Capitalização do negócio: é uma boa opção?

Papo IOUU

leitura de 4 min

Os 5 maiores investidores do Brasil

Os 5 maiores investidores do Brasil Tem muito investidor com alta capacidade entrando no mercado nes...

leitura de 9 min

Com o atual cenário econômico, torna-se muito difícil expandir uma empresa, pois, com a diminuição das vendas, os empreendedores ficam limitados e não conseguem ampliar o seu negócio pelo medo da falta de dinheiro. Entretanto, hoje em dia, existem várias maneiras de investimento e uma delas é a capitalização do negócio.

No entanto, ainda existem dúvidas sobre esse assunto e é isso que vamos explicar para você. Neste artigo, vamos mostrar se a capitalização do negócio é uma boa opção e se existem outros meios melhores de realizar os seus investimentos. Acompanhe!

Saiba como funciona a capitalização do negócio

O título de capitalização é um programa que vai ajudar você a poupar dinheiro, em que será estabelecido um valor que será descontado mensalmente da sua conta por um determinado período — geralmente, durante 5 anos.

Desse modo, após cumprido o prazo de resgate do título, você pode receber 100% dos valores depositados de volta e também estará concorrendo a prêmios. No entanto, o rendimento de um título de capitalização é muito pequeno — menor do que o de uma poupança. Ele sequer cobre a inflação do período em que está sendo aplicado.

Isso mostra que esse tipo de investimento é mais vantajoso para a instituição financeira do que para o cliente. Até porque, se você retirar o seu dinheiro antes do prazo de resgate, será cobrada uma multa.

Assim, nem o total dos valores já depositados você vai conseguir retirar. Você só conseguirá “sair no lucro” se tiver a sorte de ser contemplado em um sorteio, o que é muito difícil.

Conheça outros tipos de investimentos

Apesar de a capitalização não ser um dos melhores tipos de investimentos, ainda existem outras opções que podem te ajudar a ganhar mais dinheiro para fazer com que a sua empresa venha a crescer.

1. Poupança

A poupança é o investimento mais simples e popular do mercado, que possui um baixo risco com um rendimento um pouco maior que a inflação. No entanto, quanto menor o risco, menor são os retornos e isso vale para qualquer aplicação.

Para abrir uma poupança, basta se dirigir a qualquer agência bancária, tendo em mãos CPF, RG e comprovante de residência.

2. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa em que investidores compram títulos do Governo Federal, por meio de uma transação simples realizada pela internet.

Os prazos de vencimento dos títulos variam entre:

  • Curto prazo: 2 anos;
  • Médio prazo: até 10 anos;
  • Longo prazo: com vencimento até 2050.

Alguns títulos pagam os juros a cada semestre, enquanto outros pagam somente no vencimento da aplicação.

3. CDB

Os Certificados de Depósito Bancário (CDB) funcionam como um empréstimo ao banco feito por você. Existem duas modalidades:

  • CDB pré-fixado: quando você sabe o quanto vai render no vencimento do título;
  • CDB pós-fixado: o rendimento vai depender de quanto a inflação e  a taxa de juros vão variar entre a data do investimento e do resgate.

No entanto, é importante dizer que i valor mínimo para aplicação muda de uma instituição para outra. Para aplicar o seu dinheiro em um CDB, é necessário ter uma conta corrente em um banco.

Cuidado ao optar pela capitalização do negócio

Ao analisar outros tipos de investimento, a capitalização do negócio não parece ser a melhor opção, certo? O investimento é algo que deve ser feito com muito cuidado e atenção, para que assim você consiga aumentar a sua renda e, com esse dinheiro, expandir a sua empresa, alcançando linhas de créditos mais acessíveis e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter, no LinkedIn e no Instagram e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Conheça os benefícios de empréstimo online: simule agora

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

Conheça as 4 Profissões em alta no mercado finance...

leitura de 8 min

Melhores investimentos a curto prazo

Melhores investimentos a curto prazo Você é uma pe...

leitura de 7 min

Home office: 5 dicas para aproveitar as vantagens ...

Se perguntar sobre o que é home office está cada v...

leitura de 9 min