Economia para a empresa: saiba como negociar taxas do banco!

Papo IOUU

leitura de 3 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

A crise econômica é real e tem dificultado a vida de empresários de pequeno e médio portes que precisam de crédito. Seja para impulsionar as empresas nos estágios iniciais, pagar as dívidas ou ter capital de giro, os juros elevados têm sido um obstáculo perigoso.

Para sobreviver nesse cenário, empresários precisam saber como negociar taxas do banco a fim de reduzir os altos encargos praticados.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você consiga aproveitar as melhores oportunidades na hora de solicitar ou renegociar as taxas de empréstimos. Confira!

Sempre solicite empréstimos com antecedência

Uma das maiores vantagens que os bancos têm em relação a juros é que sempre são procurados de última hora. Geralmente, as pessoas precisam do dinheiro para ontem e tendem a aceitar qualquer condição a fim de obter o empréstimo.

Lembre-se que bancos são uma empresa como qualquer outra e a lei da oferta e da procura também se aplica a eles. Isso significa que ditarão as regras se perceberem que você não tem muitas escolhas.

O lado bom da história é que o oposto também é valido. Ou seja, se a sua empresa se programou e tem tempo para pesquisar ofertas, negociar com fornecedores e não tem pressa para fechar negócio, os bancos é que precisam convencer você de que são a melhor opção. E, geralmente, fazem isso oferecendo taxas inferiores às da concorrência.

Tenha total controle sobre suas operações financeiras

Muitas empresas de pequeno ou médio porte não podem contar com um especialista em economia por tempo integral. O problema é que sem alguém que conheça o mercado financeiro e entenda de trâmites bancários, taxas e juros. Sendo assim, fica difícil acompanhar tudo o que acontece com os saldos da sua empresa.

É preciso recalcular quase que semanalmente os valores de parcelas, juros, receita e dívidas, buscando sempre as melhores oportunidades de acordo com a desenvoltura econômica do nosso país. Essa é uma ótima forma de aprimorar, inclusive, o fluxo de caixa da empresa.

Ao ter total domínio da sua situação financeira, fica mais fácil propor acordos e renegociar dívidas com o banco, por exemplo, buscando sempre as menores taxas possíveis.

Saiba como negociar taxas do banco diretamente com seu gerente

Antes de conversar com seu gerente, realize uma pesquisa nos principais bancos e descubra as taxas praticadas por eles. Com isso em mãos, compare com as que você paga e veja se está em vantagem ou não. Caso não esteja, utilize os dados como argumento para solicitar uma renegociação de dívidas. Lembre-se de que há a possibilidade de transferir um financiamento para outro banco e seu gerente não quer que você faça isso.

Caso sua empresa seja um cliente antigo do banco, mencione todo o dinheiro movimentado nesse período, a transparência com a qual você tem trabalhado e faça-o perceber que há outros bancos dispostos a ter você como cliente. Esse tipo de informação ajuda a dar mais peso às suas necessidades.

No fim das contas, as taxas podem ser reduzidas, mas é preciso ter um certo jogo de cintura e flexibilidade de tempo para conseguir negociar com calma. Portanto, também é importante ter noção de alguns indicadores econômicos e conhecer a situação financeira da sua empresa para que você saiba o quanto de responsabilidades pode assumir em um possível acordo.

Agora, que já sabe como negociar taxas do banco, seu poder de barganha será muito maior e você se tornará um negociador de primeira, obtendo ótimas vantagens para sua empresa.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Pessoa Politicamente Exposta: O que é e o que muda...

Um termo que tem ganhado cada vez mais relevância ...

leitura de 7 min

Peer to Peer Lending no Brasil: O que é e como sol...

O mercado de Peer to Peer Lending no Brasil está c...

leitura de 5 min

Como atrair clientes para seu negócio em 6 passos ...

Como atrair clientes é a pergunta número um feita ...

leitura de 9 min