Como aumentar as vendas durante a Black Friday: Dicas rápidas

Papo IOUU

9 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Todo mundo sempre se preocupa em como aumentar as vendas, mas no fim de ano essa preocupação cresce consideravelmente. É preciso criatividade para se destacar no mercado, tanto em tempos de crise quanto nos bons momentos.

Assim, independente se você trabalha com uma loja física ou com comércio pela internet, sua mente deve estar focada nisso. E, claro, é mais do que aceitável essa atitude, já que é a partir dela que se colhem resultados.

Pensando nisso, a IOUU separou para você algumas dicas bem legais sobre o tema. Elas têm o foco em aumentar as vendas, especialmente no período de Black Friday e datas comerciais.

A Black Friday

black friday


Como dito acima, o final de ano traz muitas oportunidades de compra ao consumidor. Da mesma forma, também é uma ótima chance para os vendedores atingirem suas metas.

Entre as principais datas deste período, estão a Black Friday e o Natal. Focando na primeira, é inegável que sua importância no Brasil aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Segundo estudos da plataforma de comércio eletrônico Zoom, 95% dos entrevistados pretendem comprar alguma coisa na data em 2019.

Desses, 60% pretendem gastar mais de R$1.000,00, assim como 66% querem adiantar as compras de Natal. Ainda de acordo com a pesquisa, 74% das pessoas priorizam o preço, 52% irão focar seus esforços em lojas online, e outros 46,5% se dividirão entre elas e as físicas.

Dicas rápidas de como aumentar as vendas

  • Foco no Produto
produto black friday


Antes de pensar em como aumentar as vendas, se faz preciso focar em seu produto ou serviço. Ele atende bem o seu público? Ele é tão bom ou melhor que os concorrentes? Ele satisfaz uma necessidade de seu consumidor?

Pois é, essas perguntas são ótimas para avaliar o quanto seu produto precisa ser melhorado ou não. Isso porque, sem um bom produto, não há estratégia de vendas que alcance as metas.

Pensando nisso, tire um tempo de seu dia e verifique todos os pontos citados acima. Analise se não há nada que possa ser melhorado em seu produto, assim como qual a ajuda que ele dá aos compradores.

Gestão de Estoque

gestão de estoque


De nada adianta vender muito se, no fim, você não conseguir entregar os pedidos, não é? Pois bem, é por isso que, antes de pensar em como aumentar as vendas, você deve pensar em como se preparar para elas.

Aproveite dados de períodos passados para ter uma ideia. Entenda quanto suas vendas cresceram na Black Friday do último ano, e quanto você espera que elas cresçam nesse.

Com dados como esses, você poderá se preparar bem melhor. Seu estoque estará pronto para atender essa alta na demanda, e você, consequentemente, estará pronto para faturar muito mais.

Entender o Consumidor

consumidor vendas black friday


Você já tem um bom produto. Preparou-se, e seu estoque está pronto para a Black Friday. Mas, afinal, você entende seu consumidor? Sabe do que ele gosta, como ele compra, aonde ele vai?

Essas são perguntas chave para entender como aumentar as vendas. Afinal, é através de suas respostas que você investirá em comunicação e em novas apostas.

Veja bem, você pode ter a brilhante ideia de abrir uma loja nova para essa época. Com o dobro de lojas, o dobro de faturamento, não é? Então, não necessariamente. De nada adiantará mais um ponto de venda se seu público comprar somente pela internet.

Por isso é extremamente necessário entender quem compra seu produto ou serviço. Para conseguir tais informações, o jeito mais simples é conversar com eles. Pergunte, tire suas dúvidas, e anote tudo. Se quiser, pode fazer uma pesquisa online, enviando um link para todos seus clientes cadastrados.

Lembre-se que primeiro você consegue dados. Em seguida, os transforma em informação e, para finalizar, toma atitudes. Com esse fluxo de pensamento, sua estratégia será muito mais certeira.

Capacitação da Equipe

como aumentar as vendas


Agora que já está quase tudo certo, você precisa ter uma equipe para atender essa demanda de fim de ano. E, nesse caso, falamos tanto de quantidade quanto de qualidade.

Em primeiro lugar, é preciso analisar se não será preciso contratar mais funcionários. Leve em consideração que o movimento é maior, e talvez sejam necessários mais colaboradores para atender a todos.

Em seguida, lembre-se que não adianta ter muitos funcionários se eles não estiverem bem treinados. Para isso, faça um planejamento, junte todos os vendedores, explique o que vai ocorrer e como vai ocorrer. Faça treinamentos que os deixem mais seguros.

Uma equipe bem treinada estará muito mais apta a aumentar as vendas.

Planejamento Financeiro

como aumentar as vendas


Talvez você tenha lido tudo o que foi escrito acima e pensado “ok, mas eu não tenho o dinheiro para fazer isso”. Se esse for seu caso, não se preocupe, você não é o único nessa situação.

Na verdade, é bastante comum que as empresas tenham dificuldades nessa época do ano, especialmente na questão financeira. Pode ser por falta de planejamento, ou até por um aumento repentino dos gastos. Mas, de qualquer forma, esse fator pode atrapalhar suas ideias de como aumentar as vendas.

Para isso, você pode recorrer, entre outras opções, a empréstimos de tipo peer to peer lending. Esse tipo de transação é feito entre pessoas, sem a interferência de um banco, costuma ser menos burocrática e mais efetiva.

Como aumentar as vendas? Agora você já sabe!

Você deve saber que a concorrência está cada vez maior, e em épocas como essa ela tende a crescer ainda mais. Ainda assim, agora você já tem o conhecimento necessário, sabendo então como aumentar suas vendas na Black Friday.

É claro que não basta apenas entender os conceitos. Também é preciso colocar a mão na massa.

Como em qualquer outra situação, não há uma forma mágica para aumentar o faturamento. Ainda que as dicas sejam bastante úteis, o trabalho e o esforço ainda representam uma boa parte do processo.

Por isso, tendo em mente sua meta, foque em tudo que aprendeu aqui e ponha em prática sua estratégia!

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog