Como crescer a empresa com a retomada da economia?

Papo IOUU

leitura de 4 min

Os 5 maiores investidores do Brasil

Os 5 maiores investidores do Brasil Tem muito investidor com alta capacidade entrando no mercado nes...

leitura de 9 min

Recentemente, as notícias sobre a situação econômica do país sofreram certas alterações. Apesar de ainda termos alguns índices negativos, os principais economistas e analistas já estão falando sobre a retomada da economia. Por isso, é importante aprender como crescer a empresa nesse cenário.

A despeito dos dados frios e simples, já existem fatores que podem demonstrar que a economia brasileira está voltando ao seu curso natural. Os resultados da operação lava-jato e das demais ações anticorrupção tiveram efeitos positivos nos investidores.

Órgãos internacionais, como o FMI, por exemplo, já consideram que a economia brasileira apresentará crescimento econômico em 2017, por menor que seja. Sendo assim, você, empreendedor, deve estar pronto para aproveitar as novas oportunidades do mercado, podendo expandir os negócios e consolidar de uma vez por todas, sua marca no mercado.

Mas, como preparar o seu negócio para a retomada da economia? Continue a leitura deste artigo e descubra.

Tenha um bom planejamento financeiro

A primeira forma de se preparar para a retomada da economia se dá por meio de um bom planejamento financeiro. O planejamento financeiro será responsável pela organização de todas as suas finanças e definir onde serão utilizados os recursos da empresa.

Além disso, adotar um planejamento financeiro adequado permitirá que você saiba exatamente o quanto está ganhando e, quanto e onde está gastando dinheiro. Sendo assim, você criará um fluxo de caixa das despesas de sua empresa, conseguindo controlar e gerenciar a saúde financeira empresarial.

Dessa forma, você poderá analisar todos os custos atuais, revendo à sua real necessidade, podendo então reduzir gastos desnecessários. Um bom planejamento financeiro permite ainda que você possa se preparar para realizar novos investimentos e, quem sabe, expandir a empresa, por meio de franquias e/ou novas unidades.

Busque inovações para crescer a empresa

Outra maneira de fazer com que seu negócio esteja preparado para a retomada da economia se dá por meio de inovações. Busque tecnologias, sistemas mais modernos e eficazes.

Ao fazer isso em momentos de recessão, sua empresa terá tempo suficiente para treinar os funcionários e conseguir colocar os novos recursos em perfeito funcionamento. Assim, quando a economia voltar ao seu curso normal, o seu negócio estará com todos os processos enxutos e sendo executados da melhor maneira possível.

Descubra novos mercados

Albert Einstein disse que “no meio da dificuldade, encontra-se a oportunidade.”. A partir deste pensamento, é fundamental que você se atente ao mercado e às suas movimentações.

Os novos recursos tecnológicos e as novas demandas de produtos e serviços irão ditar o mercado daqui para frente. Sendo assim, é primordial que você fique por dentro das novas tendências, buscando aproveitar novas oportunidades e alavancar seu negócio.

Procure investimentos para crescer a empresa com as finanças em dia

Caso você deseje expandir seu negócio, buscar inovações e se atentar a novos mercados e novas oportunidades, o dinheiro poderá ser um empecilho. Todas essas soluções exigirão certa quantia financeira a ser investida.

Porém, devido aos tempos de recessão, você provavelmente não possui esta quantia disponível. Sendo assim, uma das maneiras de preparar seu negócio para a retomada da economia está nos empréstimos.

Os bancos são as opções mais comuns. Porém, os altos juros e a burocracia de uma instituição financeira estão fazendo com que outras opções se tornem mais viáveis.

O empréstimo peer-to-peer, por exemplo, é uma modalidade de empréstimo rápido, onde as empresas podem acessar financiamentos em menos de 15 dias. Em contrapartida, os investidores têm o potencial de ganhar melhores retornos, sendo um investimento atrativo. Além disso, o peer-to-peer é uma modalidade de empréstimo com juros baixos, podendo ser mais viável para o seu negócio.

É válido ressaltar que existem plataformas no mercado focadas em realizar empréstimos para micro e pequenas empresas, utilizando a internet para realizarem empréstimo online, evitando toda a burocracia de instituições financeiras e bancos. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Gostou das dicas de como crescer a empresa com a retomada da economia?

Se preparar para a retomada da economia poderá ser um grande diferencial para o seu negócio. Além de aproveitar as oportunidades que estão por vir, você poderá expandir os seus negócios, por meio de novas unidades ou do sistema de franquias.

Não perca tempo e invista já no seu negócio, afinal, a economia brasileira já está retomando sua normalidade, e você não pode perder essa oportunidade!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Economia Compartilhada: o que é e como utilizar es...

Muito provavelmente você já ouviu o termo economia...

leitura de 9 min

Newsletters de economia: 7 opções para entender o ...

Uma boa forma de estar atento a tudo que acontece ...

leitura de 13 min

5 Podcasts sobre Economia que você precisa conhece...

Ouvir a podcasts sobre economia está ficando cada ...

leitura de 9 min