Como fazer planejamento financeiro em pequenos negócios?

Papo IOUU

leitura de 3 min

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difícil expandir uma empresa, pois, com a diminuição d...

leitura de 4 min

Embora ainda não seja — nem de longe — prática de todo empresário, o planejamento financeiro em pequenos negócios é pré-requisito para que o sucesso do empreendimento não dependa apenas da sorte.

No lado financeiro, isso é ainda mais importante. Vai impedir que você seja pego de surpresa com despesas não previstas e vai trazer clareza sobre seus custos.


Desse modo, você pode planejar o futuro da sua empresa com mais segurança e ter as bases para crescer e alcançar a tão sonhada lucratividade.

Confira abaixo os principais pontos para a elaboração de um bom planejamento financeiro.

1. Faça o fluxo de caixa da sua empresa

O fluxo de caixa nada mais é do que um controle das entradas e saídas da sua empresa. Portanto, ele permite prever qual será o saldo da organização no período que você determinar.

Liste todas as receitas e despesas previstas. Nessa conta devem entrar tudo o que se possa prever, como água, luz, aluguel, salários, comissões de vendas, impostos, custos com matéria-prima. Semelhantemente, faça a mesma coisa com as receitas.

Em seguida, ao longo do tempo, deve-se marcar se o que estava previsto se concretizou. Assim a diferença entre as projeções e a realidade ficará mais clara.

O fluxo de caixa permite ao empresário planejar suas ações e é um instrumento importante para auxiliar na tomada de decisão.

2. Calcule o capital de giro de que vai precisar

Capital de giro é o recurso do qual a empresa precisa para dar continuidade às suas operações./

Assim, os itens que o compõem vão depender da natureza do negócio. Podem ser incluídos gastos com insumos, manutenção de estoques, recursos para financiar os clientes ou outros gastos.

Saber qual o capital de giro que a sua empresa demanda permite analisar para onde estão indo os recursos e, se necessário, fazer ajustes. Além disso, é fundamental para que o empresário se planeje para conseguir honrar seus compromissos.

3. Faça uma análise da situação financeira da sua empresa

Para planejar o futuro, é preciso relembrar o passado e conhecer o presente. Não existe uma fórmula única para fazer a análise financeira do seu negócio, mas você deve observar como foi o histórico da sua empresa até o momento, para entender por que está na situação atual.

4. Defina as metas a serem alcançadas

Sendo assim, analise se as projeções de gastos e de receitas que você tinha se concretizaram e, em caso negativo, o que saiu diferente do previsto. Veja como está o nível de endividamento da sua empresa e informe-se se existem opções para melhorar o perfil da dívida, como encontrar soluções com juros mais baixos.

Além disso, não esqueça de estabelecer metas para o seu negócio. Existe um conceito em administração de empresas, que são as metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-bound). É uma sigla em inglês que diz que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

Ou seja, não adianta você estabelecer que quer aumentar as vendas em 50% no ano se não for possível conseguir esse resultado. Portanto, ao estabelecer uma meta:

  • Seja o mais específico possível;
  • Estabeleça uma forma de medir o resultado;
  • Certifique-se de que a meta é alcançável;
  • Tenha certeza de que ela é relevante para o negócio; e
  • Estabeleça um prazo para alcançá-la.

Esses passos já são um enorme avanço para o planejamento financeiro em pequenos negócios e vão ajudar a sua empresa a estar mais preparada para a retomada da economia.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

 

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difí...

leitura de 4 min

Home office: 5 dicas para aproveitar as vantagens ...

Se perguntar sobre o que é home office está cada v...

leitura de 9 min

Feriados em 2020: Quais os seus impactos e como se...

Você já deve estar sabendo que não vão faltar feri...

leitura de 8 min