Como melhorar seu score de crédito? Saiba mais aqui!

Papo IOUU

leitura de 6 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Uma das formas de conseguir empréstimos, financiamentos e créditos em lojas se dá por meio de uma consulta aos cadastros de proteção ao crédito, verificando o índice de adimplência e outras informações do consumidor. Sendo assim, se você está procurando por uma dessas alternativas, é fundamental saber como melhorar seu score de crédito. 

É válido dizer que uma boa pontuação pode ser a responsável direta por um empréstimo de valor maior ou pela chance de conseguir melhores condições de pagamento. Essa pontuação nada mais é do que uma forma que as instituições têm de verificar a sua capacidade de pagamento, antes de liberar o crédito. 

Ficou interessado pelo assunto? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda como melhorar seu score de crédito!

Afinal, o que é score de crédito?

O score de crédito é um sistema de pontuação que demonstra a probabilidade de um consumidor se tornar inadimplente, considerando um período de 12 meses. Os pontos se baseiam em informações públicas, que foram disponibilizadas para a base de dados das empresas que oferecem serviços de análise de crédito

Por conta disso, sempre que há uma solicitação de empréstimo, financiamento, crediário e até mesmo cartão de crédito, a empresa analisa esses dados para verificar se a concessão de crédito é viável, além de definir o valor que será disponibilizado ao interessado. 

A pontuação vai de 0 a mil, podendo ser dividida em três grupos:

  • alto risco de inadimplência: 0 a 300 pontos;
  • médio risco de inadimplência: 301 a 700 pontos;
  • baixo risco de inadimplência: 701 a mil pontos.

Essa pontuação leva em consideração inúmeros fatores, como o pagamento em dia das contas, o relacionamento financeiro com as empresas, a existência de negativações e a atualização dos dados cadastrais.

Qual a importância de manter o score de crédito alto?

Manter o score de crédito com um valor alto é importante para que você tenha facilidades na aquisição de créditos, demonstrando para as empresas que é seguro fazer a transação.

A interpretação desses dados nos diz que, quanto menor o score, maior será a probabilidade da empresa se deparar com a inadimplência, apresentando prejuízos com o negócio. Não podemos nos esquecer de que as taxas de juros e os limites também podem ser influenciados pela pontuação. 

Assim sendo, manter um score alto é sinônimo de melhores condições de crédito e mais facilidade para fechar um negócio. Em outras palavras, manter um score alto é o mesmo que ficar mais perto de seus objetivos. Pense nisso!

Antes de aprender como melhorar seu score de crédito, é preciso saber qual é a sua pontuação, não é mesmo? A partir disso, será possível entender quais são seus erros e, assim, criar maneiras de melhorar seus gastos. 

Como encontrar a pontuação?

Existem alguns sites que permitem que o consumidor tenha acesso ao seu score de crédito, como o Serasa Score e o Boa Vista SCPC. Em ambos os sites, é preciso realizar um cadastro e, com base em suas informações (como pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas e a frequência de busca por crédito) calcula-se o seu score. 

Como destacado, existem inúmeros fatores que podem interferir em sua pontuação final. O score social, que é o uso das informações disponibilizadas nas redes sociais, é um excelente exemplo. 

Score social

O score social é uma métrica utilizada pelas empresas para melhorar suas metodologias, em termos de score de crédito. Essa informação é obtida por meio dos dados pessoais que estão espalhados na internet e que podem se tornar informações úteis. 

Contudo, é preciso lembrar que existe muito trabalho informal no Brasil, ou seja, há diversas pessoas que estão ganhando dinheiro, mas sem registro em nenhuma base de dados oficial do Governo. Além disso, a sonegação de impostos também dificulta o processo, pois também é um caso de ocultação de informações. 

Dessa forma, algumas empresas estão buscando alternativas inovadoras para superar esses problemas. A pesquisa por informações nas redes sociais, por exemplo, é uma excelente alternativa. Informações que não se encontram nos dados da Receita Federal podem ser identificadas no Instagram ou no Facebook. 

Esse é o chamado score social, que não é nada fácil de ser determinado e, principalmente, utilizado. Entretanto, esse tipo de dado já é algo que as empresas estão se empenhando para melhorar a forma de busca, a análise e a classificação das informações. 

Então, como melhorar seu score de crédito?

Certamente, você deve estar pensando: “o que devo fazer para melhorar meu score de crédito?”. É preciso lembrar que a pontuação é atualizada constantemente, conforme a inclusão de novos dados no sistema. 

Porém, existem algumas práticas que podem ajudar você a melhorar o seu score de crédito. Veja!

Limpe o seu nome

Contar com o nome negativado, independentemente do score de crédito, é um sinônimo de dificuldades para conseguir a concessão de crédito. Mesmo após a “limpeza” do seu nome, os dados mantêm o impacto por algum tempo. 

Então, evite ao máximo sujar seu nome. Caso a situação tenha saído do controle, busque negociar as dívidas e encontrar melhores maneiras de sanar o débito, limpando completamente o seu nome.

Pague as contas antecipadamente 

A quitação das contas antes do vencimento demonstra que você conta com um bom planejamento financeiro e faz um controle eficiente do seu orçamento. Por conta disso, quitar as dívidas de forma antecipada pode ser um grande diferencial para o aumento da pontuação.

Em contrapartida, os atrasos serão responsáveis pela redução do score, pois são entendidos como risco de crédito. 

Mantenha os dados atualizados

Manter seus dados atualizados é outro fator que influencia diretamente na pontuação. Isso acontece por conta da confiabilidade existente em seu cadastro, ou seja, a exatidão das informações cadastradas.

Então, é fundamental verificar se os dados estão corretos, principalmente nas empresas que trabalham com o score — Serasa Experian, SPC, SCPC, Banco Central, entre outras.

Faça o cadastro positivo 

Fazer o cadastro positivo é uma excelente forma de melhorar o seu score de crédito. Fazendo isso, você autoriza que informações como o valor de compra, a quantidade de parcelas, as datas de vencimento e de pagamento sejam registradas e fornecidas pelas empresas. 

Desse modo, pagando as contas em dia, você permitirá que esses dados sejam levados em consideração na hora de calcular o seu score, ajudando a aumentar sua pontuação e, consequentemente, auxiliando a conquistar seus objetivos. 

Aprender como melhorar seu score de crédito e compreender a utilização dessa métrica no mercado não é uma tarefa simples. Buscamos, ao longo desse artigo, listar as principais informações sobre o assunto, passando para você o que é preciso fazer para melhorar seu status. 

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das informações que listamos sobre como melhorar seu score de crédito? Ficou interessado sobre o assunto? Então, conheça 5 dicas de como lidar com a inadimplência. Não perca esse conteúdo!

Solicite um empréstimo em minutos

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Pessoa Politicamente Exposta: O que é e o que muda...

Um termo que tem ganhado cada vez mais relevância ...

leitura de 7 min

Peer to Peer Lending no Brasil: O que é e como sol...

O mercado de Peer to Peer Lending no Brasil está c...

leitura de 5 min

Como atrair clientes para seu negócio em 6 passos ...

Como atrair clientes é a pergunta número um feita ...

leitura de 9 min