Conheça os benefícios do empréstimo peer-to-peer para empreendedores

Papo IOUU

5 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

É muito comum que a palavra “empréstimo” deixe qualquer um apreensivo. Afinal, ele sempre foi associado a algo ruim pelo fato de remeter aos empréstimos bancários, que geralmente possuem juros abusivos.

Mas saiba que ele não precisa ser assim! Principalmente em momentos de crise, quando muitos empreendedores precisam de crédito para poder respirar mais tranquilos.

É o caso do empréstimo peer-to-peer, que pode ser uma excelente solução para micro e pequenos empresários.

Portanto, para saber mais e conhecer os benefícios do empréstimo peer-to-peer, continue a leitura deste post.

O que é o empréstimo peer-to-peer

Também conhecido como o empréstimo social, ele surgiu em 2005 com o objetivo de promover empréstimos entre pessoas e empresas pela internet, por meio de plataformas online.

Em outras palavras, essa nova maneira de facilitar crédito permite que ele seja feito de forma online, sem intermediação de um banco ou outras instituições financeiras.

Essa iniciativa já é bem conceituada e largamente difundida nos EUA, Europa e Austrália, e no Brasil ainda está engatinhando.

Vantagens do empréstimo peer-to-peer

Agora que você entendeu um pouco melhor o conceito do empréstimo social ou peer-to-peer, vamos destacar alguns benefícios que são adquiridos ao aderi-lo. Acompanhe:

Juros mais baixos

Esse é um dos principais benefícios do empréstimo peer-to-peer e também o principal motivo de ser considerada uma iniciativa inovadora. Afinal, as taxas de juros são menores que as cobradas no banco.

Isso somente é possível porque as plataformas que trabalham com esse tipo de empréstimo não utilizam o Spread Bancário — que é a diferença entre as taxas com que o banco adquire dinheiro com investidores para depois repassar o empréstimo — e, assim, viabilizam taxas melhores.

Tendo em vista que o Brasil tem um dos maiores Spreads Bancários do mundo, segundo o banco Mundial, esse empréstimo se mostra uma alternativa interessante e viável.

Sem burocracia e com segurança

Se estudarmos a definição resumida de peer-to-peer, ela se refere ao processo de desintermediação no qual dois ou mais usuários podem se comunicar ou trocar informações. Ou seja, as pessoas são colocadas no centro do processo.

No caso desses empréstimos, a intermediação dos bancos é retirada, o que deixa o processo muito menos burocrático.

Porém, isso não quer dizer que ele não seja seguro. Todas as pessoas que interagem com a plataforma, sejam empreendedores ou investidores, passam por uma rígida avaliação de crédito por ela.

Tudo em ambiente online

Além da ausência de burocracia, outro benefício que essas plataformas trazem é a facilidade e conveniência do ambiente online.

Ou seja, não é preciso perder tempo se deslocando ao banco e enfrentar suas filas mesmo sem ter a certeza de que o crédito será aprovado. Dessa maneira, o empreendedor poderá fazer a solicitação do empréstimo da sua própria casa ou escritório.

Porém, essa facilidade não exclui a assinatura de um contrato com todos os documentos necessários e informações do empréstimo para ser validado.

Flexibilidade e negociação

Flexibilidade e possibilidade de negociação são outros benefícios do empréstimo peer-to-peer. Na maioria das vezes é exigido, pelos bancos, que o empreendedor adquira pacotes fechados com condições absurdas e até outros serviços para conseguir o empréstimo.

Com o empréstimo social há a flexibilidade da negociação em adquirir somente o valor que é necessário, com um prazo justo e condições mais suaves. Tudo isso somado à realidade de taxas de juros menores em relação às que são praticadas por instituições financeiras.

Quer conhecer mais benefícios do empréstimo peer-to-peer? Então, entre em contato conosco!

Solicite um empréstimo em minutos

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog