Dificuldades financeiras na sua empresa? Saiba como reverter

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Quando a palavra crise entra no vocabulário empresarial os sinônimos logo começam a aparecer: demissões, corte de gastos, redução das bonificações, vendas de imóveis e até mesmo falência. 

Como enfrentar dificuldades financeiras é uma realidade que aterrissa cada vez mais na vida dos empreendedores brasileiros, é preciso adotar medidas que contribuam com uma reversão neste temido quadro. 

Afinal, apesar de o momento ser marcado por tensões e muitas preocupações, as empresas que conseguem se levantar ficam bem mais fortalecidas e com uma vasta experiência para se firmar no mercado financeiro.

Por isso, elaboramos este post com algumas dicas que farão a diferença neste mar de turbulências. Venha conosco e navegue em águas mais calmas! 

Realize um estudo holístico sobre a empresa 

O primeiro passo para vencer uma crise financeira é entender as causas do problema em todos os setores da sua empresa. Dessa maneira, nada melhor do que a realização de um estudo global referente à operação do negócio. 

Objetivando a saída do vermelho, reestruture a gestão financeira, entendendo onde estão as raízes dos deficit. Neste momento, o auxílio de uma consultoria pode ser eficaz, principalmente para apontar pontos que podem ser cortados dos gastos. 

Crie uma planilha bem detalhada e organizada com todas as informações do negócio, identificando onde estão sendo direcionados valores altos assim como dados sobre as vendas. A meta é buscar o controle orçamentário. 

Analise o que pode ser cortado

Diante dos custos fixos da sua empresa, como aluguel, contador, matérias-primas, internet, contas de água e energia, funcionários, entre outros, veja o que pode ser reduzido por meio da mudança de prestadores de serviços ou fornecedores e também renegociado. 

A dica é ir em busca do melhor custo-benefício que esteja sintonizado com a sua realidade orçamentária, sem afetar drasticamente as contas mensais. Faça mais orçamentos, pesquise com rigidez, sempre com os pés no chão e negocie os contratos. Quanto mais custos forem eliminados, melhor.

Acompanhe o fluxo de caixa

Sabendo-se que se trata do principal setor de uma empresa, o devido acompanhamento do fluxo de caixa deve ser uma premissa em sua corporação. 

Afinal, muitas dificuldades financeiras começam quando as saídas de dinheiro superam as entradas, ou seja, é preciso equilibrar as contas. Faça a manutenção priorizando as contas mais urgentes, buscando novos prazos nos financiamentos e parcelando o que for possível. 

Ao manter o foco nesta área, certamente a sua empresa começará a respirar melhor, principalmente por meio de estratégias que eliminem dívidas e saldos negativos.  

Renegocie dívidas para corrigir as dificuldades financeiras na empresa

Após colocar na ponta do lápis todas as suas pendências, é hora de ir atrás das soluções cabíveis no momento. Busque renegociar as dívidas e prive pela prorrogação dos prazos, mesmo que para isso seja necessária uma entrada para facilitar o parcelamento. 

Converse com os seus fornecedores, explicando a situação e se comprometendo a honrar com os seus compromissos. No caso das parcelas que tenham juros mais altos, faça de tudo para quitá-las, estabelecendo as prioridades até que a situação melhore. 

Uma orientação que também é muito útil está ligada com a venda de imóveis desocupados. Infelizmente, desfazer de um bem pode ser o princípio da saída do rombo financeiro. Sendo assim, elabore ainda um plano estratégico de recuperação, inserindo metas e meios para solucionar as pendências. 

Contrate um empréstimo com empresa especializada 

Como os bancos e o governo federal estão dificultando a obtenção de créditos, vale a pena buscar investimentos no mercado por meio de empresas especializadas em superar dificuldades financeiras de empreendedores. 

São meios menos burocráticos, rápidos e com contratos simples, de olho na recuperação da sua empresa, inclusive por meio de plataformas que agilizam o fechamento de um negócio.

Ou seja, não espere o pior acontecer com a sua empresa, tendo em vista que sempre haverá uma luz no fim do túnel, mesmo que o caminho seja bem longo e recheado de dificuldades!  

E você, gostaria de superar as dificuldades financeiras da sua empresa? Então entre em contato com a gente e conheça nosso serviço!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog