4 dicas de finanças para sair do vermelho

Papo IOUU

leitura de 3 min

Onde investir

Onde investir Em pleno momento tecnológico e cheio de oportunidades que vivemos no meio digital, qua...

leitura de 9 min

Fazer um controle financeiro eficiente, é essencial para não acumular dívidas e poder realizar novos investimentos, os quais vão aumentar o seu faturamento, proporcionando a você mais estabilidade e segurança financeira. Mas, para fazer isso com eficácia é fundamental que você procure sempre se informar com dicas de finanças.

Por meio delas, você consegue sanar suas dúvidas e também realizar suas atividades com autoconfiança.

E por falar nisso, separamos 4 dicas para você organizar melhor as suas finanças e aplicá-las em investimentos que podem te proporcionar um ótimo retorno. Vamos lá?

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para organizar as suas finanças é fazer um planejamento financeiro. Sendo assim, você vai conseguir identificar, com clareza, todas as suas receitas e despesas.

Separe as despesas fixas das variáveis. As fixas são tudo aquilo que você tem que pagar enquanto usufruir dos serviços, como água, luz, internet, telefone, TV a cabo etc.

Já as variáveis, são todos os gastos que já têm uma previsão para acabar, como as parcelas de um financiamento, prestações em lojas, entre outros.

Com isso, você vai conseguir analisar para onde o seu dinheiro está indo e também fazer uma estimativa para o futuro.

2. Reduza seus gastos diários

Por meio do planejamento, você vai conseguir identificar quais são os gastos desnecessários do seu dia a dia.

Seja a compra do lanche de toda a tarde, as unhas de toda a semana, a aquisição de novas peças de roupas a cada mês etc.

Enfim, analise todas as suas despesas, a fim de verificar se tudo o que você tem comprado é realmente necessário. Esse dinheiro poupado, você pode direcionar para um investimento que vai trazer um bom rendimento.

3. Atente-se na hora de realizar os investimentos

O mercado financeiro oferece várias opções de investimentos, por isso é importante que você esteja atenta a cada uma delas.

Isso porque existem investimentos de curto, médio e longo prazo, ou seja, se você quer retirar o seu dinheiro em pouco tempo, você não pode escolher um que seja de longo prazo, porque nesse tipo de aplicação, você só poderá realizar o resgate daqui uns 10, 15 anos ou mais.

Caso você realize um investimento desse, e queira fazer o resgate antes do vencimento, você terá que arcar com o pagamento de taxas (altíssimas), as quais podem comprometer — e muito — a sua rentabilidade.

Portanto, analise bem quais são os seus objetivos e fique atenta nos prazos para a realização do resgate, e também quais são os riscos de cada aplicação.

4. Crie uma reserva de emergência

A reserva de emergência é negligenciada pela maioria das pessoas, mas isso é algo que você não pode fazer.

Se acontecer de você perder o emprego, por exemplo, essa reserva vai ajudá-la a se recuperar tranquilamente, sem causar qualquer tipo de impacto no seu padrão de vida.

Verifique qual é o valor mensal dos seus gastos e multiplique por, no mínimo três meses. O resultado da equação será o valor que você deverá ter guardado como uma reserva de emergência, que como o nome já diz, só deverá ser usada em situações emergenciais.

Coloque em prática nossas dicas de finanças!

Organizar a vida financeira é uma tarefa que depende, exclusivamente, de você. Por isso, é muito importante que você tenha foco e disciplina para realizar as suas atividades diárias, e se conscientizar de que os gastos supérfluos devem ser eliminados. Mude seus hábitos. Somente assim você vai conseguir conquistar a tão sonhada, estabilidade financeira.

Gostou das nossas dicas de finanças? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe, diariamente, as nossas novidades!

Seja um dos novos investidores da IOUU

Assine a newsletter da IOUU e mantenha-se atualizado com as notícias do mercado!

imagem-01-blog

Quem viu esse post também curtiu:

Economia Compartilhada: o que é e como utilizar es...

Muito provavelmente você já ouviu o termo economia...

leitura de 9 min

Newsletters de economia: 7 opções para entender o ...

Uma boa forma de estar atento a tudo que acontece ...

leitura de 13 min

5 Podcasts sobre Economia que você precisa conhece...

Ouvir a podcasts sobre economia está ficando cada ...

leitura de 9 min