Diversificação de investimentos: Por que é importante?

Papo IOUU

leitura de 8 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difícil expandir uma empresa, pois, com a diminuição d...

leitura de 4 min

A diversificação de investimentos é uma das melhores dicas que um investidor pode receber. Como carteira diversificada, você poderá aplicar em diversos fundos e empresas, dividindo assim seu patrimônio.

Assim, é importante ter essa noção antes de apostar nesse mercado, especialmente os novatos. Colocar todas as suas fichas em um único local é extremamente arriscado, ameaçando todo seu futuro.

 Por isso, especialistas recomendam que haja uma diversificação de investimentos, colocando um pouco em cada ação. Dessa maneira, você terá diversos benefícios, além de arriscar menos o patrimônio que tanto lutou para conseguir.

Acompanhe este texto para descobrir mais sobre a diversificação de investimentos e o porquê de sua importância.

O que é diversificação de investimentos

De maneira resumida, diversificação de investimentos representa a diluição do capital em diferentes ativos e empresas do mercado. Essa é uma estratégia bastante utilizada por investidores, principalmente por conta do menor risco apresentado. Assim, é uma prática extremamente válida, porém ainda ignorada por quem se arrisca no mercado de investimentos.

Como diversificar os investimentos

carteira de investimentos ideal


Antes de apresentar as vantagens da diversificação de investimentos, é preciso explicar que existem maneiras de se fazer isso. Afinal, é preciso analisar seu objetivo e traçar uma meta antes de agir.

O primeiro passo para isso é identificar suas necessidades, ou seja, o que te faz querer investir. Diferentes pessoas, em diferentes estágios da vida, possuem visões e objetivos distintos. Assim, se faz preciso descobrir onde você se encontra.

Você quer investir para compra um bem de ato valor agregado, como um carro ou uma casa? Pretende entrar nesse mercado pensando em seu futuro, na aposentadoria? Ou ainda tem como objetivo adquirir a independência financeira o mais rápido possível?

Cada um desses objetivos requer uma estratégia diferente.

Outro fator importante a analisar é o seu perfil de investidor, o que se traduz em: quanto você quer arriscar. Algumas pessoas não veem problema e apostar em ações de alto risco, enquanto outros preferem ficar no moderado.

Novamente, não há certo ou errado aqui, somente diferentes formas de se diversificar os investimentos.

Quais as vantagens da diversificação de investimentos

a diversificação consiste em fgv


É muito comum que, ao citar a diversificação de investimentos, se foque apenas no menor risco. Ainda que este seja, de fato, um grande benefício da estratégia, ele não é o único.

Também podem ser citados aqui temas como crescimento dos lucros, comodidade e equilíbrio. Estes são outros fatores que influenciam diretamente na vida do investidor, e que devem ser considerados tanto quanto o risco.

Dessa forma, se faz necessário entender cada uma das vantagens de diversificar os investimentos. Para isso, abaixo você encontrará uma melhor explicação dos principais benefícios da estratégia.

Menos riscos

carteira de investimentos moderada


Comecemos então pelo tópico mais comum, a diminuição dos riscos no investimento. Este é, com certeza, um dos mais importantes fatores que fazem os especialistas incentivarem a tal diversificação de investimentos.

Isso se dá, principalmente, por conta da dependência existente entre o investidor e um único fundo. Com tantas situações ocorrendo simultaneamente no mercado, depender de somente um fator pode ser aterrorizante.

Assim, diversificar os investimentos representa, para o investidor, segurança. Segurança essa em saber que não perderá todo seu dinheiro de uma vez. Segurança de não depender, inteiramente, de fatores externos e incontroláveis.

Esse é sentimento mais importante para o investidor, já que, mesmo que ele goste de alto risco, dificilmente estará disposto a perder tudo. Lembre-se que, nos investimentos, um pouco de risco é necessário, muito risco é displicência.

Mais ganhos

como dividir investimentos


Ao contrário do que muitos pensam, diversificar sua carteira pode sim atrair mais ganhos. Utilizando uma lógica simples, em quanto mais locais estiver aplicado seu dinheiro, mais chances você tem de acertar.

Embora não seja uma verdade definitiva, esse pensamento se aplica no mercado de investimentos. Afinal, com todo seu dinheiro em uma ação, você depende somente do crescimento ou não dela.

Enquanto isso, ao ter uma maior diversificação de seu investimento, seu dinheiro estará aplicado em mais opções. Assim, você ganha se qualquer uma delas render acima do esperado.

Dessa forma, e se estiver atento, você consegue realocar seu patrimônio quanto um ou outro investimento está bem. É com esse tipo de movimentação que você verá seus lucros aumentarem, assim como sua satisfação.

Mais equilíbrio

diversificar tesouro direto


Como dito acima, existem diversos perfis de investidor. Alguns preferem arriscar mais, enquanto outros preferem ser mais pés no chão. O que ocorre, entretanto, é que nenhum dos casos é benéfico se for aplicado em tudo.

Assim, a diversificação de investimentos possibilita que o investidor aproveite um pouco de cada perfil. É possível, por exemplo, aplicar um pouco em ações de alto risco, enquanto outro montante fica destinado a fundos mais moderados.

Com esse equilíbrio, fica mais simples aproveitar o melhor de cada mundo. Você se dá ao luxo de arriscar, sem se preocupar em perder tudo. Ao mesmo tempo, consegue ter um capital seguro, mesmo que não crescendo muito.

Mais disponibilidade

cartela de investimento


Quando investe, a maioria das pessoas não conta com aquele dinheiro, esperando deixa-lo render o máximo possível. Ainda assim, imprevistos acontecem, o que pode fazer com que você precise sacar o dinheiro.

O que ocorre, entretanto, é que diversos investimentos possuem prazo de vencimento. Ou seja, você não pode tirar o dinheiro até o dia descrito no contrato. Dessa forma, você pode acabar tendo dinheiro aplicado, mas sendo incapaz de quitar alguma dívida.

Assim, a diversificação de investimentos possibilita que você tenha maior disponibilidade. Isso se dá, principalmente, pela possibilidade de aplicar em fundos com liquidez diária. Dessa forma, será possível sacar o dinheiro quando necessário.

Com isso, você, novamente, aproveitará o melhor de dois mundos, tendo aplicações em ambas as maneiras. Será possível ter, ao mesmo tempo, um pouco com liquidez diária e outro montante com prazo de vencimento.

Aposte na diversificação de investimentos

Como você pôde ver acima, são diversos os benefícios de apostar na diversificação de investimentos. Da segurança à comodidade, motivos é o que não falta para você utilizar essa estratégia.

Para isso, busque por diversas opções de investimento, incluindo também algumas novas. Uma boa alternativa é o Peer-to-Peer Lending, que apresenta menos taxas, burocracias e um processo online.

Incluindo-o em sua carteira de investimentos, você terá muito mais chances de aproveitar das vantagens da diversificação.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

A diferença entre Retorno Sobre Investimento e Tax...

Entender o conceito de retorno sobre investimento ...

leitura de 9 min

Livros sobre investimentos: 6 títulos para ler em ...

Procurar por livros sobre investimentos é o primei...

leitura de 12 min

Aplicações de Renda Fixa: guia completo para inves...

Muitas pessoas buscam por aplicações em renda fixa...

leitura de 8 min