É seguro fazer um investimento online?

Papo IOUU

leitura de 17 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Fazer investimento online é um dos assuntos mais buscados no momento. Com tantas dúvidas sobre o presente, as pessoas tendem a procurar por alternativas para garantir o futuro. Aqui, entram opções como a bolsa de valores, o tesouro direto e até bitcoin. Mas é preciso lembrar que existem possibilidades mais modernas e seguras.

O mundo como conhecemos está passando por várias mudanças. Hoje, podemos fazer quase tudo pela internet, acessível pela palma de nossas mãos. Com isso, dentre as principais atividades, podemos destacar a oportunidade de fazer investimento online.

As pessoas estão buscando e se informando cada vez mais sobre as aplicações, mas muitas vezes não sabem qual modalidade escolher. Além disso, a escassez de tempo para ir a instituições financeiras e organizações do tipo também é um fator que deve ser lembrado.

O investimento online já é uma realidade. Com ele, é possível conseguir as principais informações sobre os diferentes tipos de investimentos por meio da internet, de modo a fazer qualquer aplicação em ambiente digital.

Descubra como fazer investimento online

Sim, é seguro fazer um investimento online atualmente. No entanto, é importante seguir alguns passos de segurança para não colocar seu capital em risco gratuitamente. Desde pesquisar bem o histórico da empresa escolhida antes de investir seu dinheiro, até escolher a modalidade do investimento.

PRESTE ATENÇÃO NAS FACILIDADES DA INTERNET


investimento online


A internet permite que muitas coisas sejam feitas de forma prática e cômoda, sem sair de casa. Comprar, vender, ler, conversar, assistir à programação variada, estudar e assim por diante.

Pois, com os investimentos não é diferente. Não importa qual seja o tipo — de renda fixa ou renda variável — é possível fazê-lo online, com segurança e bem informado. É válido afirmar que existem diversas plataformas que podem te ajudar a realizar um investimento online.

Obviamente, escolher a melhor alternativa não é fácil. É importante procurar por opções que permitam a realização de investimentos por conta própria e em diversas aplicações (Tesouro Direto, Renda Fixa, Renda Variável, LCI, LCA, Fundos de Investimento, Debêntures, ações e tantas outras).

Além de analisar esses pontos, é fundamental avaliar o custo x benefício da plataforma. Veja os custos exigidos para investir, a possibilidade de contar com suporte e ajuda de profissionais especializados e outros aspectos que você considera importante. Essa é uma das receitas para o sucesso.

VEJA A MANEIRA CERTA DE FAZER UM INVESTIMENTO ONLINE

maneira certa de aplicar


Existem inúmeros canais de investimento, com diferentes opções. Um dos mais completos é o site do Tesouro Direto. Nele, o investidor encontrará todas as informações que precisa sobre a rentabilidade, custos, prazo, tipos de aplicações e, até mesmo, informações sobre o perfil de investidor de cada título.

Além do Tesouro Direto, muitas pessoas utilizam o internet banking, que possibilita transações bancárias por meio de computadores, notebooks e celulares. A possibilidade de realizar transações (consultas, transferências, investimentos) por meio de um computador é conhecida como Home Banking.

O Home Broker, por sua vez, é a realização de operações de compra e venda de títulos públicos e ações, acessando uma conta pessoal aberta em uma corretora de valores. O Home Broker pode oferecer gráficos, informações e técnicas para ajudar o investidor durante a operação.

Não podemos deixar de mencionar a Bolsa de Valores, que está totalmente automatizada. Agora, é possível investir por meio de robôs, deixando que eles decidam quais são as melhores operações a serem realizadas.

CONHEÇA AS MELHORES PLATAFORMAS DO MERCADO

investimento online

Listamos, no tópico anterior, as principais formas de se investir. Contudo, existem inúmeras plataformas para realizar esse investimento online. Algumas são mais conhecidas e apresentam vantagens interessantes, sendo consideradas as melhores do mercado. Veja:

IOUU

A IOUU é uma plataforma diferente em termos de investimento online. Pode-se dizer que seu objetivo principal é conectar empresas que querem crescer com pessoas que querem investir seu dinheiro. Sendo assim, grande parte da burocracia de um investimento comum é eliminada e as empresas têm acesso ao montante necessário em menos de 15 dias.

Os retornos desse tipo de investimento costumam ser vantajosos. É válido ressaltar que os passos para se investir são simples: basta fazer seu cadastro como investidor, que passará por uma análise e aprovação em 1 dia útil. Após isso, basta selecionar as oportunidades e investir seu montante. O rendimento é superior ao de opções mais conservadoras, além de ter um processo muito menos burocrático e 100% online.

EASYNVEST

A Easynvest permite aplicação em títulos de renda fixa, fundos e ações. Pode-se dizer que essa ferramenta permite a comparação de investimentos por risco, liquidez, aporte mínimo e taxas cobradas. É possível também, comparar a rentabilidade de um determinado investimento com a poupança.

Um dos diferenciais dessa plataforma é o oferecimento de palestras gratuitas, que podem envolver temas diversos, como os riscos das aplicações e até dicas sobre como resgatar investimentos.

Antes conhecida como Título Corretora, a Easynvest foi fundada em 1968. Durante sua história, destacou-se por ser sempre inovadora, sendo uma das primeiras a investir no home broker.

XP INVESTIMENTOS

A XP Investimentos é responsável por distribuir títulos de renda fixa, fundos e aplicações em ações e fundos de previdência privada. Em seu site há a possibilidade de realizar simulações, identificando qual será o capital acumulado ao longo de um determinado período de investimento.

A XP também disponibiliza uma parte do seu site a assuntos educacionais, oferecendo cursos sobre investimentos. Nesse caso, o cliente pode contratar uma assessoria de investimentos, obtendo ajuda na escolha da melhor aplicação possível. Conhecida também por ser uma grande plataforma educacional, a XP atraiu os olhos de gigantes. Em 2018 o Itaú Unibanco adquiriu 49,9% da empresa por cerca de R$6 bilhões.

MODALMAIS

A modalmais é um Home Broker com diversas opções para quem deseja investir. Ações, Renda Fixa, Tesouro e Fundos de Investimentos são algumas das modalidades oferecidas pela empresa. Um de seus pilares é o baixo custo de investimento, além de uma plataforma de alta tecnologia para auxiliar nas escolhas do investidor.

A plataforma faz parte do Banco Modal, o que a possibilita também trabalhar como um banco online. Assim, além do investimento online, passou a oferecer também pagamentos e transferências. Em 2020 o banco suíço Credit Suisse adquiriu 35% da participação do Banco Modal na modalmais.

RICO

A Rico é uma plataforma que sugere carteiras de investimento conforme o perfil do cliente. A corretora apresenta, ainda, um espaço dedicado a conteúdo educativo, com cursos e palestras presenciais e online, que podem ser destinadas a investidores iniciantes ou mais experientes.

Fundada em 2011, a empresa passou por uma fusão com o grupo DirectaInvest três anos depois. Foi nesse momento que cresceu, viu sua base de clientes se expandir e chegou à vice-liderança do mercado brasileiro. Em 2016, foi comprada pela líder XP Inc, que manteve a Rico como uma operação separada, com sua base de dados e estratégia de negócio.

MAGNETIS

A Magnetis é uma empresa fundada em 2012, que tem em seus robôs de investimento seu grande trunfo. A plataforma conta com um sistema se algoritmos que sugere as melhores opções para cada um de seus mais de 5.000 clientes.

Ao contrário das opções citadas acima, a Magnetis não é uma corretora de investimentos, mas sim uma consultora de investimento online. Dessa forma, ela faz todas as aplicações através da parceira Easynvest.

Recentemente, fez outra parceria, agora com o GPS Investimentos, grupo suíço maior gestor de patrimônio independente de alta renda no Brasil. Com isso, utilizará seu banco de dados para melhorar ainda mais seu algoritmo.

GENIAL

Com mais de 270 mil clientes e 35 bilhões de reais em ativos, a Genial Investimentos é outra opção dentro do mercado de investimento online. Com uma plataforma 100% online, ela oferece opções de renda variável, renda fixa, fundos imobiliários e previdência privada.

Visando trazer novos traders ao seu portfólio, a Genial investiu em 2019 na Casa do Trader. A plataforma oferece aos clientes cursos, grupos de análise com profissionais da corretora e valores exclusivos. Com isso, pretende passar a marca de 5% de Market share do mercado brasileiro.

TENHA CUIDADO COM ROUBOS

roubo na internet


Um dos principais medos de um investimento online é a possibilidade de ter seu dinheiro roubado. Mas é preciso estar ciente que o governo não rouba o dinheiro dos investidores.

Anos atrás, por volta da década de 1990, os investidores que aplicaram na caderneta de poupança viram seu dinheiro desaparecer. Contudo, essa situação dificilmente voltará a acontecer (e, a poupança atual não é, de forma alguma, um bom investimento).

De qualquer modo, não é possível roubar ações, pois elas ficam na Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC). Ao lado da Bovespa, ela conserva as ações em segurança.

Na verdade, os sistemas não permitem operações de “roubo de ações”. O que pode acontecer é uma corretora roubar seu dinheiro ou falir, levando suas aplicações com ela. Isso somente acontecerá se você escolher uma corretora que não tenha credibilidade (por exemplo, a de outro país, com preços muito baixos e condições desconfiáveis).

Para garantir que é seguro fazer um investimento online, vamos lembrar que, caso alguma boa corretora atinja a falência, existe um seguro que cobre valores de até R$60 mil.

GARANTA SUA SEGURANÇA NO INVESTIMENTO ONLINE

investimento online


Para aumentar a sensação de segurança em investimento online, é recomendado seguir algumas boas dicas para acessar seu internet banking com alta confiabilidade:

  • Não dê atenção a e-mails e torpedos pedindo dados (se precisar atualizar os dados, vá diretamente a uma agência);
  • Não acesse o site do banco em computadores públicos (hotéis, pousadas, cibercafés), nem em redes sem fio (wi-fi) públicas;
  • Instale no computador as proteções fornecidas pelo seu banco;
  • Na hora de acessar, digite o endereço do banco na barra do navegador;
  • Verifique o símbolo do cadeado verde na barra de endereços, pois ele indica que o site é seguro (certificado SSL);
  • Utilize senhas fortes;
  • Mantenha o sistema operacional sempre em dia (atualize-o e baixe sempre a versão mais recente de um bom antivírus).

APOSTE NOS MELHORES INVESTIMENTOS

melhores aplicações


Certamente, você quer aprender as melhores informações sobre um investimento online. Contudo, uma dúvida deve ter surgido: quais são as melhores opções de investimento para serem realizados por meio da internet? Veja, a seguir, algumas opções que destacamos:

Peer-to-Peer Lending

O Peer-to-Peer Lending — conhecido como P2P — é uma modalidade relativamente nova dentro do mercado financeiro. Nela, empresas que precisam de crédito são conectadas com investidores que buscam por opções rentáveis.

A aplicação é feita na forma de um empréstimo a determinada companhia, que deve devolver o montante em um período e com juros. É uma forma bem mais simples e rápida de fazer investimento online, já que é 100% digital, menos burocrática e com alta rentabilidade.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa lançado em 2002 pelo governo nacional. Seu intuito era de democratizar o acesso da população aos títulos públicos, com investimentos a partir de R$30,00.

Este é um investimento de renda fixa e funciona como um empréstimo ao governo. No prazo pré-determinado, você recebe o valor de volta acrescido de juros. Em geral, oferece boa rentabilidade e muita segurança ao investidor.

CDB (Certificado de Depósito Bancário)

Os CDBs são mais uma opção de títulos de renda fixa, e são os favoritos dos que começam a investir. Isso se dá, principalmente, por conta da facilidade de encontrá-los, já que são oferecidos por quase todos os bancos e corretoras.

Sua lógica é semelhante à do Tesouro Direto, porém o empréstimo é feito, nesse caso, aos bancos, e não ao governo. O montante levantado é utilizado pelas instituições para fazer empréstimos a outros clientes e, assim, fazer o negócio girar.

LCI (Letras de Crédito Imobiliário)

Seguindo nessa lógica, os LCIs se apresentam com a mesma ideia dos CDBs, mas tem um outro destino. Como o próprio nome sugere, esse tipo de investimento online é feito com foco no mercado imobiliário.

Este é outro investimento de renda fixa, visto que, no momento em que aplica seu dinheiro, você já saberá o quanto ele irá render e em quanto tempo. No geral, é possível investir a partir de R$1.000.

LCA (Letras de Crédito do Agronegócio)

Como você já pode imaginar, as LCAs são praticamente irmãs das LCIs. Aqui, entretanto, as instituições públicas e privadas utilizam o título para obter recursos e destiná-los ao setor de agronegócios.

Esse investimento pode ser pré-fixado, pós-fixado ou híbrido. Assim, é preciso analisar bem a melhor opção para você e seu perfil de investidor antes de comprar um título desse tipo.  

Bolsa de Valores

Muito provavelmente você já ouviu falar da Bolsa de Valores e, talvez, teve vontade de investir em ações. Assim, deve saber que este é um ambiente para negociação de valores, que podem ser ações, commodities ou títulos públicos.

Normalmente, as pessoas investem em ações de grandes empresas quando optam por essa alternativa. Os ganhos podem ser bem maiores, assim como as perdas. Isso porque o ambiente é bem mais volátil, e requer que o investidor esteja sempre atento às movimentações de todo o mundo.

Debêntures

As debêntures são ativos de renda fixa que têm ganhado mais mercado no Brasil nos últimos anos. Isso se dá por conta de sua rentabilidade, que pode bastante alta dependendo da situação. A desvantagem, entretanto, está justamente nesse fato.

Por ser um título de dívida de empresas privadas, você precisa estar bem informado e consciente quando as comprar. Da mesma forma que pode trazer altos ganhos, seu risco é grande e pode também trazer altos prejuízos.

Diversifique seu investimento online

diversificar investimentos


É interessante entender que o investimento é um risco e, portanto, deve ser controlado para não trazer complicações. Por isso, uma dica muito importante está na diversificação de seu investimento online.

Assim, busque por aplicar em mais de uma das opções citadas acima. Preferencialmente, é ideal que aposte em alternativas que não dependam das mesmas situações para crescerem. Dessa forma, se algo acontece no ambiente externo, você não tem quedas em todo o seu montante.

Nesse momento também é bom entender sobre o seu perfil de investidor. Dependendo da forma como você consegue administrar os riscos, pode ser interessante optar por possibilidades mais ou menos arriscadas.

Pense no futuro e faça seu investimento online

Perca o medo de investir online e comece a colocar seu dinheiro para trabalhar ao seu favor. São diversas opções de investimento no mercado e, seguindo nossas dicas, seu dinheiro renderá com muito mais segurança.

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Como declarar investimentos da IOUU no Imposto de ...

Como declarar investimentos da IOUU no Imposto de ...

leitura de 5 min

Melhores investimentos a curto prazo

Melhores investimentos a curto prazo Você é uma pe...

leitura de 7 min

Investimentos para o futuro: confira tendências qu...

A roda da fortuna gira sem parar, e todos os dias ...

leitura de 6 min