Como fazer a gestão de fluxo de caixa do seu negócio?

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Para que uma empresa esteja sempre à frente dos seus concorrentes é preciso ficar de olho nas últimas novidades, fazer uso de ferramentas financeiras e da tecnologia.

Neste post você vai entender como fazer a gestão do fluxo de caixa do seu negócio, monitorando as entradas e saídas e gerenciando os seus recursos, buscando um diferencial para a sua empresa. Confira!

Compreenda o seu fluxo de caixa

Para que você possa fazer a gestão do seu fluxo de caixa de maneira eficiente é preciso compreender os elementos que fazem parte dessa ferramenta. Além do dinheiro da sua empresa, é preciso relacionar os valores em contas correntes e também em aplicações de curto prazo. Essa quantia é conhecida como equivalente de caixa.

Também serão utilizados os valores das entradas e saídas — pagamentos feitos por sua empresa por contas do dia a dia para a manutenção da sua atividade. Da comparação desses valores você obterá o fluxo de caixa, ou ainda o valor disponível para a utilização de acordo com sua necessidade.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia é vital para o controle do fluxo de caixa. Um bom software de gestão poderá ser um diferencial na elaboração e na gestão da ferramenta. Além de agilizar o processo, essas soluções deixam a atividade mais objetiva e os lançamentos padronizados.

A padronização ajuda a evitar erros e oferece mais segurança em relação ao que está sendo contabilizado. Um sistema também poderá auxiliar na geração e na interpretação de diferentes relatórios e informações gerenciais.

Use o fluxo de caixa como ferramenta de gestão

Com o uso dessas informações gerenciais você poderá ter o fluxo de caixa como uma verdadeira ferramenta de gestão. É possível, por exemplo, conhecer de maneira detalhada a necessidade de capital de giro da sua empresa utilizando a projeção do fluxo de caixa, ou ainda o valor total das suas entradas e saídas, ou seja, de onde vem o dinheiro e para onde ele vai.

Esse tipo de informação permite a tomada de decisão objetiva e com a segurança e a agilidade necessárias na atualidade. Também podem ser tomadas decisões estratégicas em relação às vendas, à criação de reservas para tempos de menor movimento na sua empresa, entre outras opções.

Tenha alguns cuidados

Para que a sua gestão financeira seja eficiente é preciso tomar alguns cuidados. Procure atualizar seu fluxo de caixa diariamente e detalhar ao máximo o histórico dos lançamentos, que poderão ser consultados em caso de dúvidas ou necessidade futura.

Além disso, registre toda a movimentação, independentemente do valor, já que mesmo pequenas despesas e receitas podem gerar um grande impacto no final do mês nas suas finanças. Tome cuidado com cheques pré-datados — tanto recebidos quanto repassados — e só os registre quando forem compensados.

Neste post você viu que a gestão eficaz do seu fluxo de caixa pode fazer a diferença para a sua empresa. Você também compreendeu que é preciso ficar de olho na tecnologia e utilizá-la como aliada na gestão.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e fique pode dentro de mais conteúdos de qualidade para alavancar as finanças do seu negócio!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog