5 dicas importantes sobre organização financeira! Veja aqui!

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Gastar menos do que se ganha é o básico da organização financeira. Ninguém consegue sobreviver financeiramente tendo mais despesas do que rendimentos. Mas, a verdade é que a grande maioria das pessoas têm sonhos e desejos a realizar e ter um planejamento bem-feito é a base para alcançar tudo o que se quer.

Neste texto, vamos mostrar cinco dicas simples que podem ser adotadas por você. Tome nota e vá em busca das suas conquistas.

1. Tome nota

Faça uma lista dos seus gastos mensais, desde os fixos até aqueles esporádicos, e descreva os valores de cada um. Divida essa lista em três partes:

  1. Contas da casa: aluguel, financiamentos, telefonia, internet;
  2. Essenciais: academia, salão de beleza, cursos, transporte;
  3. Adicionais: jantares, shows, cinema, livros, teatros.

Com esse panorama, analise seus gastos e veja o que pode ser eliminado ou substituído por opções mais baratas, gerando economia.

2. Estabeleça metas de organização financeira

Defina o que você quer conquistar a curto prazo (um ano), médio (dois a três), e a longo prazo (cinco ou mais) e deixe-as bem claras.

Pode ser uma viagem, a compra da casa própria ou do carro, a faculdade de um filho, um intercâmbio. Pesquise os valores para saber quanto você vai precisar juntar e em quanto tempo. Dessa forma você terá uma visão clara daquilo que busca e foco para alcançar os objetivos.

3. Faça seu planejamento financeiro

Agora que você já sabe o que quer, é hora de aplicar suas economias nesses sonhos. Busque destinar cerca de 20% daquilo que você recebe para essas metas. Aplique a maior porcentagem no objetivo que custa mais, para que você tenha certeza de ter um bom valor quando precisar.

Não esqueça de fazer uma reserva de emergência. Um valor guardado para te socorrer caso haja um imprevisto pelo caminho. O ideal é ter valor suficiente para manter seu padrão de vida por, pelo menos, seis meses.

4. Crie o hábito de investir

Seu dinheiro pode render muito se aplicado em comparação a métodos tradicionais como a poupança, por exemplo. Uma boa cartela de investimento são os títulos do Tesouro Direto. Comercializados pela internet e anexados à Taxa Selic — taxa básica de juros —, eles garantem boa rentabilidade com risco praticamente nulo.

Outra boa opção é o peer-to-peer (P2P). Uma forma de investimentos que, não só garante o rendimento dos seus valores, mas apoia empresas brasileiras, gerando um ciclo conjunto de crescimento. Assim como os títulos do Tesouro, o ele pode ser acessado online, gerando facilidade ao investidor na hora de aplicar e, também, no acompanhamento das finanças.

5. Pense na aposentadoria

Lembra dos 20% que você vai destinar todo o mês para alcançar suas metas? Pois bem, coloque a aposentadoria como uma delas e invista, pelo menos, 5% todo o mês. Hoje, o tempo de descanso pode parecer distante, mas ele vai chegar e é bom estar preparado para desfrutar dele com tranquilidade e segurança.

Não esqueça de acompanhar os seus investimentos e atualizar suas metas sempre que um objetivo for alcançado ou um novo sonho surgir. Afinal, ter uma organização financeira bem estruturada é essencial para garantir que tudo saia conforme o esperado.

Agora que você já sabe como pode realizar tudo o que quiser, organize a sua vida e não esqueça de comemorar suas vitórias. Pensando nisso, compartilhe com a gente nos comentários qual é o seu maior sonho e o que você pretende fazer para alcançá-lo.

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog