3 dicas imperdíveis para conseguir empréstimo para micro empresa!

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Durante as crises econômicas, o crédito fica cada vez mais caro e escasso, mas isso não deve impedir que você consiga uma maneira para investir na melhoria e crescimento do negócio. O empréstimo para micro empresa tem sido uma das principais ferramentas utilizadas pelos gestores para combater períodos difíceis.

Contudo, é preciso conhecer bem as regras e o momento para solicitá-lo. E, para ajudar você nessa tarefa, listamos abaixo três dicas simples e práticas para fazer um bom empréstimo.

Confira!

1. Identifique as necessidades da empresa

Antes de qualquer coisa, você precisa identificar o motivo pelo qual precisa de um empréstimo. Pode ser para investir em tecnologia, otimização dos processos, expansão da planta, exploração de novos mercados etc.

Saber os motivos exatos te dará uma noção de qual montante precisará e facilitará a tomada do empréstimo, uma vez que as instituições exigem esses motivos muito bem esclarecidos.

2. Escolha a melhor alternativa de empréstimo para micro empresa

Após identificar os principais fatores que levaram a empresa a precisar de um empréstimo, avalie o custo de cada oportunidade para descobrir o que mais vale a pena para não comprometer o orçamento no médio e longo prazo. A final, o empréstimo deve ajudar a alavancar o potencial do negócio, e não o contrário. Veja as opções abaixo:

Bancos

Os bancos são uma das maneiras mais fáceis de se conseguir um empréstimo. Como a maioria deles possui uma estrutura sólida e maior acúmulo de recursos em comparação com outras instituições financeiras, os empréstimos podem ser em valores maiores.

Mas, como tudo tem um preço, os bancos cobram as maiores taxas de juros do mercado, elevando consideravelmente o valor das parcelas e o tempo de quitação. Além disso, o processo é bem burocrático. Por isso, só é recomendado para os casos mais urgentes.

Instituições financeiras

Diferentemente dos bancos, as instituições financeiras oferecem uma taxa de juros mais baixa, pois concorrem diretamente com eles. No entanto, os valores liberados para empréstimos são menores e, muitas vezes, pode não ser suficiente para atender as necessidades da empresa.

O processo é um pouco mais descomplicado do que nos bancos, o que contribui para facilitar a tomada de vários empréstimos em instituições financeiras diferentes.

Intermediadora

Muita gente achava que só existiam duas maneiras de se conseguir um empréstimo para microempresa: através de bancos e instituições financeiras. Essas são as alternativas mais conhecidas e utilizadas pelos brasileiros, sim, mas não são as únicas. Já ouviu falar em intermediadoras?

Trata-se de uma modalidade inovadora de empréstimo chamada “peer-to-peer” (de pessoa para pessoa). Através de uma plataforma online, você pode tomar empréstimos diretamente de pessoas que tem o dinheiro para investir. Além de ser bem menos burocrático, o acesso ao dinheiro é rápido e as taxas de juros cobradas são uma das menores do mercado.

3. Faça um plano de negócios

Independente da modalidade que escolher, um bom plano de negócios será vital para conseguir um empréstimo. É através dele que o banco, instituição financeira e/ou intermediadora vai avaliar os riscos e determinar o potencial que você tem de quitar os valores conforme o compromisso assumido.

Não esqueça de incluir nele os bens que disponibilizará para quitar os pagamentos, caso não consiga honrá-los. Basicamente, todas as alternativas exigem esse tipo de garantia como forma de se protegerem dos altos índices de inadimplência no Brasil.

Agora que você já conhece as alternativas e sabe como conseguir um bom empréstimo para microempresa, não perca mais tempo. Consiga o capital que precisa ainda hoje, sem burocracia e com as menores taxas do mercado.

Faça uma simulação com a gente agora mesmo e se surpreenda com as condições facilitadas!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

 

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog