer-to-peer. Em uma tradução literal, seria um empréstimo de uma pessoa para a outra.

Esse tipo de fintech é uma plataforma em que pessoas ou empresas que desejam solicitar um empréstimo se encontram com as que querem investir seus recursos. Quem quer investir se beneficia do fato de que provavelmente receberá mais do que se fizesse uma aplicação financeira convencional.

Além disso, a plataforma oferece avaliação de risco de quem está pedindo o empréstimo, permitindo saber que nível de risco se está assumindo.

Outra forma de reduzir o risco é distribuir o dinheiro para várias pessoas ou empresas diferentes. Assim, se um ficar inadimplente, os demais continuam cumprindo as obrigações normalmente.

Quem solicita o empréstimo, normalmente, só precisa preencher um formulário curto pelo site ou aplicativo da empresa, com documentos e informações básicas. Depois, é possível acompanhar o andamento da solicitação, além de escolher a forma e data para pagamento.

Pesquisar juros menores, fazer empréstimos pela internet de maneira rápida, sem burocracia e financiado por alguém que acredita tanto no seu negócio quanto você. Parece melhor do que enfrentar a velha burocracia, né?

Gostou de saber como fazer empréstimos pela internet? Assine a nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do mundo financeiro!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog