4 dicas financeiras para casais se organizarem

Papo IOUU

leitura de 4 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

É muito bom poder conquistar nossos objetivos ao lado de quem a gente ama, não é? Para que isso aconteça, é de suma importância que as finanças do casal sejam organizadas de forma impecável.

Isso porque para realizar sonhos como a compra da casa própria, aquisição de um carro novo e realizar viagens internacionais exige uma boa quantia em dinheiro.

O controle financeiro é essencial para quem quer ter uma relação saudável com o dinheiro. Essa prática evita endividamentos e permite que você possa ter mais liberdade financeira para realizar novos investimentos e fazer o seu dinheiro render mais.

Neste artigo vamos mostrar a você 4 dicas financeiras para casais se organizarem. Quer saber mais? Continue lendo e confira!

1. Converse com o seu cônjuge sobre as contas

Uma boa conversa é a base de qualquer relacionamento, por isso é imprescindível que você e seu cônjuge conversem sobre as contas que vocês têm juntos.

Analisem o que cada um precisa comprar e se isso é realmente indispensável; desde as compras no supermercado até a aquisição de móveis, eletrônicos, roupas, etc.

Muitos casais têm dificuldade em conversar sobre dinheiro por medo de entrar em discussões, mas é importante você entender que isso é necessário para ter um bom controle das finanças, sem prejudicar a saúde financeira da família.

2. Façam uma divisão

Hoje em dia, dentro de uma relação, é mais provável que cada um tenha uma renda, ao contrário do que era antigamente, quando o homem era o provedor. Por isso, é importante que haja uma divisão das despesas, para que ninguém se sinta sobrecarregado financeiramente.

Um pode ficar responsável pelas despesas fixas da casa, como as dívidas com o cartão de crédito, luz, água e internet, por exemplo. O outro pode ser responsável pelo pagamento das despesas variáveis, como prestações de móveis, eletrodomésticos, empréstimos, entre outros.

No final, o montante que sobrou de cada um pode ser direcionado para investimentos que podem aumentar a renda do casal.

3. Mudem seus hábitos financeiros

Muitas pessoas têm o hábito de gastar tudo o que receberam, e não se preocupam com o futuro financeiro da família.

É importante você ter em mente que imprevistos podem acontecer, como perder o emprego ou ser acometido por uma doença inesperada que obrigue vocês a gastar um dinheiro que não estava planejado ser gasto. Para que isso não prejudique as suas finanças, é imprescindível que o casal mude os seus hábitos financeiros.

Criem o hábito de realizar investimentos. A poupança já deixou de ser uma boa opção há muito tempo devido aos seus baixos rendimentos, por isso é essencial que você procure outras alternativas mais rentáveis, como o peer-to-peer, por exemplo, que é um investimento que oferece boa rentabilidade e um retorno mais rápido.

4. Mantenha as contas organizadas

Mantenha sempre as contas organizadas e evitem gastos desnecessários que podem comprometer o orçamento do casal.

Utilizem a tecnologia para poder manter as despesas em dia, pois existem vários aplicativos gratuitos disponíveis no mercado que podem auxiliar você a manter suas finanças em ordem.

Além disso, por meio da organização fica mais fácil identificar quais gastos podem ser diminuídos e até eliminados. 

Siga nossas dicas financeiras para casais e coloque as finanças em ordem

Cuidar das finanças exige disciplina e boa vontade. Acabe com toda e qualquer extravagância das suas despesas e comece a pensar diferente; analise onde você pode investir o seu dinheiro para que ele possa render mais e, consequentemente, para que vocês possam ter a liberdade financeira para realizar qualquer sonho.

Gostou das nossas dicas financeiras para casais? Então curta a nossa fanpage no Facebook, siga-nos no Twitter, LinkedIn e Instagram, e fique por dentro de todas as nossas novidades!

Seja um dos novos investidores da IOUU

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Economia Compartilhada: o que é e como utilizar es...

Muito provavelmente você já ouviu o termo economia...

leitura de 9 min

Newsletters de economia: 7 opções para entender o ...

Uma boa forma de estar atento a tudo que acontece ...

leitura de 13 min

5 Podcasts sobre Economia que você precisa conhece...

Ouvir a podcasts sobre economia está ficando cada ...

leitura de 9 min