Afinal, o que é peer-to-peer lending?

Papo IOUU

leitura de 3 min

Os 5 maiores investidores do Brasil

Os 5 maiores investidores do Brasil Tem muito investidor com alta capacidade entrando no mercado nes...

leitura de 9 min

Você já ouviu falar em peer-to-peer lending? Quer saber como essa inovação pode lhe trazer bons resultados? Acompanhe este post!

Os brasileiros estão cada vez mais conectados e atualizados sobre a tecnologia e suas inovações, o que é uma ótima notícia. Pois, com isso, muitas possibilidades surgem, e o P2P é uma delas.

Essa modalidade de investimento pode trazer diversos benefícios e facilidades que dificilmente você encontrará em aplicações “tradicionais”.

Para isso, preparamos, neste post, tudo o que você precisa saber sobre o peer-to-peer lending. Confira:

O que é peer-to-peer lending?

Em sua tradução, peer-to-peer significa “de ponta a ponta” e lending, do inglês, refere-se a empréstimo. Usualmente, para sua sigla, utiliza-se P2P.

Com isso, P2P é uma modalidade de empréstimo entre pessoas em que não ocorre a intermediação de nenhum banco. Ou seja, seu funcionamento resume-se à pessoas que dispões de um montante para aplicações que encontram empresas que precisam de dinheiro.

Pode ser definido também como um processo coletivo, já que há a possibilidade de diversas pessoas aplicarem quantias em um mesmo fim. A quantia de cada uma é somada para formar o valor do crédito solicitado.

Quais são as suas vantagens?

A inovação do peer-to-peer lending, ao dispensar o serviço de bancos, permite que os processos de empréstimo se tornem consideravelmente menos burocráticos. Isso se dá, principalmente, porque o seu procedimento é feito online e com uma análise de crédito mais simples.

Com isso, a sua rapidez e eficácia também é resultado do processamento online, podendo ser realizado em qualquer lugar e momento. Dessa maneira, o crédito é liberado mais rápido.

Precisa de mais vantagens? As taxas de juros são consideravelmente menores! Por ficar fora de bancos, os juros e encargos acometidos por essas instituições não serão repassados para você.

Para o investidor, esse benefício é claro, pois pagarão menos do que em um empréstimo convencional, e para o financiador é o recebimento de bons rendimentos.

Como funciona para empreendedores?

Para empreender e começar um negócio, você precisará de capital de giro, investimentos iniciais, comprar ativos e capital necessário para expandir o seu negócio. Se você não possui crédito suficiente, o peer-to-peer lending irá te ajudar a não ficar enforcado pelos juros.

Com o empréstimo P2P, você como empreendedor terá maior possibilidade e rapidez na aprovação do financiamento. Microempreendedores do tipo MEI também podem ser beneficiados.

Quem pode participar do P2P?

Qualquer pessoa que precise ou tenha para oferecer recursos e créditos. Tanto empreendedores como pessoas que necessitem de investimento para negócios ou para quitar dívidas. Também pessoas que almejam obter lucro com juros e encargos ao emprestar o seu capital podem procurar esse tipo de plataforma.

Vale ressaltar que é preciso atentar-se ao sistemas, pois cada um estabelece diferentes critérios para aprovação e disponibilização de créditos.

A tecnologia tem se tornado, cada vez mais, uma aliada das finanças, e o peer-to-peer lending é um exemplo claro disso. Com isso, devemos sempre nos manter atualizados e ficar de olho nas novidades.

Que tal ajudar seus amigos a se atualizarem sobre o assunto? Compartilhe esse post nas suas redes sociais.

Quer saber mais sobre o peer-to-peer e sua história? Então, confira o e-book que preparamos sobre o assunto.

Faça o download agora mesmo:

Clique para acessar a página e baixar o e-book da história do peer-to-peer lending

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Economia Compartilhada: o que é e como utilizar es...

Muito provavelmente você já ouviu o termo economia...

leitura de 9 min

Newsletters de economia: 7 opções para entender o ...

Uma boa forma de estar atento a tudo que acontece ...

leitura de 13 min

5 Podcasts sobre Economia que você precisa conhece...

Ouvir a podcasts sobre economia está ficando cada ...

leitura de 9 min