3 motivos para fazer um investimento com impacto social

Papo IOUU

4 MIN READ

Como saber se um boleto é falso?

Boleto falso: como identificar? Há várias formas de cair no golpe de pagar um boleto falso. Vamos te...

leitura de 4 min.

Investimento com impacto social é uma modalidade de aplicação que, além de gerar retorno financeiro para o investidor, traz algum tipo de benefício social mensurável.

Suponhamos, por exemplo, que você invista em uma empresa de reutilização de óleo. Ao aplicar seu dinheiro nela, você não só garante o retorno do capital, como também consegue mensurar a quantidade de óleo que foi recolhido corretamente, evitando os impactos ambientais de despejá-lo na natureza.

O conceito é bem interessante, mas será que essa ideia funciona mesmo? É isso que vamos explicar no texto de hoje. Acompanhe!

Desafios e tendências do investimento com impacto social

Para entender se o investimento com impacto social é viável, que tal conhecermos alguns desafios dessa modalidade de aplicações e quais são os cenários projetados para o ano de 2018?

Investimento colaborativo

É comum que a preocupação com o impacto social de um negócio ocorra, majoritariamente, em empresas com foco em inovação (como a de reciclagem de óleo que citamos acima). Isso significa que são negócios menores que precisam de impulso para crescer, o que torna as aplicações muito arriscadas.

Para contornar tal situação, é esperado que o investimento colaborativo, no modelo que a IOUU. faz, tome conta do mercado. Assim, o investidor aplica menos dinheiro, o risco é menor e o retorno é igualmente vantajoso, já que é possível injetar dinheiro em mais de uma empresa.

Novos mecanismos financeiros

Os investimentos com impacto social não conseguem ser mantidos no modelo atual dos mecanismos financeiros disponíveis. Assim, uma das apostas do mercado é que haja uma mudança nessa área.

O crowdfunding é uma dessas transformações. Por meio dele, empreendedores podem recolher investimentos de multidões, evitando a burocracia e as taxas dos bancos.

Outra estratégia interessante, proposta pelo Laboratório de Inovação em Finanças Sociais da Força Tarefa de Finanças Sociais (FTFS), é a seguinte: o empreendedor pede um empréstimo no banco e o investidor coloca algum recurso como garantia para a instituição, não envolvendo capital, mas, sim, ativos disponíveis.

Quais são as vantagens do investimento com impacto social?

Entendidas as tendências e os problemas do investimento com impacto social nos dias de hoje, que tal vermos três motivos que fazem a aplicação ser recompensadora? Confira!

1. Melhor mensuração de resultados

Empresas envolvidas com impacto social são muito rígidas em relação à coleta de dados. Uma vez que sua missão envolve isso, elas não medem esforços para mensurar a produtividade e divulgar os avanços que têm alcançado.

2. Tomada de decisão estratégica

Com várias informações a seu alcance, é mais fácil para você, investidor, escolher a empresa na qual o seu dinheiro será melhor aproveitado. Com base nos dados liberados por essas companhias, é possível entender o quão produtivas elas são e se são capazes de escalonar o modelo de negócio.

3. Conscientização

Ao aplicar em investimentos com impacto social você se torna mais consciente sobre os problemas comunitários e o impacto positivo gerado pela empresa. Essa conscientização pode ser levada para mais pessoas, fomentando a criação de um mundo mais salutar para todos.

Viu só? É possível investir e ajudar a sociedade ao mesmo tempo. Além disso, graças à natureza dessas aplicações, você pode acompanhar o que é feito nas empresas e entender, de verdade, como seu investimento está melhorando o mundo.

Se você ficou interessado no investimento colaborativo ou quer entender um pouco mais sobre o investimento com impacto social, entre em contato com a gente. Estamos esperando para ajudar!

Conheça a IOUU e invista seu dinheiro de modo rápido, transparente, com altas taxas de retorno e 100% online

Empréstimos com juros baixos. Investimentos com alto retorno. Isso é o peer-to-peer.


imagem-01-blog