Como lidar com a inadimplência? Veja 5 dicas!

Papo IOUU

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Ao administrar um negócio, é fundamental saber como lidar com a inadimplência, pois ela pode colocar a saúde financeira do empreendimento em risco, prejudicando o fluxo de caixa e o pagamento das obrigações da empresa.

Nesse cenário, é necessário ter alguns cuidados e um bom planejamento, para implantar medidas visando reduzir o risco de não pagamentos e a recuperação de valores em atraso.

Portanto, para ajudar nessa tarefa, preparamos este post com 5 dicas sobre como lidar com a inadimplência e reduzir os prejuízos do seu negócio. Leia mais!

1. Faça uma análise de crédito antes das vendas

O primeiro passo é a prevenção. Assim, sempre que for fazer uma venda a prazo faça uma consulta aos bancos de dados das empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Assim você conseguirá verificar se o cliente possui alguma pendência, além de poder analisar o score de crédito, que apresenta uma classificação do consumidor e a probabilidade de se tornar inadimplente em um período de 12 meses.

Com base nessas informações, a empresa poderá analisar a viabilidade e os riscos da concessão de crédito para o consumidor.

2. Acompanhe os pagamentos diariamente

Outro ponto fundamental é acompanhar os pagamentos diariamente, analisando o fluxo de caixa e as contas a receber. Fazendo isso, será possível identificar a inadimplência logo que acontecer os atrasos para procurar as medidas de recuperação de crédito.

Para facilitar esse controle, é possível utilizar ferramentas para gestão, que apresentarão um relatório das pendências. Assim, elas vão permitir a manutenção de um histórico detalhado do cliente, útil para as próximas vendas e avaliação de crédito.

Vale lembrar, ainda, que abordando o cliente com antecedência, fica mais fácil encontrar uma solução. A incidência de juros será menor e se for uma situação em que o devedor se esqueceu de realizar o pagamento, a rapidez da empresa será benéfica, diminuindo também os prejuízos do consumidor.

3. Implemente um sistema de cobrança

Diante da inadimplência do consumidor é preciso saber cobrá-lo para buscar a recuperação do crédito. Crie um sistema eficiente de cobrança: estipule prazos e ações para entrar em contato com o cliente e, se necessário, negociar o pagamento.

Em algumas situações, o cliente apenas se esqueceu do vencimento da conta e lembrá-lo já resolverá o problema, contudo, a abordagem deve ser cuidadosa para não criar atritos ou constrangê-lo.

Também é preciso ter em mente que a inadimplência pode ser causada por imprevistos do cliente, como desemprego, algum problema de saúde ou questões familiares.

Por isso, sempre que for cobrar o devedor, o profissional responsável deve ter uma abordagem amigável e gentil, prezando pela manutenção do bom relacionamento com o cliente.

4. Ofereça condições de pagamento

Na hora de cobrar um cliente é importante oferecer opções para negociar o débito: formas de pagamento, descontos nos juros ou um parcelamento. Sendo assim, converse com o consumidor para entender as causas do atraso e encontrar formas de viabilizar a quitação.

Esteja disposto a encontrar alternativas e demonstre interesse em manter um bom relacionamento, mas não pressione o cliente. De nada adianta uma renegociação que termine em um novo inadimplemento.

Caso o consumidor demonstre interesse na quitação, tenha opções para oferecer: pagamento com cartão de crédito ou débito, boleto bancário, cheque etc.

5. Incentive os pagamentos à vista

Uma ótima forma de evitar a inadimplência é incentivar os pagamentos à vista ou antes da data de vencimento oferecendo descontos especiais ou outras vantagens para esses clientes.

Diante de condições vantajosas, muitos consumidores optam pela antecipação de pagamentos para reduzir os custos e ter um melhor custo-benefício na aquisição.

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