Descubra como aprender sobre investimentos e rentabilizar na pandemia

Papo IOUU

7 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Aprender sobre investimentos é sempre interessante, especialmente em momentos de crise. Nesse período, é natural ter pessoas que precisem começar do zero, com pouco dinheiro e buscando cursos ou livros.

Ainda assim, é preciso ter um pequeno conhecimento para se arriscar nesse novo mercado. Uma boa base de finanças pessoais é interessante, principalmente para poder escolher entre os mais diversos investimentos. Em momentos como esse, por exemplo, investir na bolsa pode não ser melhor alternativa.

Assim, se faz importante entender sobre o assunto antes de se lançar nessa nova empreitada. Para isso, há diversas formas de buscar conhecimento, mas algumas são mais indicadas que outras. Descubra aqui as principais maneiras de aprender sobre investimentos!

Porque você deve aprender sobre investimentos

No mundo atual, diversos são os conhecimentos necessários para se viver com certa estabilidade. Aprender sobre investimentos, porém, está no topo da lista, especialmente em épocas de crise. Assim, este é um tipo de informação em busca no mercado, principalmente por aqueles que pensam no futuro e na independência financeira.

A educação financeira no Brasil

investimentos no brasil


Quando o assunto é finanças, o Brasil aparece sempre como um dos países com menor nível de conhecimento. Esta já é uma realidade há muito tempo, como uma característica sócio cultural do país como um todo.

Para se ter uma ideia, estudos do Banco Mundial revelam que somente 3,64% da população brasileira economiza para a aposentadoria. O índice é bastante baixo, especialmente se comparado a países vizinhos ou emergentes, como Rússia e México.

aprender sobre investimentos

Fonte: Banco Mundial

Para piorar a situação, durante o estudo foi averiguado que apenas 28% dos brasileiros diz ter poupado alguma quantia nos últimos 12 meses. O resultado representa o 14º pior em todo o mundo, mais baixo que de muitas nações com pior poderio financeiro.

Segundo o SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Cliente —, 61 milhões de pessoas começaram o ano de 2020 endividadas. Com toda essa falta de conhecimento, aprender sobre investimentos se torna, cada vez mais, questão de sobrevivência para o brasileiro.

A importância de investir seu capital

aprender sobre investimentos


Após analisar dados como os mostrados acima, fica clara a importância de investir direito no Brasil. Mais do que isso, entretanto, está a relevância de fazer o brasileiro aprender sobre investimentos e seus benefícios. Aqui, podem ser destacados três fatores principais.

Em primeiro lugar, o aumento dos investimentos auxiliará diretamente o cidadão. Com dinheiro aplicado, ele poderá ter mais tranquilidade para viver sem preocupações. Além disso, esse capital poderá cobrir em momentos de crise como o vivido agora.

Na sequência, está o mercado brasileiro como um todo, que se beneficiará com a população protegida financeiramente. Isso ocorre porque haverá mais dinheiro circulando, aumentando também a atividade econômica do país.

Por fim, os índices de inadimplência cairiam consideravelmente, implicando na queda da taxa básica de juros (SELIC). Dessa forma, o sistema financeiro ficará mais forte, assim como as empresas que terão mais adesão na compra de ações na bolsa.

  • O mundo mudou, as finanças também
mudanças globais


Falando, enfim, sobre o assunto do momento, chega-se à pandemia que vivemos e seus efeitos no mercado financeiro. Muito mais do que a crise financeira e a provável recessão, porém, os impactos de todos esses acontecimentos chegaram também aos investimentos.

Exemplo disso é a queda da taxa SELIC, que impactou diretamente aplicações como Tesouro Direto e CDB. Com a taxa básica de juros tão baixa, pouco compensa investir seu dinheiro em produtos como esses.

Ao mesmo tempo, as ações de grandes empresas se tornaram arriscadas demais, especialmente para o cidadão comum. Com tantas dúvidas e falta de conhecimento sobre o futuro, fica cada vez mais difícil encontrar quem, de fato, ganhará algo com tudo isso.

O resultado da pandemia acaba sendo fatal para quem pretende investir e não possui conhecimento. Com os produtos mais comuns tão fracos, novas aplicações surgem como opções mais interessantes e menos burocráticas ao sistema convencional.

Como aprender sobre investimentos

aprender sobre investimentos


Após perceber a necessidade de ter dinheiro aplicado, o caminho natural é que muitos brasileiros busquem aprender sobre investimentos agora. Nessa busca por conhecimento, algumas são as alternativas para se preparar para o futuro.

· Internet

A internet é sempre uma aliada quando o assunto é informação. Assim, a busca por vídeos e artigos sobre o assunto é bastante indicada. Aqui mesmo, no blog da IOUU, há diversos posts que tratam sobre o assunto. Vale a pena conferir os que mais se encaixam em sua situação atual.

· Livros

Saindo do ambiente online, há muita informação também nas livrarias. Já que a quarentena evita que saia de casa, o ideal é buscar por sites que vendam livros especializados sobre o tema. Procure por autores que tenham vivência na área e saibam explicar, de forma simplificada, todos os conceitos do mercado financeiro.

· Cursos

Para aprender sobre investimentos mais afundo, o mais indicado é fazer um curso sobre o assunto. Há diversas opções de cursos, mas o mais indicado é buscar por quem realmente entende do tema e pode, de fato, te ajudar nesse momento.

Aprender sobre investimentos é necessário

Com tudo que foi visto acima, fica clara a importância de se aprender sobre investimentos. Não somente para o momento atual, mas todo o seu futuro será beneficiado por essa busca de conhecimento agora.

Mais importante do que apenas aprender, porém, é aprender da maneira correta. Para isso, busque por fontes confiáveis e experientes no mercado financeiro. Com tantas mudanças repentinas, o grau de atualidade também deve ser verificado.

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog