Saiba como emprestar dinheiro para empresas e lucrar com isso

Papo IOUU

8 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Quando escutam sobre emprestar dinheiro, muitas pessoas na hora já torcem o nariz. Normalmente, entendem que é algo ruim, quase como um crime, como se a sociedade desaprovasse a negociação. Em alguns casos, pode até ser que isso seja verdade, mas aqui você conhecerá uma possibilidade bastante positiva.

Trata-se de uma novidade do mercado financeiro, em que pessoas físicas emprestam seu dinheiro para pessoas jurídicas. Sim, o cidadão comum faz um empréstimo para uma empresa, tudo de forma online e recebendo juros. Nem parece realidade, não é?

Pois é, essa modalidade se chama Peer to Peer Lending, e tem feito muito sucesso ao redor do mundo. Agora, através da IOUU, a novidade chega ao Brasil e promete revolucionar a forma como o brasileiro faz investimentos. Preparado para conhecer o P2P?

Como emprestar seu dinheiro para empresas

Muitas pessoas não sabem disso, mas é possível emprestar seu dinheiro para empresas como forma de investimento. O montante será disponibilizado para que elas possam empregá-lo da melhor maneira possível e, após certo tempo, te devolver com juros. Na prática, o Peer to Peer Lending é uma situação onde ambos ganham.

O que é o Peer to Peer

emprestar dinheiro empresas


Se você ainda não se convenceu de emprestar dinheiro para empresas, tente olhar para a situação de outra forma. O Peer to Peer nada mais é que uma negociação sem a interferência de uma grande instituição financeira. Daí o nome — peer to peer é o equivalente em inglês a “pessoa para pessoa”, ou “de ponta a ponta”.

Sabendo disso, você deve entender que esse processo todo significará, para você, um investimento. Você colocará seu dinheiro em algo, que retornará a você com o acréscimo de juros. Você investe X e recebe X + juros.

Do outro lado, existe a empresa que receberá o montante, para a qual a transação é semelhante a um empréstimo comum. Ela recebe um valor e deve retorná-lo com o rendimento de acordo com o período.

A facilidade aqui é que o processo é muito mais rápido, eficaz e sem burocracias que através de um banco. Além disso, as taxas são bem menores para o tomador e o rendimento bem maior para o investidor.

Como emprestar dinheiro através do P2P

peer to peer lending

Agora que já entendeu o que é e como funciona, está na hora de se aventurar no mundo do Peer to Peer. Para isso, não é necessário muita coisa, além do dinheiro e da vontade de vê-lo render.

O primeiro passo é criar uma conta no site da IOUU, que fará todo o meio de campo entre você e o tomador. E fique tranquilo, pois todas as empresas passam por uma criteriosa seleção antes de aparecerem para você. São analisados dados financeiros, sociais e de crédito.

Em seguida, você deverá cadastrar seus documentos — RG e CPF — e preencher um questionário de investidor. Nele, será analisada a forma como você lida com segurança, liquidez e rentabilidade. É através dele que definiremos o seu perfil de investidor.

Depois de 24 horas você já poderá conferir se seu cadastro foi aprovado. Em caso positivo, já estará apto a procurar pela melhor aplicação para seu perfil!

Vantagens de emprestar dinheiro para empresas

emprestar dinheiro

Se você ainda está receoso sobre todo esse processo, pensando se não compensa mais investir em outros lugares, fique atento. Os benefícios do Peer to Peer são muito maiores do que apenas não haver a interferência de um banco.

Em primeiro lugar, o processo é 100% online. Dessa forma, você não precisará se deslocar para nenhuma etapa dessa transação. Com a vida corrida que se leva atualmente, essa é uma grande vantagem.

Em seguida, é preciso destacar que há muito menos burocracia através do P2P. Você deve saber que emprestar dinheiro não é fácil, mas aqui tudo fica mais simples. Sem a necessidade da aprovação de bancos ou instituições, tudo ocorre de forma mais fluída e sem entraves.

Por fim, mas definitivamente não menos importante, está o rendimento de uma aplicação como essa. Como não há a fatia do banco, o seu montante fica maior, tornando esse um dos investimentos mais rentáveis da atualidade.

rendimento investimentos

Como forma de comparação, a média de rendimento dos investimentos da IOUU ao mês é de 3,9%. Enquanto isso, aplicações no CDB, Tesouro Direto e na Poupança rendem 0,4%, 0,25% e 0,25%, respectivamente.

Compensa investir no Peer to Peer?

Com todos os dados na cabeça, fica fácil concluir que o Peer to Peer é sim uma boa alternativa de investimento. De fato, emprestar dinheiro nunca foi tão positivo e favorável para você.

emprestar dinheiro

Como qualquer outra aplicação, existe um risco, mas que é diminuído por conta da análise feita pela IOUU. Além disso, na hora de definir o seu perfil de investidor, serão destacadas oportunidades que combinem com você.

Por fim, se faz importante destacar o impacto social que ações como essa podem fazer. Ao invés de investir seu suado dinheiro em grandes companhias — que não precisam realmente dele — você estará ajudando os pequenos empresários.

Em momentos complicados como os de atualmente, são eles quem mais sofrem para se manter abertos. Dessa forma, muito mais do que apenas uma aplicação, essa é uma forma de auxiliar a economia local e fortalecer aqueles que vivem ao seu redor.

Emprestar dinheiro pode ser positivo!

Depois de ler este texto, você deve ter entendido que sim, emprestar dinheiro pode ser algo positivo. Esse tipo de investimento é benéfico a você e à sociedade em que você está inserido. Além disso, é uma ótima forma de pensar no futuro seu e de sua família.

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog