Como atrair clientes para seu negócio em 6 passos simples

Papo IOUU

leitura de 9 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Como atrair clientes é a pergunta número um feita por qualquer empreendedor. Não importa se você tem uma mercearia, lanchonete, salão de beleza ou restaurante. Não importa também se seu negócio é feito pela internet ou com uma lógica física.

No final das contas, você precisa de clientes para manter seu faturamento.

Com isso em mente, é preciso entender que há diversas formas de atrais clientes. Algumas são gratuitas, outras são pagas. Algumas são simples, outras mais complexas. E algumas são rápidas e outras mais demoradas.

Independente da forma que escolher, há alguns pontos pacíficos nessa discussão. São as ações básicas de como atrair clientes, que são utilizas por empresas dos mais diversos tamanhos e setores. Sendo assim, é bom segui-las à risca.

Como atrair clientes em 6 passos

Obviamente, não existe fórmula mágica no mundo dos negócios. Afinal de contas, se houvesse, todas as empresas estariam nadando em dinheiro. Ainda assim, há dicas que podem ajudar, e muito, sua companhia.

  1. Conheça seu público
  2. Converse com seu cliente
  3. Aumente sua presença online
  4. Invista na internet
  5. Foque no atendimento
  6. Não se esqueça do pós-venda

 1.   Conheça seu público

como atrair clientes para lanchonete


O primeiro passo de como atrair clientes para seu negócio é o mais óbvio de todos. Isso porque, sem conhecer o seu público, será muito mais complicado encontrar formas de se conectar a eles. Sem essa conexão, dificilmente você converterá essas vendas.

Para isso, é bom entender também de seu produto. Quem se interessa por ele? Quem tem dinheiro para compra-lo? A qual necessidade ele atinge? Quando obtiver essas respostas, você terá o que se chama de persona. Uma representação de seu público.

Em posse desses dados, aí sim você poderá traçar estratégias, realizar ações e fazer investimentos. Ou melhor, a partir dessas informações você poderá fazer tudo isso de forma correta, certeira.

Sem conhecer seu público, você estará somente fazendo apostas, atirando no alvo com os velhos vendados.

2.   Converse com seu cliente

como atrair clientes para mercearia


Depois de descobrir, enfim, quem é seu público, se faz necessário criar uma conexão com ele. De nada adianta saber como atrair clientes se você não sabe o que eles querem, do que gostam, onde estão.

E você sabe a melhor forma para descobrir tudo isso? Converse com eles!

Esse contato pode ser feito de diversas maneiras, mas cabe a você determinar a mais indicada para sua situação. Ainda assim, a que apresenta melhores respostas continua sendo a cara a cara.

Para isso, chame seu cliente para conversas, pergunte a ele o que quiser saber. Normalmente, os consumidores tendem a ver esse ato com bons olhos, já que a marca parece se importar com eles. Ouça atentamente, dê a ele a chance de expressar seus sentimentos.

Se não for possível, você pode utilizar de ferramentas digitais para fazê-lo. Há diversas plataformas que formulam pesquisas próprias para isso, e ainda são gratuitas. Além disso, você pode utilizar sua criatividade. Telefone, e-mail, SMS. As possibilidades são infinitas.

3.   Aumente sua presença online

como atrair clientes no instagram


Não é novidade nenhuma que as pessoas passam cada vez mais tempo de seus dias conectados. Sendo assim, não há como a pergunta “como atrais clientes” não ter em sua resposta a palavra “internet”.

Com isso em mente, você deve entender a importância de ter sua empresa em todas as redes sociais indicadas. Obviamente, nem todas funcionarão para seu público, mas alguma com certeza irá.

Para isso, descubra quais são as que seus consumidores utilizam, e mantenha um perfil atualizado nela. Além de se comunicar com seus atuais clientes, você ainda terá a possibilidade de se apresentar a novos.

Por isso, a presença online é de extrema importância nos dias de hoje.

Ainda assim, é preciso lembrar que não adianta apenas estar lá. É preciso postar, interagir, ter uma estratégia. De nada te serve estar em um lugar, mas ficar sozinho em um canto, não é?

4.    Invista na Web

como atrair clientes pela internet

Embora muitos ainda tenham a ilusão que a comunicação pela internet é gratuita, a realidade não é bem essa. Como se tornaram grandes empresas, as redes sociais também buscam faturamento, e isso te atinge diretamente.

Isso porque elas acabam dando mais prioridade aos conteúdos pagos. Assim, muitos dos posts que você faz sequer aparecem para seu público. Mesmo que eles já te sigam em cada uma das redes.

Sabendo disso, é importante entender que, infelizmente, não é possível estar na internet sem investir nela. Logo, é preciso que você separe um pouco de seu budget para que sua presença online seja, de fato, efetiva.

É óbvio que os valores podem variar bastante, e não é necessário começar já investindo milhões. Mas saiba, entretanto, que esse valor deve crescer se você quiser um real resultado nas redes.

5.   Foque no atendimento

como atrair clientes para restaurante


Você já deve saber que de nada adianta conseguir novos clientes se estes não ficarem felizes. Assim, é importante fazer um bom atendimento para, no futuro, este consumidor volte a fazer negócios com sua empresa.

Para melhorar o índice de satisfação de seu atendimento, uma boa estratégia é treinar sua equipe. Ela deve estar preparada para conversar com o consumidor e tirar suas dúvidas.

Afinal, de nada adianta saber como atrair clientes se você não consegue mantê-los.

Pense também que, além disso, o atendimento é um ótimo auxílio para a propaganda boca a boca. Pessoas felizes indicam as marcas que melhor lhe atenderão e, por isso, um bom atendimento pode sim gerar novos clientes.

6.   Não se esqueça do pós-venda

como atrair clientes para loja de cosmeticos


Você pode até se preocupar em como atrair clientes, mas, ainda mais importante do que isso, está o como manter esses consumidores ao seu lado. Para isso, você deve entender o conceito de pós-venda.

Este é, como o próprio nome diz, o processo depois da venda em si. É aqui que você manterá contato com seu consumidor, entenderá sua experiência com o produto e indicará novas compras.

Além de influenciar diretamente na relação entre ele e a marca, essa etapa ainda rende muitos frutos. Um deles, por exemplo, está na recompra, ou seja, na volta do cliente ao seu estabelecimento.

Para este fim, você pode utilizar de diversas ferramentas, como telefone, redes sociais e e-mails. Tome cuidado, entretanto, para não cansar seu consumidor. Se utilizada em excesso, essa estratégia pode minar seu faturamento com o comprador.

Como atrair clientes… E mantê-los

Como visto acima, há diversas formas de como atrair clientes para seu negócio. Assim, é possível se utilizar algumas ou, preferencialmente, todas elas. Pois dessa maneira, suas chances de sucesso crescem consideravelmente.

Lembre-se, portanto, de cada uma das dicas acima, e cuide bem do seu relacionamento com os clientes. Além de te ajudar a atrair novos consumidores, elas também lhe auxiliarão a aumentar o faturamento de sua loja.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Pessoa Politicamente Exposta: O que é e o que muda...

Um termo que tem ganhado cada vez mais relevância ...

leitura de 7 min

Peer to Peer Lending no Brasil: O que é e como sol...

O mercado de Peer to Peer Lending no Brasil está c...

leitura de 5 min

Como calcular o décimo terceiro: Aprenda passo a p...

Muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre como...

leitura de 9 min