Empréstimo empresarial: 5 dicas para seguir antes de realizá-lo

Papo IOUU

leitura de 4 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difícil expandir uma empresa, pois, com a diminuição d...

leitura de 4 min

Em momentos de crise, como o que estamos vivendo, é comum que empresários precisem recorrer ao empréstimo empresarial. Isso pode acontecer tanto porque há a necessidade de repor o fluxo de caixa ou porque seja a hora ideal de expandir o negócio.

No entanto, é preciso estar atento a algumas questões antes de assinar o contrato de empréstimo a fim de garantir a sobrevivência e o futuro do seu negócio. Essa atenção garante que você não caia em uma armadilha.

Por isso, continue lendo nosso post para saber em que você deve prestar atenção antes de fazer um empréstimo empresarial.

1. Credibilidade do credor

É tentador fazer um empréstimo com a primeira instituição financeira que você encontra. Mas cuidado, é interessante pesquisar as condições de mais de um lugar.

Nesse sentido, pesquise a credibilidade do credor antes de assinar o contrato. O ideal é que você faça uma pesquisa prévia sobre a regularidade da companhia a fim de saber se existem pendências com um órgão federal, bem como para saber sobre a existência de processos judiciais por práticas abusivas.

Isso tudo porque é importante saber com quem você está contratando.

2. Condições contratuais

Leia o contrato de empréstimo. Em situações como essa não importa o que o gerente da financiadora te informa oralmente, mas sim as condições previstas no contrato.

Por isso, se você tiver alguma dificuldade de entender o que está escrito, procure um profissional e peça orientação.

Entre as condições contratuais que você deve estar atento, podemos apontar a forma de pagamento, as multas e as taxas de juros ao mês e ao ano. Nesse contexto, verifique se os juros não são abusivos ou se não inviabilizam o pagamento.

3. Prazo para pagamento do empréstimo empresarial

Prestar atenção na forma de pagamento é fundamental, mas não se esqueça do prazo. Isso porque o ideal é contar com um prazo de carência antes de começar a pagar o empréstimo, a fim de ter um tempo para receber o retorno financeiro da aplicação daquele valor.

Verifique, também, o número de parcelas para conclusão do pagamento. Ele deve estar de acordo com o motivo pelo qual você está contraindo a dívida.

Assim, se o motivo da dívida é um investimento, o prazo para pagamento pode ser mais longo. Contudo, se for para capital de giro, o ideal é que seja paga em um prazo mais curto.

4. Venda casada

É muito comum que o gerente das instituições financeiras tente vender outros produtos e serviços, como seguros. Essa é uma forma de a companhia lucrar ainda mais com o empréstimo.

Quando há a obrigação de o empréstimo ser concedido somente se houver a contratação do seguro ou de outro produto há a configuração de venda casada. Esse tipo de venda é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, você pode recusar a oferta de produtos adicionais, uma vez que eles aumentam o valor do empréstimo e da taxa de juros.

5. Planejamento financeiro

O empréstimo empresarial pode ser necessário para garantir o fluxo de caixa ou para promover a expansão do negócio, mas garanta que ele cumprirá com seus objetivos. E a melhor forma de garantir isso é por meio do planejamento financeiro.

Nesse sentido, dê ao empréstimo a finalidade para a qual ele foi contratado. E, ainda, analise se as parcelas da dívida cabem no seu orçamento. Independentemente da finalidade do empréstimo, há uma demora para haver retorno financeiro, por isso, assegure-se da viabilidade de pagamento das parcelas.

O atraso no pagamento pode implicar a incidência de juros de mora expressivos e tornar a sua dívida ainda mais cara.

Dessa forma, a contratação de um empréstimo empresarial pode ser extremamente interessante e vantajosa para a saúde financeira do seu negócio. Para isso, basta ficar atento a essas dicas para assinar o contrato com uma companhia de confiança e para não desvirtuar a finalidade do empréstimo.

Solicite um empréstimo em minutos

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Pessoa Politicamente Exposta: O que é e o que muda...

Um termo que tem ganhado cada vez mais relevância ...

leitura de 7 min

Peer to Peer Lending no Brasil: O que é e como sol...

O mercado de Peer to Peer Lending no Brasil está c...

leitura de 5 min

Como atrair clientes para seu negócio em 6 passos ...

Como atrair clientes é a pergunta número um feita ...

leitura de 9 min