Como apoiar e incentivar produtores locais?

Papo IOUU

leitura de 3 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Você já parou para pensar o quanto os produtores locais são importantes para o desenvolvimento de nosso país? Apesar de quase sempre nos reportarmos às grandes empresas, os pequenos negócios exercem um papel fundamental na economia.

Se você é um consumidor engajado, sabe que apoiar o pequeno produtor é uma prática que deve ser mais incentivada. Afinal, podemos e devemos contribuir para a emancipação e fortalecimento de comércios locais — mais envolvidos com a comunidade a qual estão inseridos.

Portanto, o post de hoje tem como proposta apresentar-lhe algumas opções para apoiar e incentivar produtores locais e, assim, contribuir com o desenvolvimento dessas empresas. Quer saber como? Acompanhe nossas dicas!

1. Valorize as lojas de bairro

Uma ação bastante simples, mas que gera resultados positivos é passar a dar preferência às lojas de bairro. Assim, sempre que você precisar adquirir algum produto, procure pesquisar ao seu redor e analisar as opções que os negócios locais lhe oferecem.

Por isso, ao comprar roupas, pães, frutas e até compras de supermercado, veja se em seu bairro há algum comércio que possa atendê-lo. Fazendo isso, você não apenas consome, como ajuda esses pequenos empreendedores a manterem-se em funcionamento.

2. Dê preferência a produtos da época

Com um país com tamanha extensão territorial e clima tão diversificado, temos a vantagem de possuir uma vasta culinária. E, até mesmo nesse aspecto, é possível agir de forma a favorecer produtores locais.

Procure dar preferência a produtos da estação e de sua região. Esses itens possuem características únicas e não passam por todo o processo químico que aqueles vendidos em grande escala.

3. Conheça os produtores locais

Você conhece os produtores e empresas que estão instaladas em seu bairro? Na maioria das vezes, é muito difícil conhecer e conversar com grandes empresários. Você conhece a empresa, o produto, mas não sabe quem está por trás disso tudo — que pode até ser um grupo comercial poderoso.

Com produtores locais, você tem essa oportunidade. Então, aproveite para conhecê-los e ouvir de perto suas impressões e expectativas para o futuro. Além disso, ao saber das opções ao seu redor, você estará mais apto a escolher de quem comprar.

4. Faça um investimento em empréstimo coletivo

Está pensando em começar a investir, mas quer fugir das altas taxas e burocracia dos bancos? Existe uma modalidade alternativa de investimento que se adéqua exatamente aos seus objetivos: o empréstimo coletivo.

Ora, quando você investe em empréstimos coletivos, você ajuda produtores locais, dando-lhes condições para crescer e se desenvolver. É uma forma de atuar diretamente, fornecendo o capital que eles precisam para financiar suas atividades e ainda conquistar uma rentabilidade superior àquelas praticadas por bancos.

Incentive os produtores locais

E então, como você percebeu, valorizar produtores locais é muito importante para o fortalecimento de uma cadeia de produção mais artesanal e que transforma toda a localidade em que está inserida. Portanto, aproveite as dicas aqui apresentadas para começar a apoiar de forma efetiva os pequenos empresários.

Gostou do post de hoje? Tem alguma dúvida ou que saber como começar a investir em pequenos produtores? Deixe seu comentário logo abaixo!

Seja um dos novos investidores da IOUU

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Economia Compartilhada: o que é e como utilizar es...

Muito provavelmente você já ouviu o termo economia...

leitura de 9 min

Newsletters de economia: 7 opções para entender o ...

Uma boa forma de estar atento a tudo que acontece ...

leitura de 13 min

5 Podcasts sobre Economia que você precisa conhece...

Ouvir a podcasts sobre economia está ficando cada ...

leitura de 9 min