Diversificação de investimentos: Por que é importante?

Papo IOUU

9 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Diversificação de investimentos em 4 passos

Pense que você está dirigindo em um carro em uma estrada de alta velocidade, mas seu carro possui 3 pneus carecas e apenas um deles em boas condições. Qual sentimento vem à sua cabeça?

Possivelmente o risco de acontecer uma derrapagem vem a sua cabeça, ainda mais se a pista estiver molhada, podendo causar um acidente com seu carro.

Isso tem a grande possibilidade de acontecer com quem não equilibra e faz o balanceamento do carro, pois não dá para confiar em apenas um pneu bom enquanto os outros estão em mal estado.

Faça essa analogia em relação aos investimentos. Se você já investe ou está prestes a investir também deve optar por não confiar em apenas um tipo de investimento. Os maiores investidores deste planeta recomendam uma coisa: Diversificação.

Assim como no desempenho do carro, você também não deve colocar seu dinheiro em apenas uma ativo financeiro, pois pode ser prejudicial.

Existem muitos casos de pessoas que apostaram tudo em um único investimento e acabaram perdendo tudo ou boa parte do dinheiro. Afinal, o mercado não segue apenas um caminho, são várias possibilidades.

Por isso que a construção de uma carteira de investimentos diversificada pode te render mais frutos do que propriamente ter um alto valor de dinheiro aplicado em único lugar. Sabe por que?

Imagine que você tenha aplicado todo seu dinheiro em um único tipo de investimento e este não está tendo bom desempenho, então você provavelmente vai perder dinheiro. Agora veja o cenário oposto: tenha seu capital dividido em diversos investimentos, e a maioria está indo bem, até pode ter um ou outro que vai mal, mas no final das contas sua carteira diversificada vai estar te trazendo retorno.

O que vale de uma maneira geral é ter um bom desempenho dos seus investimentos, e quanto mais diversificado for, maior a possibilidade de ter melhor retorno, e claro correndo menos risco.

A carteira de investimento não é uma opção. É necessária para sua longevidade no mercado. Quer saber mais sobre?

Veja aqui o texto Carteira de Investimentos.

Diversificação de investimentos basicamente consiste nisso aqui!

Dividir em cotas o dinheiro que você possui e aplicá-lo em diferentes investimentos, mas não de maneira qualquer, é necessário ter uma estratégia definida para isso, já que depende do seu perfil de investidor e do seu momento financeiro.

Até aqui você já deve ter entendido que diversificar é a melhor saída. Algumas dúvidas devem estar na sua cabeça. Veja alguns pontos importantes ao decorrer do texto.

Não existe um valor mínimo para investir

Assim como o ato de investir não é necessário muito dinheiro, também diversificar segue o mesmo entendimento. Não precisa de muito dinheiro para diversificar.

Claro que cada investimento existe um valor recomendado ou parametrizado, mas mesmo assim não precisa impor limites. O mais importante é entender como você deve fazer isso.

Como montar a carteira de investimento diversificada

Tudo parte do princípio em escolher os investimentos adequados e a quantidade de capital que você vai distribuir em cada investimento selecionado, até porque as quantias não precisam ser iguais. Antes de chegar nessa parte final tem 4 etapas fundamentais que você tem que realizar antes. Confira;

Diversificação de investimentos em 4 passos

1) Qual o objetivo dos seus investimentos

Isso tem a ver com o momento que você se encontra, onde pode estar começando a investir, ou aumentando seu patrimônio ou até mesmo buscando consolidar o que você já tem. Logo em cada uma dessas fases vai te permitir objetivos diferentes.

Seu objetivo pode ser sintetizado em uma meta de rendimento em um período de tempo, ou seja, quanto pretende ter de retorno em 1,2 ou mais anos, por exemplo.

2) Qual seu perfil de investidor

Após saber qual objetivo que você tem em mente é a hora de entender qual o perfil de risco tem a ver com você, ou seja, qual sua predisposição a arriscar seu dinheiro em busca de ter rendimentos, podendo ser maior ou menor.

Essa etapa não deve ser negligenciada. Conhecer mais sobre seu perfil vai te ajudar a ver quais investimentos tem a ver. Inclusive, corretoras e plataformas de investimento apresentam as oportunidades que têm a ver com você.

Para conhecer mais sobre seu perfil de investidor leia o texto abaixo que vai ajudar a definir o seu.

Perfil de investidor

3) Seleção dos investimentos

Digamos que existam centenas de oportunidades de investimento, mas você já sabendo seu perfil vai poder eliminar os que não tem nada a ver com você e ir selecionando o que tem a ver com seu objetivo e perfil de risco.

Pegue um papel, uma planilha ou onde for e escreva quais investimentos você já selecionou e os compare, levando em consideração segurança, liquidez e rendimento.

4) Qual a proporção

A diversificação dos seus investimentos não precisa ser em partes iguais, pois dependendo do seu objetivo você pode alocar mais dinheiro em um lado do que em outro.

Você quer um exemplo?

Digamos que uma pessoa com 35 anos, advogado, que seja casado e tenha filho e que ainda não investiu no mercado financeiro, está em busca de construir sua previdência privada com pelo menos 15 anos de tempo de espera.

Seu perfil é conservador, não quer correr muito risco por enquanto, logo sua carteira de investimento tende a ter mais investimentos com menor risco como em renda fixa e pouco em renda variável.

Você se enxergou no exemplo acima? Se ainda está iniciando você provavelmente vai querer ler o  texto onde mostra dicas de ótimos investimentos para quem está iniciando.

4 dicas para escolher ótimos investimentos

Reavaliar-diversificação-de-investimentos

O mais importante é reavaliar sempre a diversificação dos seus investimentos

Nenhuma estratégia de diversificação tende a se manter ao decorrer dos anos, pois seus objetivos tendem a mudar, assim como o perfil de investidor. É sinal que está ficando mais experiente.

Então, a recomendação é que você avalie com frequência o desempenho da sua carteira para que possa estar sempre verificando o que melhorar.

Não existe um prazo ideal, mas pelo menos de ano em ano possa estar modificando seus investimentos, dando ênfase aos que foram melhores e modificando os que não renderam tão bem quanto o esperado.

Motivos que você não tem como ignorar

1) Proteja seu capital 

Colocar o dinheiro em risco é o que todo mundo quer evitar ou reduzir ao máximo. Por isso mesmo que diversificar é a melhor saída, pois quanto mais diluído for o investimento menor o risco.

2) Aumente a possibilidade de ganhos

Na outra ponta, quando você aumenta a quantidade de investimentos, por consequência pode aumentar o rendimento da carteira de investimentos, pois você pode escolher opções com maior rendimento, fazendo parte assim da sua estratégia.

Também pode ter rendimentos acima do esperado como em renda variável. Quer saber quais investimentos podem te trazer o alto retorno?

Veja aqui investimentos com alto retorno.

Uma coisa não pode faltar na sua carteira de investimentos diversificada.

O conhecimento. Sabe quantas oportunidades existem por aí desconhecidas por muitas pessoas e que trazem retornos acima da média do mercado? Algumas dezenas.

Uma dessas oportunidades é o Peer-to-Peer Lending, que apresenta menos taxas, burocracias e é um processo online, rápido e simples

Não é à toa que a cada nova rodada de investimento mais investidores têm feito parte desse novo investimento alternativo para renda fixa. Você também pode ter na sua carteira de investimentos.

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog