Descubra como poupar diariamente para uma aposentadoria tranquila

Papo IOUU

leitura de 4 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Garantir uma aposentadoria tranquila no futuro é o objetivo de muitas pessoas. Porém, nem todos têm ideia de que pequenas atitudes, como poupar diariamente, por exemplo, podem trazer resultados bastante satisfatórios quando somadas ao longo do tempo.

Neste artigo, falaremos sobre o tema e mostraremos como adotar práticas cotidianas de economia que vão ajudar você a se organizar financeiramente e garantir uma aposentadoria mais satisfatória.

Continue a leitura e acompanhe até o final.

Pequenas economias podem gerar grandes resultados

De maneira geral, os especialistas recomendam que você poupe, pelo menos, 10% da sua renda mensal. Contudo, nem todo mundo adota o hábito, sendo que muitas pessoas acham difícil alcançar esse objetivo.

Uma dica para quem deseja economizar, mas não consegue reservar uma parcela especificamente para isso, é adotar atitudes como:

  • Fazer um levantamento de seus rendimentos;
  • Anotar todas as suas despesas e gastos;
  • Avaliar quais dos seus gastos são realmente necessários;
  • Eliminar gastos supérfluos;
  • Evitar desperdícios;
  • Fazer pesquisas e comparar preços antes de comprar;
  • Procurar sempre que possível comprar à vista;
  • Pedir descontos sempre que houver oportunidade;
  • Evitar parcelar compras, principalmente se isso resultar em juros;
  • cozinhar mais em casa e evitar pedir comida pronta, pois essa é uma opção geralmente mais cara.

Tenha uma alternativa à previdência pública (INSS)

O hábito de poupar, assim como o de investir, é uma garantia de um padrão de vida financeiramente saudável. Esses recursos poderão ser usados de maneira complementar à aposentadoria tradicional do INSS, modalidade mais comum da população brasileira, ou mesmo à aposentadoria privada.

Para garantir o seu futuro, no entanto, é preciso estar atento às diversas formas de aumentar seus rendimentos, poupar e até mesmo investir seu dinheiro em alternativas vantajosas e rentáveis.

Com as taxas de juros reais entre as maiores do mundo, o Brasil oferece opções com resgate de médio e longo prazos que podem ser interessantes para quem está fazendo o planejamento dos próximos anos.

De maneira geral quanto mais conhecimento você adquirir, maiores são as chances de aumentar os ganhos financeiros e viver melhor.

Um caso de aposentadoria antecipada de sucesso

Um caso de sucesso quando se fala em aposentadoria antecipada é o do americano chamado Brandon, que conseguiu se aposentar com apenas 32 anos de idade. Publicado pelo site Business Insider, o relato do jovem programador diz que ele conseguiu atingir seu objetivo poupando 70% da sua renda por um período de 10 anos.

Segundo o texto, Brandon, após análise de sua situação financeira, chegou à conclusão de que poderia alcançar independência se trabalhasse intensamente por um período de 5 a 10 anos.

A partir de então começou a ganhar o máximo de dinheiro possível (fazendo horas extras, vendendo férias, procurando ganhar renda extra, etc.) a fim de juntar esse valor. Paralelo a isso, ele cortou todos os gastos possíveis, passando a levar uma vida mais simples a barata.

Além dos sacrifícios financeiros, ele também buscou investimentos com a maior rentabilidade para obter vantagens com o ganho de juros sobre juros.

Cadastre-se e seja um investidor da IOUU


O resultado foi que, depois de 120 meses (10 anos) adotando tal estratégia, Brandon conseguiu parar de trabalhar para viver somente com a rentabilidade do que investiu.

Independentemente do valor do salário, essa história serve para alertar sobre a importância de se planejar. Afinal, o objetivo de uma aposentadoria satisfatória é, sim, possível de ser alcançado com disciplina financeira e foco.

E aí gostou do nosso artigo? Hoje falamos sobre como poupar diariamente é importante para quem deseja manter um padrão de vida confortável no futuro. Também demos dicas e exemplos que podem ajudar a alcançar seu objetivo.

Quer saber mais sobre como poupar diariamente e ver mais artigos relacionados? Então, assine nossa newsletter para receber mais conteúdos exclusivos como este, bem como todas as novidades sobre nossos serviços.

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Economia Compartilhada: o que é e como utilizar es...

Muito provavelmente você já ouviu o termo economia...

leitura de 9 min

Newsletters de economia: 7 opções para entender o ...

Uma boa forma de estar atento a tudo que acontece ...

leitura de 13 min

5 Podcasts sobre Economia que você precisa conhece...

Ouvir a podcasts sobre economia está ficando cada ...

leitura de 9 min